lançamento de infoprodutos

Lançamento de Infoprodutos em 2023

O mercado digital em Portugal cresceu exponencialmente em 2020.

Quando o país se viu forçado a estar em casa, grande parte do tempo foi passado online.

E, pelo meio, novos empreendedores descobriram diferentes formas de rentabilizar duas coisas: tempo e conhecimento.

Portugal abriu as portas ao lançamento de infoprodutos e à venda de conhecimento.

… Vários anos depois de esta forma de vida estar presente em mercados como os Estados Unidos e o Brasil.

Mas não importa quando chegou.

O que importa é que hoje o lançamento de infoprodutos é um dos serviços mais requisitados pelos clientes da Bizy.

O que é um Infoproduto?

Um Infoproduto é um produto digital, pago ou gratuito, disponibilizado através da internet.

Pode ter diferentes formatos:

  • Vídeo: webinar, workshop, masterclass, video-aula, etc.
  • Áudio: podcast, audiolivro, etc.
  • Texto: eBook, workbook, etc.

Como fomos dando exemplos ao falar dos formatos, provavelmente já te apercebeste de que consumiste alguns infoprodutos.

Afinal, quantos eBooks já não tens tu no computador?

Em quantos webinars ou workshops já não participaste?

Lançamento de Infoprodutos

Sabendo o que é um infoproduto, sabendo que tipo de produtos digitais já consumiste entretanto, surge agora a pergunta: o que é o lançamento de infoprodutos?

O conceito de lançamento de deste tipo de produtos não é diferente de outros lançamentos que talvez conheças.

Quanto há uma nova abertura de loja, existe um evento que lhe é associado.

Quando uma nova marca surge, existe o lançamento dessa marca.

Neste caso, acontece o mesmo: existe uma estratégia de lançamento associada à comercialização destes produtos de informação.

5 vantagens de vender Infoprodutos

1. É um bom extra

Por ser um produto que, na maioria dos casos, investes apenas tempo numa parte do teu mês ou do teu ano, pode ser considerado como um produto extra que podes vender (e revender) com menos esforço.

Quando dizemos “menos esforço” falamos exclusivamente de esforço de tempo na produção, pois para que o lançamento de infoprodutos (ou a venda contínua) seja realmente rentável tens de continuar a investir em publicidade paga e/ou em tempo na divulgação orgânica.

2. É barato

Tempo é dinheiro, é um facto, mas entre investir 200€ na compra e revenda de um produto só ou investir tempo num produto que pode vender várias vezes, em qual deles apostarias?

Especialmente quando estás a começar um novo negócio é provável que tenhas pouco dinheiro para investir.

Nessas alturas, um infoproduto pode ser uma forma barata de ter esse rendimento extra e um rendimento que consegues ter com relativa rapidez (especialmente se bem feito).

3. Pouca Logística

Sendo um produto totalmente digital, com stock ilimitado, a logística de venda de infoprodutos é praticamente inexistente.

Não há custos com stock, não há custos com armazéns, não tens problemas por eventualmente acabar o stock…

As facilidades são imensas no que respeita a logística!

4. Vendas 24h

vendas 24h

Como está disponível online e pode ser comprado a qualquer hora, é como se tivesses uma loja aberta 24h.

Podes vender às 2 da tarde, às 2 da manhã… Com pouco ou nenhum esforço.

Pelas 4 razões acima, chegamos à 5ª razão:

5. É altamente Escalável

Como é um produto que, se bem feito, requer investimento de tempo e esforço apenas uma vez por outra, podes dedicar-te apenas à venda durante todos os meses que se seguem.

É um produto que se vende com estratégia e que está perpetuamente em stock.

Logo, torna-se um tipo de negócio altamente escalável.

Como se faz o Lançamento de Infoprodutos?

A Bizy tem ajudado muitos novos empreendedores na estratégia de lançamento dos seus novos infoprodutos, maioritariamente na abertura de turmas para cursos online.

Neste tipo de lançamentos, existem essencialmente 3 fases:

Fase de Pré-lançamento

Aqui é quando preparas a tua audiência para um evento que vai acontecer.

Todos os lançamentos são eventos. Porque acontecem poucas vezes e não recorrentemente.

Na fase de pré-lançamento é quando deves apostar nestas frentes:

  • Anúncios Online
  • Conteúdo nas redes sociais onde estás presente
  • Email Marketing para a sua lista

Em todas, deves apostar em transmitir a ideia de que um evento vai acontecer e que esse evento vai gerar uma mudança, uma transformação, na vida de todos os que participarem neste evento.

As pessoas gostam de perceber o que vão ganhar em investir 1 a 2 horas num evento online.

Muitos webinars e workshops prometem mudar a forma como lidamos com determinados problemas.

Outros prometem ensinar-nos as bases de alguma competência, como tocar guitarra ou aprender uma língua.

Então a fase de pré-lançamento tem de focar nisto: na transformação que vais querer provocar nas pessoas.

Tens de produzir conteúdo que aumente a consciência do problema e faça com que a pessoa perceba que não pode mesmo perder este lançamento!

Lançamento

Nesta fase decorre o evento propriamente dito.

A altura em que realmente provocas a transformação.

A altura em que a pessoa percebe “eu preciso deste produto” e tu fazes a venda.

O lançamento tem uma estratégia por si só, uma espécie de “roteiro aconselhado” para aumentar as probabilidades de venda.

Porque, apesar de tudo, não te podes esquecer que quem está a assistir ao evento e quem vai comprar o produto são PESSOAS.

Logo, grande parte de estratégia de lançamento passa por compreender como funciona a mente humana e quais as potenciais objeções que o cliente pode ter.

E em refutar essas objeções para que a pessoa não tenha outra hipótese a não ser comprar o produto porque é exatamente aquilo de que precisa.

Fase de pós-lançamento

Na verdade, nós gostamos de falar do “pós-lançamento” de duas formas:

  • Pós-venda – o que acontece depois da pessoa comprar o infoproduto. Qual o tipo de acompanhamento, etc. Cada infoprodutor é que pensa nesta parte.
  • Remarketing (ou Retarget) – vai sempre existir quem tenha assistido ao lançamento e não tenha comprado o produto. Essas pessoas acabam por ser alvo de Remarketing (ou Retarget, como também lhe chama). Recebem emails para incentivar à compra e são atingidos por novas publicidades.

Quem apoia num lançamento entra mais na parte do Remarketing, para tentar rentabilizar ainda mais o evento.

Já o produtor (e os assistentes virtuais), acaba por estar mais ligado à parte do acompanhamento e seguimento de todos os alunos e compradores.

É possível que a empresa que apoia o lançamento também dê suporte no pós-venda, especialmente na parte das dúvidas de compradores ou potenciais compradores.

Tudo acaba por depender do contrato que é feito entre ambas as partes.

O Mercado de Infoprodutos em 2023

Da primeira vez que escrevemos este artigo, em 2020, ainda existam poucas empresas ou pessoas a promover o lançamento de infoprodutos ou que fossem especialistas em fazê-lo.

Acrescentamos que existiam cada vez mais produtores (pessoas que querem ter um infoproduto) a querer lançar algo novo e a ter a tão desejada renda extra.

Em 2023, o mercado está bem maior e o público mais recetivo.

Quem conhecer uma estratégia de lançamento (ou mais) vai continuar a destacar-se no mercado do Marketing Digital.

E quem optar por aprender mais sobre lançamento de infoprodutos e sobre produtos digitais, vai conseguir ainda entrar num mercado rentável e altamente escalável.


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