guia definitivo do email marketing

Guia Definitivo de Email Marketing para 2025

Índice
  1. O que é Email Marketing
  2. Como começar em Email Marketing
  3. Como Criar Campanhas de Email Marketing de Sucesso
  4. Como Criar Automações de Email Marketing
  5. Métricas de Email Marketing
  6. O que não fazer em Email Marketing
  7. Email Marketing e RGPD
  8. Tendências de Email Marketing
  9. Recursos úteis para Email Marketing
  10. Conclusão

E se pudesses comunicar com os teus clientes sempre que quisesses? Diretamente para o telemóvel deles?

Tudo isto sem depender de uma rede social, que mostra os teus conteúdos “quando quer” e sem depender de anúncios online, pelos quais tens de pagar para aparecer.

O Email Marketing é a estratégia de Marketing mais poderosa há anos.

Mas ainda está muito escondida em Portugal.

Ainda é pouco utilizada. E isso significa que há muito dinheiro em cima da mesa.

As crenças de que “ninguém lê email” não podiam estar mais longe da verdade.

O email marketing está bem longe de estar morto, como muitos ainda dizem.

Pensa comigo: toda a gente tem smartphone.

E quem tem um smartphone tem de ter um email. Caso contrário, não pode utilizar aplicações.

O email é das aplicações mais abertas por toda a gente, todos os dias.

Tu e o teu negócio têm de começar a tirar partido desta estratégia.

Este guia definitivo de email marketing vai ajudar-te a implementar esta estratégia e a tirar o máximo partido dela.

Mas vamos começar pelo princípio.

O que é Email Marketing

Email Marketing é a comunicação de marketing por email. 

É uma explicação direta ao ponto, mas não demonstra o potencial da estratégia em si.

Portanto, vou explicar o que é email marketing usando um caso prático.

Imagina que tens o teu negócio aberto 24h por dia, 7 dias por semana (que é perfeitamente possível se tiveres um website ou landing page

Os teus visitantes percebem que a tua empresa tem valor e pode ajudá-los. Portanto, preenchem um formulário no site e aguardam um contacto teu.

O que normalmente acontece:

  • A pessoa que preencheu o formulário fica à espera de um contacto teu. Se enviar o formulário a uma sexta-feira, lá terá de esperar até segunda-feira (com sorte);
  • Quando contactas a pessoa ela já não sabe muito bem porque é que te pediu ajuda (ou se preencheu algum formulário, sequer);
  • Envias um orçamento e acabas sem resposta. Com um sentimento de frustração porque “lá vem mais um pedir ajuda, mas depois não faz nada.”

Com email marketing, isto é o que poderia acontecer:

  • A pessoa que preencheu o formulário fica à espera de um contacto teu;
  • Recebe imediatamente um email que lhe confirma que o pedido foi recebido e que vão entrar em contacto com ela no próximo dia útil, durante a manhã;
  • Se o pedido entrar na sexta-feira ou no sábado, aciona-se um email automático no dia seguinte. Que vai ajudar a que o teu potencial cliente não se esqueça que te fez um pedido;
  • Esse novo email vai falar-lhe sobre a tua empresa e sobre como vocês são líderes no que fazem. E que prometem fazer tudo por tudo para ajudar aquele potencial cliente;
  • No dia seguinte, de manhã, contactas a pessoa para perceber melhor aquilo de que precisa. Conversam durante uns 10 minutos até desligares a chamada;
  • No final, envias um orçamento ao potencial cliente, que te promete responder assim que possível.

A diferença entre o que normalmente acontece e o que poderia acontecer foi o envio de um email automático que ajuda a pessoa a recordar-se do pedido que fez.

Na internet, o tempo anda mais rápido.

10 minutos parecem 30; 30 minutos parecem 1 hora.

E tu tens de ser rápido a dar seguimento ao pedido dos teus clientes. Caso contrário, podes perder para a concorrência.

Implementar uma estratégia de email marketing vai-te permitir:

  • Perder menos oportunidades de negócio;
  • Aumentar as tuas vendas de forma automática ou semi-automática;
  • Fazer com que seja mais fácil vender mais que uma vez à mesma pessoa;
  • Conectar-te com a tua audiência de uma forma que o teu concorrente nunca vai conseguir copiar.

Este é o poder do email marketing.

Um poder que tu vais passar a conseguir usar com este guia definitivo de email marketing.

Porque deves usar Email Marketing

razões para fazer email marketing

Estatísticas relevantes sobre email marketing

✅ 4.48 biliões de utilizadores a nível global. Espera-se que cresça para 4,7 biliões até 2026;
✅ 37% das marcas estão a aumentar o seu orçamento para email marketing;
✅ 77% das equipas de marketing viram aumentos na interação com email marketing desde 2023;
✅ Pessoas com smartphone (especialmente a geração mais nova) preferem receber emails em vez de chamadas;
✅ O retorno sobre o investimento (ROI) é de até 41€ por cada 1€ investido.
(fonte)

O email é um canal direto para a tua audiência e não só.

As estatísticas acima já te conseguem dar uma pequena noção.

Não há nenhum outro canal que tenha tantos utilizadores e um ROI tão grande como o email marketing.

Mas além destes números ainda há outros grandes benefícios no email marketing.

O teu alcance é previsível

Como referido acima, quando fazes uma publicação nas redes sociais, é a rede social que define para quem vais aparecer e quando.

O que faz com que o teu alcance varie muito.

Nuns dias, apareces para mais pessoas; noutros, apareces para menos.

Não tens controlo sobre o teu alcance.

No email acontece o oposto.

És tu quem decide para quantas pessoas vais enviar os teus emails, em que horários e em que dias.

É o teu próprio terreno

Um dos grandes motivos para qualquer negócio começar a usar email marketing é o facto de poderem construir tudo no seu próprio terreno. 

O email é um canal teu e a tua lista de contactos é um ativo da tua empresa e de mais ninguém.

Nas redes sociais, isso não acontece. 

