Praticamente todos os empreendedores têm um gosto comum: a leitura.
Na leitura procuramos (e encontramos) conselhos, melhores práticas, um novo ponto de vista.
Ler é fascinante e uma óptima forma de nos educarmos e reinventarmos sem grandes investimentos para além de tempo.
A leitura faz muito parte de nós na Bizy.
A Marisa é a que mais avidamente lê. E, dado o hábito e frequência com que o faz, iniciamos uma nova rubrica com comentários e avaliações dos livros que fazem parte da sua prateleira.
O livro da semana que apresentamos hoje é de um empreendedor, escritor e orador motivational: Simon Sinek.
Review de Primeiro Pergunte Porquê
Se te perguntassem agora porque começaste o teu negócio, o que dirias?

Primeiro Pergunte Porquê (em inglês “Start With Why“) é um livro que nos leva ao motivo pelo qual todos nós, empreendedores, fazemos o que fazemos.
Simon Sinek nasceu no Reino Unido em 1973 foi precisamente com este livro que começou a carreira como escritor, em 2009.
Primeiro Pergunte Porquê procura responder a uma questão importantíssima no mundo empresarial: como é que algumas empresas são tão bem sucedidas, têm trabalhadores tão leais e devotos, enquanto outras são conhecidas precisamente pelas razões contrárias?
A resposta é mais simples que o que parece. Pelo menos a nível teórico.
Sinek chega a esta conclusão: é fácil qualquer empresa conseguir dizer o que faz e como o faz. Mas será que sabem porque fazem o que fazem?
A razão intrínseca pela qual fazemos as coisas é o que as torna únicas e diferentes.
Não é o facto de usarmos software A em vez de B, mas a razão pela qual optamos por A em vez de B.
Porque é a Apple é associada a um estilo de vida, enquanto a HP, Dell ou Acer são meramente marcas?
Steve Jobs criou a Apple com um intuito: o de fazer coisas incríveis, acessíveis a qualquer pessoa e não apenas para quem fosse entendido em informática.
Criou o primeiro computador com ícones e um rato que arrastava ficheiros antes de todos os outros.
E criou o iPod, onde era possível “ter 1000 músicas no bolso” em vez de seguir com a tendência dos Walkman ou Discman.
Jobs perguntou: “Porque devo ter que comprar um CD se gosto apenas de 3 músicas?” E criou o iTunes.
A tua empresa ou negócio nasceu por uma razão.
Essa razão pode estar ligada a várias coisas: melhor qualidade de vida, vontade de prestar um serviço melhor que o que existe no mercado, liberdade para trabalhar no que gosta.
Independentemente da razão, o desafio está em comunicá-la, tanto aos teus clientes, como aos funcionários e parceiros.
A razão (o porquê) de teres criado o teu negócio tem de se conseguir traduzir nas palavras que dizes e/ou escreves, nas ações que tomas e na publicidade que fazes.
Se abriste uma loja de produtos biológicos, certamente é porque sentes que existe a necessidade de estes produtos serem comercializados numa determinada zona, com um determinado custo, por determinadas vantagens.
Assim, a tua loja de produtos biológicos pode ter uma mensagem que expressamente mostre a quem a visita de que trabalhas com produtos regionais, da época, colhidos diariamente ou semanalmente.
Algo como “Do nosso quintal para a sua mesa. Sem químicos, sem pesticidas, com todo o sabor.“
A pessoa que lê esta mensagem percebe exatamente o que é o teu negócio.
É uma loja que comercializa produtos biológicos porque se preocupa com as consequências dos químicos existentes nas frutas e legumes que compramos noutros supermercados.
E que quer oferecer uma alternativa a quem procura algo mais natural, mas igualmente bom e acessível (seja a nível geográfico como monetário).
Conclusão
Primeiro Pergunte Porquê é um livro que qualquer pessoa ou empreendedor deve ler.
Pode chegar a tornar-se repetitivo ao longo das 270 páginas, com alguns capítulos que parece que se repetem.
Mas até isto tem uma razão: a de gravar na memória esta mensagem que tanta importância tem neste novo mundo em que há mais concorrência, mas menos diferenciação.
É preciso que todos nós comecemos a perguntar Porquê.
Se vais ler este livro, deixa um “eu” nos comentários.