Quem já ouviu a expressão “O Email Morreu”?
Milhares de pessoas. Talvez até milhões.
Todas elas totalmente erradas!
O Email Marketing não só não morreu, como continua a ser a melhor ferramenta de venda no Marketing Digital.
Vender por email já era algo que trazia muito retorno antigamente – hoje ainda traz mais!
O culpado? A Publicidade nas Redes Sociais.
Com os custos de anúncios online a baixar e cada vez mais formas de perceber o que a nossa persona quer/precisa, a publicidade online (re)abriu caminho ao email marketing e às vendas por email.
Vender por Email é Hoje Bem Mais Fácil
Em primeiro lugar, porque praticamente toda a gente tem email.
Qualquer pessoa que tem um smartphone, tem um email que está associado à sua conta e à gestão do telemóvel.
Isso, por si só, ajuda imenso.
Mas as redes sociais e a nossa utilização crescente das mesmas foram o verdadeiro despoletar de tudo.
Não só no sentido de passarmos mais tempo online, mas também na forma como aprendemos a comunicar com marcas e só a deixar os nossos contactos (email, neste caso) se algo realmente é interessante e relevante para as nossas vidas.
O que é particularmente bom, porque a lista de emails passa agora a ser mais qualificada. Isto é, passa a ser dos seus clientes ideais e não um “vamos lá ver se esta pessoa quer alguma coisa.”
Que é, já agora, a segunda grande vantagem.
A terceira é o facto de termos o email literalmente nas nossas mãos e no nosso bolso.
Até mesmo a pessoa mais distraída vê o email pelo menos 2-3 vezes por dia, e há mesmo quem o verifique a cada 1h ou 2h (fonte aqui).
Então, se as pessoas passam mais tempo a ver o email… Se ele está cada vez mais acessível…
Porque haveria o email marketing de ter morrido?
E porque não haverá de ser simples vender por email?
Formas de Vender por Email
Passando ao que interessa e ao que realmente queres saber: como se pode, então, vender por email já que estamos a dizer que é tão fácil?
Vender Sem Vender… Qb
Antes de mais, compreende que vender não significa necessariamente fazer uma transação.
No email, a primeira parte da venda é estabelecer uma relação.
Isso significa que terás que nutrir a tua relação com a lista ao enviar-lhe informação relevante pelo menos 1 vez por semana – este é mesmo o mínimo recomendável.
Isto vai ajudar a que as pessoas da lista te vejam como alguém que tem autoridade na área/nicho e deve, portanto, ter a tua palavra levada em conta.
Angariar emails para logo a seguir dizer “Compra isto”, “O melhor produto no mercado”, “Promoção só HOJE!” é simplesmente Spam.
Que é aquilo de que as pessoas fogem constantemente.
Partilha conteúdo com a tua audiência. E, pelo menos 1 vez por mês, faz uma oferta que eles não podem recusar.
A oferta pode ser um eBook, uma aula gravada, a compra do livro que os vai ajudar a ultrapassar o medo que sentem…
Neste campo és tu quem decide, pois foste tu quem falou com a lista 😉
Downsell
Esta é das técnicas mais lucrativas quando se trata de lista de emails relacionadas com lançamentos de produtos.
O Downsell não é algo novo, já é bem usado! E uma ótima forma de vender por email.
De uma forma muito resumida, fazer downsell é vender um produto similar ao primeiro produto de venda, mas com um custo mais baixo.
Um exemplo prático: fizeste o lançamento de um curso online de costura cujo custo era de 60€. O teu produto downsell pode ser um eBook sobre os primeiros passos a dar na costura ou mesmo uma aula gravada de 45min sobre conceitos básicos de costura.
O importante é que o produto de downsell se relacione com o produto principal para que possa ser uma introdução ao produto que quer que o teu cliente compre.
Upsell

Tal como existe Downsell, também existe Upsell.
A diferença é que estarás a vender um produto que acrescenta valor (ou seja, que complementa) ao produto principal.
Este produto de Upsell deve estar listado como sendo um produto promocional e algo que apenas vai acontecer uma única vez para aquela pessoa.
Pegando no exemplo acima do curso de costura, podes fazer o Upsell de uma caixa com alguns dos materiais básicos (dedal, linhas, etc.) cujo custo normal é de 14€ e, com aquele Upsell, a pessoa pode comprar por 8€.
O Upsell acontece mais na página de vendas que a pessoa encontra quando está a comprar o produto principal, mas pode ser feito por email.
Como Escrever um Bom Email
Há algumas técnicas que pode usar para vender por email.
Para escrita persuasiva, especialmente quando começa a estabelecer alguma relação com a sua lista de emails, recomendamos que utilizes a Fórmula AIDA.
AIDA significa: Atenção, Interesse, Desejo e Acção. As quatro fases por que um leitor passa na grande maioria de tudo o que lê e vê, seja em jornais, filmes, trailers, etc.
A técnica tem sido usada há vários anos para escrita de emails de sucesso, que se revelaram muito lucrativos também.
Se, por outro lado, pretendes já começar a contactar as pessoas que correspondem à tua persona e que ainda não fazem parte da tua lista de emails, tenta escrever um Cold Email.
Estes são emails enviados quando o nosso primeiro contacto com a pessoa acontece nesse email e somos nós, o vendedor, que se quer apresentar ao potencial cliente.
Tens de ter muita atenção à forma como escreves estes emails para que não percas tempo e ele acabe no lixo.
Isto é só a Ponta do Iceberg
Há muitas mais formas de vender por email – daria pano para mangas!
Estas são as mais simples.
Mas, começando a falar de Funil de Vendas, a venda por email torna-se ainda mais lucrativa.
O nosso conselho: se já tens uma lista de email, começa a falar com as pessoas.
Se não tens, começa a criar uma!
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