Apesar de ser a tua página, quem realmente controla tudo é a rede social em si.

Por exemplo, nós temos a página da Bizy no Facebook. Mas ela funciona como um aluguer.

Aqueles seguidores podem desaparecer de um dia para o outro e a própria página pode ser banida ou bloqueada.

Não tenho controlo nenhum sobre o que acontece ali.

Portanto, o email marketing vai dar-te mais segurança e mais robustez nas tuas estratégias de marketing.

A estratégia com maior retorno

É mesmo um benefício que vale a pena repetir.

Receber até 42€ por cada 1€ investido é um retorno de 4200%. 

E isto acontece por causa da relação custo/benefício: as ferramentas de email marketing têm um custo baixo face aos retornos que trazem.

Podes começar a tua estratégia de email marketing investindo 0€. Ou seja, tudo o que consigas ganhar vai trazer-te retorno de 100%.

O Papel do Email Marketing no teu Negócio

No seguimento do retorno falado acima, convido-te a espreitar os Case Studies dos nossos clientes.

Já trabalhámos com diferentes setores, desde lojas de moda a infoprodutores, passando por empresas B2B de vendas de acrílicos e outros materiais personalizados.

O email marketing teve um papel essencial em todos.

Alguns exemplos mais rápidos:

Esta loja de produtos personalizados já utilizava email marketing. Mas não o fazia de forma consistente e estrategicamente.

Nos primeiros 90 dias de trabalho, aumentamos a faturação de email de 1086€ para mais de 8180€.

Nesta loja de roupa, implementamos o email marketing desde o absoluto zero com resultados brutais.

Ajudamos a cliente a faturar mais de 4100€ nos primeiros 90 dias. 6 meses depois de iniciarmos, ela já fatura isso por mês.

Cada caso é um caso, mas há imenso potencial por explorar.

O papel do email marketing no teu negócio pode ser diferente dependendo do tipo de negócio que tens.

Gerar conexão e fidelizar clientes

A tua estratégia de email marketing pode ter um papel determinante na conexão com os teus passados, atuais e futuros clientes.

É nesta conexão que deixas de te diferenciar por preço e passas a fidelizar clientes que não te trocam por nada.

Como é um tipo de comunicação mais pessoal e muito mais intencional para ambas as partes, consegues facilmente usar o email para conectar as pessoas à tua marca.

No entanto, é importante referir que isto só vai acontecer se souberes escrever email marketing da forma certa e conseguires agregar valor a quem está do outro lado.

Os teus emails devem ser 80% sobre agregar valor e 20% sobre venda direta.

Promover conteúdos

O email marketing também deve ser um canal estratégico para promover os teus conteúdos de outros canais.

Se tens um canal de YouTube e publicas vídeos de forma recorrente, envia um email a toda a tua lista a convidá-los para assistir.

Se vais fazer uma live no Instagram, agenda o envio de um email para a hora da live para que mais pessoas estejam ao vivo.

Se tens um blog no teu site, partilha os últimos conteúdos com a lista.

Assim estás sempre a conseguir um 2 em 1: aumentas a interação com todos os teus canais de comunicação e ainda agregas valor às pessoas da tua lista.

Nutrição de leads

É possível que os teus potenciais clientes (leads) demorem algum tempo a comprar.

Já tivemos clientes que demoravam mais de 1 mês a fechar vendas. Acontece muito com imobiliárias, lojas de mobiliário, serviços de preços mais altos, etc.

Nestes casos, é importante nutrir as leads que tens para que eles não se esqueçam de ti.

Lembra-te: o tempo passa muito rápido na internet. E tu tens que ser a marca/empresa que aparece mais vezes.

Podes partilhar com essas leads alguns case studies da tua empresa, conteúdos que sabes que vão ajudá-los a decidir, ou mesmo contar histórias de outros clientes que estiveram em situações parecidas às das tuas leads.

“Marisa, mas como é que eu faço isto quando tenho muitos produtos ou serviços?”

É a beleza do email marketing: automatizas.

Podes enviar emails personalizados com base no que a pessoa pediu. Não precisa de ser o mesmo email para todos.

Fazer vendas

Um canal que dá até 4200% de retorno sobre o investimento tinha de ser um canal onde também se fazem vendas.

Podes criar emails com oferta especiais para a tua lista (ou alguns segmentos da lista) e/ou usar o email marketing para gerar antecipação antes de algum lançamento.

Na Black Friday utiliza-se muito o email marketing para gerar antecipação sobre os descontos, por exemplo.

Pós-venda de qualidade

A venda é apenas o primeiro passo. É no pós-venda que consegues realmente deixar os teus clientes a pensar “estes aqui são mesmo bons!”

Podes automatizar o teu serviço pós-venda com base no que já conheces do teu negócio.

Por exemplo, se tens um ecommerce e sabes que as encomendas são entregues em 2 dias úteis (no máximo) podes deixar um email agendado para perguntar se chegou tudo bem e a pedir uma review.

Se tens um infoproduto, podes agendar alguns emails para o pós-venda do curso, em que perguntas se a pessoa já acedeu aos conteúdos ou se precisa de ajuda.Mais à frente vamos falar mais sobre automações. Mas fazer isto é como ter um funcionário que trabalha quase de graça!

Depois desta introdução, está na hora de te dar o passo a passo para começar em email marketing.

Este post é para ser mesmo o guia mais completo e prático de que precisas e é para quem ainda vai começar ou para quem já começou, mas não sabe se está a fazer as coisas bem.

Como começar em Email Marketing

Para começar, tens de definir qual vai ser o papel do email marketing na tua estratégia global de marketing.

No final do dia, sabemos que queres usar o email marketing para vender

Mas também vais usar esta estratégia para mais que isso.

Vais partilhar newsletters? Promover conteúdo? Automatizar o teu negócio?

Fazer tudo isto? (é bem possível, sim).

Definir o papel do email marketing é fundamental para que escolhas a melhor plataforma de email marketing.

