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Como Vender por Email

Quem já ouviu a expressão “O Email Morreu”?

Milhares de pessoas. Talvez até milhões.

Todas elas totalmente erradas!

O Email Marketing não só não morreu, como continua a ser a melhor ferramenta de venda no Marketing Digital.

Vender por email já era algo que trazia muito retorno antigamente – hoje ainda traz mais!

O culpado? A Publicidade nas Redes Sociais.

Com os custos de anúncios online a baixar e cada vez mais formas de perceber o que a nossa persona quer/precisa, a publicidade online (re)abriu caminho ao email marketing e às vendas por email.

Vender por Email é Hoje Bem Mais Fácil

Em primeiro lugar, porque praticamente toda a gente tem email.

Qualquer pessoa que tem um smartphone, tem um email que está associado à sua conta e à gestão do telemóvel.

Isso, por si só, ajuda imenso.

Mas as redes sociais e a nossa utilização crescente das mesmas foram o verdadeiro despoletar de tudo.

Não só no sentido de passarmos mais tempo online, mas também na forma como aprendemos a comunicar com marcas e só a deixar os nossos contactos (email, neste caso) se algo realmente é interessante e relevante para as nossas vidas.

O que é particularmente bom, porque a lista de emails passa agora a ser mais qualificada. Isto é, passa a ser dos seus clientes ideais e não um “vamos lá ver se esta pessoa quer alguma coisa.”

Que é, já agora, a segunda grande vantagem.

A terceira é o facto de termos o email literalmente nas nossas mãos e no nosso bolso.

Até mesmo a pessoa mais distraída vê o email pelo menos 2-3 vezes por dia, e há mesmo quem o verifique a cada 1h ou 2h (fonte aqui).

Então, se as pessoas passam mais tempo a ver o email… Se ele está cada vez mais acessível…

Porque haveria o email marketing de ter morrido?

E porque não haverá de ser simples vender por email?

Formas de Vender por Email

Passando ao que interessa e ao que realmente quer saber: como se pode, então, vender por email já que estamos a dizer que é tão fácil?

Vender Sem Vender… Qb

Antes de mais, compreenda que vender não significa necessariamente fazer uma transação.

No email, a primeira parte da venda é estabelecer uma relação.

Isso significa que terá que nutrir a sua relação com a lista ao enviar-lhe informação relevante pelo menos 1 vez por semana – este é mesmo o mínimo recomendável.

Isto vai ajudar a que as pessoas da lista o vejam como alguém que tem autoridade na área/nicho e deve, portanto, ter a sua palavra levada em conta.

Angariar emails para logo a seguir dizer “Compra isto”, “O melhor produto no mercado”, “Promoção só HOJE!” é simplesmente Spam.

Que é aquilo de que as pessoas fogem constantemente.

Partilhe conteúdo com a sua audiência. E, pelo menos 1 vez por mês, faça uma oferta que eles não podem recusar.

A oferta pode ser um eBook, uma aula gravada, a compra do livro que os vai ajudar a ultrapassar o medo que sentem…

Neste campo é você quem decide, pois foi você quem falou com a lista 😉

Downsell

Esta é das técnicas mais lucrativas quando se trata de lista de emails relacionadas com lançamentos de produtos.

O Downsell não é algo novo, já é bem usado! E uma óptima forma de vender por email.

De uma forma muito resumida, fazer downsell é vender um produto similar ao primeiro produto de venda, mas com um custo mais baixo.

Um exemplo prático: fez o lançamento de um curso online de costura cujo custo era de 60€. O seu produto downsell pode ser um eBook sobre os primeiros passos a dar na costura ou mesmo uma aula gravada de 45min sobre conceitos básicos de costura.

O importante é que o produto de downsell se relacione com o produto principal para que possa ser uma introdução ao produto que quer que o seu cliente compre.

Upsell

o que é upsell

Tal como existe Downsell, também existe Upsell.

A diferença é que estará a vender um produto que acrescenta valor (ou seja, que complementa) ao produto principal.

Este produto de Upsell deve estar listado como sendo um produto promocional e algo que apenas vai acontecer uma única vez para aquela pessoa.

Pegando no exemplo acima do curso de costura, pode fazer o Upsell de uma caixa com alguns dos materiais básicos (dedal, linhas, etc.) cujo custo normal é de 14€ e, com aquele Upsell, a pessoa pode comprar por 8€.

O Upsell acontece mais na página de vendas que a pessoa encontra quando está a comprar o produto principal, mas pode ser feito por email.

Como Escrever um Bom Email

Há algumas técnicas que pode usar para vender por email.

Para escrita persuasiva, especialmente quando começa a estabelecer alguma relação com a sua lista de emails, recomendamos que utilize a Fórmula AIDA.

AIDA significa: Atenção, Interesse, Desejo e Acção. As quatro fases por que um leitor passa na grande maioria de tudo o que lê e vê, seja em jornais, filmes, trailers, etc.

A técnica tem sido usada há vários anos para escrita de emails de sucesso, que se revelaram muito lucrativos também.

Se, por outro lado, pretende já começar a contactar as pessoas que correspondem à sua persona e que ainda não fazem parte da sua lista de emails, tente escrever um Cold Email.

Estes são emails enviados quando o nosso primeiro contacto com a pessoa acontece nesse email e somos nós, o vendedor, que se quer apresentar ao potencial cliente.

Tem de ter muita atenção à forma como escreve este emails para que não perca tempo e ele acabe no lixo.

Isto é só a Ponta do Iceberg

Há muitas mais formas de vender por email – daria pano para mangas!

Estas são as mais simples.

Mas, começando a falar de Funil de Vendas, a venda por email torna-se ainda mais lucrativa.

O nosso conselho: se já tem uma lista de email, comece a falar com as pessoas.

Se não tem, comece a criar uma!

Já vende por email? Deixe as suas experiências nos comentários 🙂

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