Há imensas plataformas no mercado e escolher a mais adequada para ti vai poupar-te muitas dores de cabeça.

Escolher a Plataforma de Email Marketing

Podes ler este artigo onde falamos de forma mais aprofundada sobre como deve ser feita a tua escolha.

Mas vamos dar-te a nossa visão mais global na mesma.

De uma maneira muito generalista, podes olhar para as ferramentas de email marketing desta forma:

  • Se tens uma loja online, em 80% dos casos deves usar Klavyio. A exceção é em lojas online que não sejam em Shopify, onde podes conseguir um preço mais amigo no Mailerlite;
  • Se tens um negócio de serviços, usa Mailerlite. A relação qualidade/preço é excelente e o plano gratuito já te permite fazer muita coisa que terias de pagar em qualquer outro software;
  • Se vendes infoprodutos, também recomendamos o Mailerlite. Pelas razões descritas acima.

Nós usamos MailerLite desde o início pelas enormes vantagens que tem, nomeadamente:

  • O facto de ser totalmente gratuito até 1000 contactos;
  • É dos poucos em que podes usar as automações ainda no plano gratuito;
  • Os planos pagos começam em 8€ por mês;
  • Até podes criar o teu site ou landing page aqui, embora não seja recomendável.

Começar a construir uma lista

Depois de escolher a plataforma, precisas de pessoas que estejam nessa plataforma – ou seja, leads (contactos).

Existem pelo menos 4 formas de começar a construir a tua lista de email:

  1. Fazer upload de todos os teus contactos. Isto é, as pessoas com quem já trocaste emails no passado, sejam eles clientes ou não;
  2. Partilhar um link nas tuas redes sociais para que as pessoas se juntem à lista. Pode ser num story ou podes ter o teu link nas biografias das redes sociais. Diz sempre às pessoas por que razão se deviam inscrever;
  3. Adicionar um botão ou formulário no teu site ou páginas. Por exemplo, nós temos alguns destes ao longo dos nossos artigos de blog para que te juntes à nossa lista de emails ou faças download de algum recurso;
  4. Podes fazer publicidade online e trazer pessoas para uma página onde se vão inscrever para começar a reeber os teus emails.

Não há uma forma melhor ou pior. São todas válidas e podes fazer todas ao mesmo tempo.

Cada uma leva o seu tempo e tens de ter paciência por causa disso.

Dividir a tua lista

Depois de começar a captar pessoas para a tua lista de email, é importante começar a dividi-la.

Em email marketing chamamos a isto de Segmentação de Lista.

O objetivo é criar pequenos segmentos (ou grupos) de pessoas com base nos seus comportamentos.

Por exemplo, podes ter um segmento da lista das pessoas que mais abrem os teus emails. Essas pessoas têm um comportamento de alta interação com o teu conteúdo, logo, podem receber conteúdos especiais.

Podes também ter um segmento para todos os teus clientes que só compraram um único produto ou só te contrataram uma vez. Essas pessoas podem receber uma oferta especial caso queiram comprar novamente.

Esta segmentação é o que permite deixar a tua lista saudável e altas taxas de interação.

Estes são alguns dos segmentos que considero obrigatórios em qualquer negócio:

  • Segmentação pela interação: os que interagem mais e o que interagem menos;
  • Segmentação de clientes: os que já compraram alguma coisa/contrataram algum serviço e os que nunca compraram nada;
  • Segmentação por número de compras: pessoas que já compraram 2 vezes, entre 3-5 vezes, etc;
  • Segmentação por valor de compras: pessoas que já gastaram até 50€ no teu negócio, ou que gastaram entre 50€-100€, ou mais de 500€, etc;
  • Segmentação por pessoas que compraram determinado produto/categoria. Também funciona com produtos digitais, como ebooks ou outros infoprodutos, e com serviços (a pessoa que comprou um projeto de arquitetura pode ter comprado outro serviço da mesma empresa).

Criar um Plano de Conteúdos

Uma boa estratégia de email marketing está assente num plano de conteúdos.

Isto é, em emails enviados estrategicamente para que ajudem os teus contactos a cumprir as ações que lhes vais pedir – sejam elas uma compra, inscrição, pedido de orçamento, etc.

5 etapas para criar um bom plano de conteúdos:

  1. Definir objetivos;
  2. Criar uma persona e fazer pesquisa;
  3. Escolher um tema e fazer pesquisa;
  4. Ter ideias para os conteúdos;
  5. Criar um calendário.

Podes ler sobre cada uma dessas etapas neste artigo de blog.

Neste plano de conteúdos deves definir a frequência com que prevês enviar emails: 1 vez por semana, 2 vezes por semana, 2 vezes por mês, etc.

E definir também os dias em que prevês enviar emails, seja a uma segunda-feira, terça-feira, sábado, etc.

A definição dos dias é apenas para que tenhas um guia. Podes sempre enviar emails em dias diferentes.

Dica PRO: não há um dia que funcione melhor para toda a gente. A Campaign Monitor faz estudos extensivos sobre o assunto e definiu que a segunda-feira é um dos melhores dias para enviar emails.

melhor dia para email marketing

Mas os restantes dias não ficam muito atrás.

Portanto, não procures na internet pelo melhor dia ou pela melhor hora.

Tu conheces o teu negócio e a tua audiência melhor que ninguém. Ao definir o plano de conteúdos, aplica o que sabes e conheces.

Como Criar Campanhas de Email Marketing de Sucesso

A partir do momento em que tens pessoas na tua lista de email, podes começar a enviar-lhes mensagens personalizadas e a construir a tua estratégia de sucesso.

Mas há uma coisa que tens de saber: não podes enviar qualquer coisa e esperar que dê certo.

É preciso saber como criar campanhas de email marketing de sucesso para que realmente esta tua estratégia funcione como deve ser e te traga frutos.

E o primeiro passo de todos é perceber uma diferença chave.

Diferença entre campanhas e automações

O envio de email marketing pode ser feito essencialmente de duas formas: através de campanhas ou automações.

O que são campanhas de email marketing

Campanhas de email marketing são envios em massa de um único email.

Esse email pode ser enviado imediatamente ou agendado para um dia e/ou hora para a qual queiras enviar e é enviada apenas naquele momento.

Estes são alguns exemplos de campanhas de email marketing:

  • Newsletters: são emails com partilhas de notícias, novidades ou qualquer outro tipo de comunicação recorrente que faças. Por exemplo, nós enviamos uma newsletter semanal, todas as segundas-feiras;
  • Promoções: emails que são enviados para envio de ofertas especiais ou outras promoções. Não acontecem todos os dias, portanto, são considerados emails de envio único.
  • Partilha de conteúdo: emails em que informas a tua lista de que publicaste um novo vídeo de YouTube, um artigo de blog, ou outra partilha de conteúdo que queiras fazer;
  • Pesquisa: é importante que as empresas façam pesquisas recorrentes à sua lista (pelo menos 1 vez por ano) para garantir que o conteúdo é realmente adaptado à audiência. Podes fazer o pedido de resposta a essa pesquisa usando a funcionalidade de campanhas de email marketing.

O que é a automação de email marketing

Ao contrário das campanhas, em que és tu que decides o que enviar e quando, a automação de email marketing é iniciada com base no comportamento das pessoas na tua lista.

Se tens uma loja online ou produtos digitais e alguém abandona um carrinho, pode iniciar-se uma automação de carrinho abandonado.

Se tens um negócio de prestação de serviços e alguém iniciou o pedido de agendamento de reunião, mas não agendou nenhum dia, essa pessoa pode entrar numa automação para que finalize esse agendamento.

As automações são o que te permitem ter o negócio a andar enquanto dormes ou estás de férias.

São o teu “funcionário 24/7”, que ainda por cima é extremamente barato.

Estes são alguns exemplos de automações de email marketing que podes criar:

  • Carrinho abandonado: aplica-se a lojas online ou infoprodutos e têm como objetivo recuperar vendas que estariam perdidas;
  • Boas-vindas: aplica-se a qualquer pessoa que entre na tua lista de emails pela primeira vez. O objetivo é receber a pessoa da melhor forma para que fique impressionada com a tua empresa e te considere a sua escolha na altura de comprar o que quer que seja;
  • Venda: que podem ser iniciados com base nos cliques de campanhas ou numa promoção especial que esteja a decorrer:
  • Upsell: que têm como objetivo aumentar o teu ticket médio de venda ao sugerir produtos complementares a quem acabou de comprar;
  • Cross-sell: que têm como objetivo aumentar levar a pessoa a comprar de ti pela segunda vez ao sugerir produtos complementares aos que comprou no passado.
Campanhas Email MarketingAutomações Email Marketing
Envio programadoEnvio automático
Uma única vezPode ser enviado múltiplas vezes
Tens de criar sempre que enviasCrias uma vez e não voltas a criar
Tu decides para quem enviasO envio é feito com base no comportamento
Diferença entre campanhas e automações

Definir objetivos para as tuas campanhas

A regra número um para este ponto é esta: 1 email = 1 objetivo.

Não cedas à tentação de falar sobre tudo ao mesmo tempo.

Imagina receber um email de uma empresa a falar sobre livros infantis e livros para adultos (de bolinha vermelha, digo) no mesmo email.

Não faz sentido.

São objetivos (e públicos) diferentes.

Fazer isto só te prejudica.

A forma certa é esta: definir objetivos para as campanhas e desenhar as campanhas com base nesses objetivos.

Vou dar-te um exemplo para perceberes melhor.

Imagina que vais lançar um produto novo daqui a 2 meses e queres começar já a gerar antecipação pela compra.

Queres deixar as pessoas com a curiosidade em alta e o dedo no gatilho para comprarem.

Podes decidir no teu plano de conteúdos que vais criar campanhas que ajudem a gerar essa antecipação.

E isso vai fazer com que cries emails com estes objetivos:

  • Email 1: dizer à tua audiência que acabaste de receber novidades incríveis do teu fornecedor e que estás ansioso por partilhar. Mas vai ter de esperar porque é segredo;
  • Email 2: novo email para a tua audiência a falar sobre porque é que estás tão ansioso por partilhar. É uma excelente altura para contar a história da ideia que te levou a esse novo produto (sem denunciar demasiado);
  • Email 3: começar a levantar o véu e pedir palpites.
  • Etc.

Entendes a lógica?

Cada email tem o seu próprio objetivo.

Se no email 1 eu falo sobre algo novo não faz sentido misturar com outro assunto.

Quanto mais focado for, melhor vai correr a campanha.

Repara nestes dois exemplos:

exemplo email marketing

Fonte: Milled

Neste primeiro exemplo, o objetivo é só um: falar sobre secadores.

Esta empresa vende outros produtos para cabelo. Mas só falou sobre os secadores.

1 email = 1 objetivo.

Neste segundo exemplo acontece o mesmo:

email marketing exempo

Fonte: Milled

Neste caso, a empresa quis apenas enviar uma pequena nota aos seus clientes a relembrar que ainda estavam disponíveis para o que eles precisassem.

E o objetivo foi esse: fazer com que as pessoas voltem a usar o serviço deles.

Antes de enviar campanhas de email marketing, pensa no objetivo.

Se vais enviar alguma promoção, foca-te nisso.

Se vais enviar um email sobre alguma novidade, escreve apena sobre isso.

Criar Bons Emails

Criar bons emails é a parte mais importante para ter sucesso em email marketing.

De nada vale ter a melhor ferramenta ou o melhor produto se depois não crias bons emails.

A definição de “bons emails” é simples: tem de ser cativante e interessante.

Cativante para que a pessoa o abra (ou seja, tens de ter um bom assunto de email).

Interessante para que a pessoa leia e queira clicar (ou seja, tens de ter um bom texto e um bom layout).

O email é uma forma muito pessoal de comunicação, logo, quanto mais se parecer com uma carta, melhores são os resultados.

Dependendo do setor do teu negócio, pode fazer sentido incluir mais ou menos imagens.

A Bizy trabalha email marketing com o objetivo principal de aumentar o ROI (retorno sobre o investimento) e isso significa que trabalhamos para que:

  1. Os emails sejam entregues;
  2. Os emails sejam abertos;
  3. Os emails sejam clicados

Exatamente por esta ordem.

Na maioria dos casos, o primeiro ponto é aquele em que muitas estratégias falham.

Porque criam emails para serem bonitos em vez de criarem emails com base naquela prioridade.

O layout de um email deve ser o mais leve possível, com o mínimo de imagens ou variações de cores, e deve ser altamente responsivo.

É isto que ajuda a alcançar bons resultados.

Em várias reuniões com potenciais clientes, o que mais digo é que os nossos emails não são bonitos; são criados para serem entregues e gerarem resultados.

A maioria dos nossos clientes tem emails com poucas imagens e mais texto. É a forma como escolhemos trabalhar.

É por isso que não aceitamos qualquer cliente, mas apenas aqueles que usam email marketing para aumento de vendas e conversão.

Neste artigo damos-te o passo a passo para escrever bons emails com dicas práticas para ecommerce, infoprodutores e prestadores de serviços.

Como Criar Automações de Email Marketing

Já falamos acima sobre o que são automações de email marketing e é possível que já estejas bem a par dos inúmeros benefícios de as implementar no teu negócio.

As automações são mesmo uma das formas mais poderosas para conseguir alcançar aqueles 4200% de retorno sobre o investimento, portanto, é importante que as implementes da forma certa.

Pssst!

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5 Benefícios das automações de email marketing

Apesar de as automações não serem 100% mágicas, não estão muito longe disso.

Consegues oferecer uma experiência muito mais personalizada ao cliente, o que vai aumentar a interação dele e também a forma como age perante a tua marca.

Se isto não fosse suficiente, há ainda 5 outros benefícios para utilizar automações em email marketing.

Personalização em escala

Imagina que é possível fazer com que cada pessoa da sua lista sinta que estás a enviar emails que parece que são mesmo escritos para cada um deles?

Apesar de serem fluxos automáticos, os emails das automações também podem ser hiper-personalizados.

Como são baseados em comportamentos, a pessoa acredita realmente que a interação que está a ter com a tua empresa está a ser feita por outra pessoa.

E isto consegue-se com pequenos pormenores, como:

  • Usar o nome da pessoa, que a leva a pensar que foi escrito especificamente para ela;
  • Recomendar produtos complementares com base no histórico de compras, interesses e interação;
  • Enviar ofertas exclusivas na altura do aniversário ou em datas comemorativas que são relevantes para o teu setor;
  • Celebrar conquistas do cliente, como o facto de ter chegado à 10ª compra.

São pequenos exemplos e até pode parecer difícil fazer tudo isto acontecer.

Mas a verdade é que tudo isto é automático.

E tudo ajuda a que o cliente sinta que realmente estás preocupado com ele. Vais estar continuamente a colher os frutos desta relação, que te vai ajudar a construir um negócio mais próspero.

Envios segmentados

Imagina que vais a um festival e todos os participantes têm gostos, interesses e origens diferentes.

Vai ser impossível ter música que agrade a toda a gente, certo?

Mas podes dividir os participantes em grupos mais pequenos com base no que mais gostam e cada grupo ouve a música de que realmente gosta. E aí tens um festival de sucesso.

Com as automações de email marketing acontece o mesmo. Se enviares a mesma automação para todos, os resultados podem ser um desastre.

Mas podes separar as pessoas com base na demografia, comportamento e interesses e só envias automações se os critérios forem definidos.

A Netflix faz isto muito bem.

Se tens (ou tiveste) uma subscrição ativa, sabes que a Netflix envia emails sobre novas séries ou filmes em que podes ter interesse tendo em conta outras séries ou filmes que viste antes.

exemplo email netflix

(fonte)

Neste exemplo, o email enviado pergunta à pessoa se gostou daquela série e deixa já sugestões para outras que a pessoa possa gostar.

Estes envios são altamente segmentados e aumentam a interação com a tua marca.

Redução de custos

Tens um negócio, logo, tens perfeita noção do quanto o teu tempo é precioso.

Vale muito dinheiro.

Já foi referido que o email marketing é como um funcionário muito barato – e é a mais pura das verdades. 

A automação de email marketing é uma aliada estratégica do teu negócio.

Podes automatizar tarefas repetitivas:

  • O envio automático de emails, para que não tenahs de ser tu a perceber quem tem de receber informações sobre o produto A, B ou C;
  • A segmentação inteligente e automática com base em critérios específicos, como interesses, comportamento de compra e histórico de emails;
  • Respostas automáticas a clientes, como confirmações de pagamento e mensagens de boas-vindas.

Gatilhos automáticos

Imagina que um cliente que visita a tua loja online vê um produto específico e depois abandona no carrinho sem finalizar a compra. 

Isto é o que acontece com mais de 90% das visitas ao teu site.

Mas tu podes recuperar pelo menos parte desses carrinhos abandonados com um simples gatilho que aciona uma automação de carrinho abandonado.

Os gatilhos automáticos são outro dos grandes benefícios de usar automações de email marketing, porque acionam emails específicos, para pessoas específicas, em momentos específicos.

Escalabilidade

Crescer um negócio é extremamente difícil.

Mas torna-se mais fácil com automações de email marketing, porque podes falar para um público maior sem perder qualidade e personalização

Usando automações, podes enviar emails personalizados para milhares de clientes sem esforço, mesmo que a tua lista esteja a crescer todos os dias.

As 2 automações iniciais

Acima falámos sobre diferentes tipos de automação e incluímos as duas que acreditamos serem as essenciais para qualquer negócio: a de carrinho abandonado e as de boas-vindas.

Carrinho abandonado

É das primeiras a serem instaladas e trabalhadas porque é a que tem o pontecial de te começar a trazer vendas imediatas.

Se as pessoas já estão no teu site, já têm interesse nos produtos e inclusive os adicionaram a um carrinho para potencial compra, seria impensável não as relembrar de finalizar essa compra.

Pode acontecer um sem número de coisas para a falta de finalização de uma compra:

  • A pessoa ficou sem internet (sim, ainda acontece);
  • A pessoa não tinha o cartão com ela;
  • A pessoa foi interrompida por alguma coisa.

Não podes simplesmente assumir que a pessoa não finalizou a compra porque não quer.

Tens o dever de criar e ativar uma automação de boas-vindas que tenha o potencial de recuperar pelo menos parte dessas quase-vendas.

Automação de Boas-Vindas

Podemos comparar o poder desta automação a um jardim: para que esteja sempre bonito e cheio de flores é necessário regar as plantas, adubá-las e protegê-las de pragas.

No marketing, ter uma automação que dás as boas-vindas às tuas leads funciona (quase) da mesma forma.

As tuas leads (contactos) são pessoas que já demonstraram um claro interesse no que tens para lhes oferecer – tanto que resolveram fazer parte da tua lista de emails.

Cabe-te a ti cuidar delas para que passem de meros curiosos a clientes fidelizados.

Os emails que envias nesta sequência de boas-vindas servem para educar, informar e levar a pessoa a uma primeira ação com a tua empresa.

Esta automação pode ter quantos emails quiseres. Nós recomendamos que existam entre 3-5 emails pelo menos.

Métricas de Email Marketing

analisar métricas de email marketing

As estratégias valem zero se não conseguires ler as métricas.

Porque, na verdade, não entender métricas faz com que nunca consigas adaptar a tua estratégia para que gere resultados.

Em email marketing, as métricas mais relevantes são:

  • Entregabilidade
  • Abertura
  • Clique
  • CTOR
  • Conversão (podes contabilizar em percentagem ou montante, mediante o objetivo definido. Se for converter leads para um lançamento, tens de ver por percentagem, porque ainda não tens montantes associados para contabilizar.)

O que significa cada uma delas:

  • Entregabilidade: a percentagem de email entregues de uma determinada campanha ou automação;
  • Abertura: a percentagem de pessoas abriram o email;
  • Cliques: a percentagem de pessoas que clicaram no email;
  • CTOR: a percentagem de pessoas que clicaram no email MEDIANTE a percentagem de abertura;
  • Conversão: a percentagem de pessoas que cumpriu a ação e/ou qual o retorno financeiro gerado.

Um exemplo prático para entenderes melhor

Um email a convidar as pessoas para participar num evento online gratuito foi enviado para 1000 pessoas. 500 abriram e 50 clicaram, 50 inscreveram-se.

  • A taxa de abertura é 50% (500 pessoas em 1000)
  • A taxa de clique é de 5% (50 pessoas em 1000)
  • A CTOR é de 10% (50 pessoas em 500 que abriram)
  • A conversão é de 5% (50 pessoas em 1000 inscreveram-se no evento)

O objetivo do email marketing é, naturalmente, tentar fazer com que os emails sejam 100% rentáveis. Isto é, que cada email tenha rendimento.

Mas isto apenas é possível se trabalharmos na ordem indicada num dos pontos acima: os emails têm de ser entregues, para poderem ser abertos, para poderem ser clicados, para conseguirem gerar vendas.

Ou seja, as primeiras métricas a analisar e a trabalhar são essas.

A entregabilidade pode ser difícil de medir em algumas ferramentas já que nem todas incluem esta métrica para análise.

Mas as taxa de abertura e clique estão sempre disponíveis.

O que é uma boa taxa de abertura

É das perguntas que mais nos fazem em reuniões estratégias: o que é uma boa taxa de abertura em email marketing?

Naturalmente, depende do conteúdo, da qualidade da lista, etc..

É difícil falar de métricas porque não existe o preto e branco. Cada caso é um caso.

No entanto, o que fazemos é trabalhar para atingir e superar os 30% de abertura e vamos aumentando o objetivo a partir daí.

E porquê 30%?

Porque a média mundial é 22% e nós muito raramente entregamos resultados abaixo dos 30%.

A nossa média atual é de 35% de abertura em todos os nossos clientes.

Alguns têm mais de 50% de abertura com listas acima dos 10.000 subscritores; outros têm 30% de abertura. Portanto, os 35% são mesmo uma média.

Portanto, aquele é a nossa primeira meta. O primeiro KPI, digamos.

Depois, se sei o que leva as pessoas a abrirem, o próximo foco é fazê-los clicar.

O que é uma boa taxa de clique

Similarmente à taxa de abertura, a perceção de uma boa taxa de clique varia em função do setor.

O que fazemos é trabalhar para atingir e superar 1,5% de abertura e vamos aumentando o objetivo a partir daí.

Mas há um ponto que nunca deves ignorar: o teu email marketing pode ter 44% de taxa de abertura e cliques de 0.5%. 

Que até pode parecer mau, mas gera milhares de euros em vendas!

E é aqui que está o cerne da questão:

As taxas podem até parecer melhores ou mais fracas que estes números de referência. Mas o mais importante no final do dia é a rentabilidade (o ROI) que o email está a trazer.

Desde que a rentabilidade do email aumente, está tudo certo. O que devo fazer é trabalhar para otimizar essa rentabilidade passo a passo.

E estou a incluir esta parte neste conteúdo para que entendas que as métricas não são verdades absolutas, mas antes um guia.

De nada te adianta ter os 30% de abertura e os 3% de clique se depois a conversão é 0.

Então, como podes analisar e garantir que ages da forma certa?

Como analisar métricas de email marketing

A melhor forma de explicar este ponto é através de exemplos. 

Portanto, vamos criar aqui 2 cenários diferentes.

CENÁRIO 1

  • Lista de 1000 emails.
  • Taxa de abertura média de 50% nos últimos 5 emails
  • Taxa de clique média de 5% nos últimos 5 emails
  • Taxa de CTOR média de 10% nos últimos 5 emails

O que é que podemos entender daqui?

Que o assunto dos emails enviados é relevantem já que 50% das pessoas os abrem.

Que os links dos emails enviados são relevantes já que 10% das pessoas que os abre também clica.

As métricas são saudáveis, portanto, deves trabalhar para otimizá-las de forma a gerar mais rentabilidade.

CENÁRIO 2

  • Lista de 1000 emails.
  • Taxa de abertura média de 50% nos últimos 5 emails
  • Taxa de clique média de 1,5% nos últimos 5 emails
  • Taxa de CTOR média de 3% nos últimos 5 emails

O que é que podemos entender daqui?

Que o assunto dos emails enviados é igualmente relevantem já que 50% das pessoas os abrem.

Mas os links desses emails podem não ser relevantes, porque apenas 3% das pessoas que os abre também clica.

O que deves fazer?

Se esses 3% que está a clicar está a cumprir a ação (fazer compras, inscrever-se em algum formulário, etc.), então talvez essa métrica nem esteja má.

Tem espaço para otimização, mas os resultados estão ok.

Mas podes trabalhar para melhorar o conteúdo do email em si, assim como os links, para que sejam mais relevantes para a audiência.

Porque, eventualmente, a taxa de abertura vai baixar por não estares a cumprir a expectativa de quem abre os emails.

A médio/longo prazo, a leitura das métricas torna-se mais simples, porque vais ter ter mais números, termos de comparação e mais casos práticos também.

Ter métricas de 100 emails enviados não é a mesma coisa que ter métricas de 10.

O que são testes A/B e qual a sua importância

Os testes A/B são a melhor forma de otimizar.

Porque permitem-te testar coisas novas sem te baseares no que “achas que vai resultar” e sem pôr em causa todo o teu trabalho anterior.

De uma forma muito resumida, fazer um teste A/B é pedir à ferramenta de email marketing para “dividir” o público ao meio e, de forma totalmente aleatória, fazer com que cada metade veja um email e outra metade veja um email ligeiramente diferente.

Podes fazer vários tipos de testes:

  • Assuntos de email
  • Conteúdos do email em si
  • CTA’s (seja em botões ou links)

É através destes tipos de testes que vais melhorando a qualidade dos teus emails e as métricas também.

O que não fazer em Email Marketing

Falámos muito sobre o que podes fazer para ter uma super estratégia de email marketing.

Mas é importante falar também sobre comportamentos que são nocivos e que deves evitar, já que podem manchar toda a tua reputação.

Comprar listas de emails

Há milhares de listas online com milhares de emails de pessoas que podiam ser os teus clientes.

E podem parecer uma excelente forma de crescer a tua lista, porque é barato e são mesmo muitos.

Mas comprar listas de emails é um dos comportamentos mais nocivos nesta estratégia!

Será que gostas de receber contactos de alguém com quem nunca falaste?

Gostas de receber emails de empresas a quem juras nunca ter dado o teu email?

Provavelmente não…

Mas, ao comprar uma lista de emails, é precisamente isso que estás a fazer com os teus “potenciais clientes.”

Não cometas esse erro. Além de prejudicares todo o teu marketing, com o RGPD, isto é ainda mais grave.

Enviar demasiados emails

Ou não enviar os suficientes. Dá para os dois lados.

É importante encontrar o ponto certeiro da quantidade de emails.

Se estás a começar agora e o teu negócio vende serviços, começa por enviar um email por semana.

Se estás a começar e o teu negócio vende produtos físicos ou digitais, começa por enviar entre 1-2 emails por semana (numa semana 1, noutra semana 2 e por aí em diante).

São poucos emails e vão-te permitir perceber se realmente já encontraste o número certo de emails por semana ou se podes aumentar/diminuir.

Uma nota: estes emails de que falo são as campanhas. O que acontece nas automações é à parte e é controlado pelas automações em si.

Não cumprir promessas

Se dizes que vais enviar uma notícia bombástica, não envies algo que não é bombástico.

Se prometes enviar descontos, envia descontos.

Não cumprir as promessas do teu email é meio caminho andado para seres percebido como spam e perderes pessoas da tua lista (e reputação no marketing).

Incluir demasiadas imagens

Quantas mais imagens o teu email tiver, pior será a entregabilidade.

O que vai fazer com que as restantes métricas também piorem a sua performance.

Mantém os emails simples e o mais minimalistas possível.

Se trabalhas para ter mais performance, esquece isso de ter emails bonitos.

Foca-te em entregar bom conteúdo e em incluir links e imagens que são mesmo relevantes.

Não incluir botão unsubscribe

Este ponto é obrigatório para cumprir as boas práticas do email marketing e para cumprir as normas europeias e mundiais de privacidade.

Além disso, tu não queres pessoas na tua lista que não querem lá estar.

Ter pessoas a sair da lista é uma coisa boa.

Porque assim manténs a lista limpa, as tuas métricas altas e ainda baixas os custos das ferramentas de email marketing.

Email Marketing e RGPD

O Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) surgiu em 2018. É um conjunto de regulamentações da União Europeia que protege os dados pessoais dos cidadãos da UE. 

Todas as empresas que operam na UE precisam de estar em conformidade com o RGPD.

E o que é que isto significa para o email marketing?

Em resumo, o RGPD significa que as empresas precisam de ter o consentimento explícito das leads (através do preenchimento de um formulário ou outro tipo de pedido) antes de começar a enviar email marketing. Ou seja, não podes simplesmente adicionar pessoas à tua lista de email e começar a fazer envios. 

Além disso, tens também de garantir que cada lead sabe como pode sair da lista. Estas informações devem estar explicadas na tua política de privacidade.

Deves incluir um link de “unsubscribe” (ou Anular subscrição) em cada um dos emails que são enviados da tua ferramenta de email marketing.

Tendências de Email Marketing

Há anos que o email é uma estratégia vencedora.

Conseguiu ultrapassar mudanças constantes no mundo do Marketing e vai continuar a fazê-lo nos próximos anos.

Há várias previsões sobre o futuro do email marketing, mas estas são aquelas em que te deves focar.

Personalização cada vez mais aprimorada

Como viste acima, a personalização de emails não é novidade. 

Mas em 2025 e nos próximos anos, as marcas vão levar a personalização para o próximo nível usando dados de clientes de forma mais inteligente e criativa com.

A personalização em tempo real vai tornar-se uma realidade.

Os conteúdos dos emails vão ser ajustados em tempo real com base nas ações e comportamentos das leads no momento da abertura do email.

Isto já acontece em algumas ferramentas que inclusive permitem que o email seja enviado apenas quando há mais tendência para a pessoa abrir o email.

As segmentações avançadas das listas de emails vão ter um papel ainda mais preponderante.

Vai ser possível segmentar com base em mais fatores comportamentais.

As ferramentas de inteligência artificial vão permitir a criação de conteúdos dinâmicos e personalizados, com produtos ou serviços recomendados, ofertas especiais e aniversários.

Automação Inteligente

A automação de email marketing é uma ferramenta poderosíssima. E vai tornar-se ainda mais inteligente e intuitiva. 

As empresas vão conseguir automatizar tarefas e emails mais complexos, tais como:

  • A otimização de campanhas através da sugestão de testes A/B. Estas sugestões vão surgir para a constante otimização de melhoria do assunto, conteúdo e do tempo de envio dos emails;
  • A análise preditiva para prever quais são as leads com maior probabilidade de conversão e para quem deves enviar emails personalizados para gerar essa conversão.

Acessibilidade e Inclusão

(Felizmente) As empresas estão cada vez mais conscientes da importância da acessibilidade e inclusão. Uma das tendências de email marketing para o futuro vai demonstrar isso mesmo.

Os emails vão tornar-se mais acessíveis a pessoas com deficiências, usando alto contraste de cores, texto alternativo para imagens e layouts de fácil leitura.

O copy e o design vão tornar-se mais inclusivos ao evitar estereótipos e linguagem discriminatória nos emails. Vamos notar mais diversidade nas imagens e no conteúdo.

A inclusão de experiências multissensoriais, através do uso de áudio e vídeo, para alcançar um público mais amplo e tornar os emails mais envolventes.

Foco no ROI

Com cada vez mais canais de marketing e mais investimento na área, é natural que as empresas queiram perceber de onde está a chegar cada cêntimo em vendas.

As empresas estão mais focadas em medir o ROI (retorno sobre o investimento) de cada uma das suas campanhas de email marketing. 

Através da melhoria constante das ferramentas e da própria inteligência artificial, vai ser possível usar melhores ferramentas de atribuição para entender melhor como o email marketing está a contrubuir para as conversões.

Esta otimização vai permitir uma melhor tomada de decisão, já que passa a estar baseada em dados impossíveis de modificar.

Recursos úteis para Email Marketing

Para inspiração

Lavoisier dizia que “na natureza nada se cria, tudo se transforma.”

No marketing é igual.

Não precisas de pensar em criar uma campanha ou email do absoluto zero.

Podes (e deves) recorrer a inspiração.

O melhor a fazer é criar um Swipe File, ou seja, a tua própria biblioteca de inspiração.

Aí podes colocar todos os emails de que gostaste ou não gostaste. E usá-los no futuro como inspiração.

Existem também 2 websites que te podem ajudar: o ReallyGoodEmails, que é nosso preferido, e o Milled.

Em ambos podes encontrar centenas de emails em que te podes inspirar.

Curso online

Se queres especializar-te em email marketing, podes fazer um curso e acelerar a tua curva de aprendizagem.

Na nossa formação temos um curso completo de email marketing, do básico ao avançado, que te ajuda nisso mesmo.

O curso inclui aulas sobre:

  • Como criar conta na ferramenta de email marketing;
  • Como adicionar subscritores;
  • Como segmentar a lista;
  • Como criar formulários;
  • Como criar campanhas
  • Como criar automações;
  • Estratégias para audiências e nichos específicos;
  • Como ler métricas
  • Automações avançadas;
  • Como escrever boas campanhas de email;
  • Como escrever uma automação de boas-vindas;
  • Como criar uma automação de carrinho abandonado;
  • Como criar uma automação de cross-sell;

Podes comprar o curso neste link.

Livros de referência

Os livros são uma super fonte de conhecimento.

Há alguns livros dedicados a email marketing. Mas as melhores aprendizagens estão em livros que não são 100% dedicados à área.

O que mais te recomendamos é que leias estes livros nesta ordem para garantir que a tua estratégia de email marketing é um sucesso independentemente do ano, mês ou momento em que estejas a ler este artigo de blog.

O primeiro livro que deves ler é o Primeiro Pergunte Porquê, do Simon Sinek.

Com este livro vais perceber como é que deves pensar na comunicação do teu negócio e aquilo que podes fazer para te diferenciar de todos.

O próximo livro deve ser o Escrever Para Vender, escrito pela Marisa Carlos, co-fundadora da Bizy.

Esse livro vai dar-te o passo a passo para escrever emails mais persuasivos.

O último livro nesta tríade inicial é o Como Construir uma StoryBrand, do Donald Miller.

Vai ser o livro que te vai ajudar a juntar todas as peças do teu marketing para que funcione tão bem como o marketing de grandes marcas, mesmo que não tenhas o orçamento que eles têm.

Conclusão

Email Marketing é a melhor estratégia para implementar em qualquer negócio.

Este artigo dá-te tudo o aquilo de que precisas para implementar estratégias vencedoras e que te ajudam a alcançar o maior retorno sobre o teu investimento.

Se a tua empresa ainda não está a tirar partido do email marketing, fala connosco para te ajudarmos a implementar uma estratégia vencedora e 100% adaptada à tua empresa.

FAQ: Perguntas Frequentes