criar uma landing page

Como criar uma Landing Page perfeita

Podemos concordar que nenhum negócio sobrevive sem clientes. Certo?

Os nossos atuais e futuros clientes são o resultado de uma captação de contactos, seja ela mais ativa ou passiva, mais consciente ou menos consciente.

Os primeiros clientes surgem, normalmente, de uma partilha de impressões ou prospeção ativa.

Mas não há como negar que a captação de leads (leads = contactos de potenciais clientes) é uma estratégia de marketing de que nenhum negócio se pode desligar caso se queira manter rentável durante muitos anos.

É na captação de leads que uma landing page se torna essencial.

Sem ela, a captação é muito mais difícil (vais perceber porquê quando falarmos da regra sagrada das landing pages e das 3 perguntas essenciais).

Criar uma landing page pode ser uma dor de cabeça ou uma benção. Tudo depende da forma como pensamos nela, de como a estruturamos, e do objetivo central que temos para ela.

Ao longo deste artigo, vamos passar-te todo o conhecimento que angariamos ao longo dos últimos anos para que possas aprender a criar uma landing page perfeita.

Agarra a caneta e o papel (ou abre um bloco de notas no computador, como a Marisa costuma fazer) porque isto vai ser muito bom!

Modéstia à parte.

O que é uma Landing Page

O que é isso de uma “landing page”?

Uma landing page é uma página de captura (ou, traduzido à letra, uma página em que alguém “aterra”), para onde as pessoas são geralmente direcionadas depois de clicar num anúncio online.

Essa página tem um único intuito: levar a pessoa que lá chega a tomar uma ação.

Essa ação pode ser qualquer uma destas coisas:

  • Fazer download de algo
  • Agendar uma reunião
  • Comprar algo
  • Participar num evento
  • Etc.

O objetivo da landing page perfeita é capturar o email e/ou outros dados do potencial cliente com vista a rentabilizar esse contacto.

Com certeza já viste alguns anúncios online ou ações de marketing em que era oferecido um eBook, checklist, aula gratuita, ou algo do género.

Nesses casos, é quase certo que foste direcionado/a para uma landing page e que, ao chegar a essa página, tiveste de deixar o teu email e/ou nome para ter acesso a essa oferta.

Se já te aconteceu, então já estiveste em contacto com landing pages no passado.

Se assim foi, excelente! Já tens uma ideia mais clara do que precisas de fazer para o teu negócio também.

Porque é que uma landing page é importante?

Porque não ter simplesmente um site, por exemplo?

Ou uma página do site com um formulário?

A landing page tem melhores resultados para captação de leads que um site por causa das distrações que existem num site.

O website da tua empresa fala sobre várias coisas: os serviços que prestas, a equipa, os clientes com quem trabalhaste…

Há informação dispersa e isso pode diminuir as possibilidades de angariar o contacto do potencial cliente.

Para entenderes isto melhor, deixa-nos falar-te da regra sagradas das landing pages.

A regra sagrada das landing pages

Contrariamente a um site, uma landing page não tem distrações.

O foco do potencial cliente está num único sítio e, portanto, ele tem apenas duas opções:

  1. Cumprir a ação que pedimos dele – ou seja, passamos a ter o contacto desse potencial cliente;
  2. Fechar a página porque aquilo não lhe interessa particularmente.

Uma landing page não tem menu e não tem mais informação que aquela que é relevante para a ação que o cliente vai tomar.

Vejamos estes exemplos.

Este print é de uma parte da antiga homepage do site da Bizy:

exemplo website bizy

Este print é de uma parte de uma landing page da Bizy:

exemplo landing page bizy

No print em que podes ver o site da Bizy, há várias opções para escolher.

O menu tem 5 links, depois podes ver mais informações sobre o serviço de redes sociais, publicidade ou email marketing; depois ainda tem informações sobre como é trabalhar connosco.

Há muita coisa a acontecer e o utilizador pode sentir-se assoberbado com a quantidade de opções.

Nós sabemos, parece estranho. De uma forma similarmente lógica, diríamos que mais opções é algo bom porque assim o cliente escolhe o que quer.

Mas, para responder a isso, deixamos-te uma pergunta:

Se fores a um restaurante que tem 50 opções de pratos, e a outro que tem 10 opções de pratos, onde demoras menos tempo a escolher? Em qual dos restaurantes tomas uma decisão mais rápida?

Não querendo generalizar (mas já generalizando), o restaurante com 10 pratos vai sempre levar a uma escolha mais rápida e a uma experiência mais agradável.

E é aí que está a regra sagrada de criar uma landing page perfeita: simplificação.

Porque no print 2, da landing page da Bizy, a informação é mais direta ao ponto.

Há um eBook com 25 headlines para conteúdos. Queres ou não?

A decisão é rápida e o cérebro agradece.

Não tem de se cansar muito para decidir e isso joga a favor de nós, que temos o negócio e queremos mais leads.

Ao contrário de um site, a landing page não tem menu, não tem links para mais lado nenhum, e o potencial cliente realmente em apenas de decidir se quer aquela oferta e nos dá o email, ou se não é vantajoso para ele/a e sai da página sem fazer nada.

Uma landing page que cumpre estes requisitos é uma landing page que vai funcionar, mesmo que não esteja perfeita:

  • Não tem pontos de fuga (os tais links para outras páginas);
  • Tem uma única ação a cumprir;
  • Tem um bom copy para levar à ação.

Como criar uma Landing Page perfeita

Vamos começar por reforçar aqui um erro comum que muitos negócios cometem quando começam a pensar em landing pages e captação de leads: arrancar logo para a ferramenta sem pensar na base.

Quem já segue o nosso conteúdo há mais tempo (aqui pelo blog, no Instagram ou no YouTube) sabe da importância que damos à base.

Da mesma forma que ninguém aprende a correr sem antes aprender a andar, também para criar a landing page perfeita é preciso não pôr “a carroça à frente dos bois.”

Antes de falarmos de estrutura de landing page, ou sequer das ferramentas, é importante falarmos das 3 perguntas essenciais para criar uma landing page que realmente vai resultar.

As 3 perguntas essenciais

1 – Porquê uma landing page

landing page perfeita

A resposta natural e mais recorrente é: porque preciso de vendas.

Mas, na verdade, a razão de criar uma landing page e captar leads pode não ser exatamente essa.

Aliás, vender é uma consequência, algo secundário.

Em primeiro lugar, há muitas outras razões. Há muita coisa que acontece antes.

Se fores um prestador de serviços, podes estar a criar uma landing page para que os teus potenciais clientes agendem reuniões. Então esse é o teu objetivo principal e a venda é secundária.

Podes estar a oferecer um eBook com o objetivo de aumentar consciência de um problema ou desejo sobre o qual o teu cliente ainda não tem muita informação…

Se o cliente nem sabe que tem um problema, dificilmente te contrata ou compra de ti.

Então a razão de criar a landing page pode ser a de aumentar consciência sobre o teu produto ou serviço e, consequentemente, ter mais vendas.

Tens de ter clareza sobre a razão por que estás a criar esta landing page. Caso contrário, ela pode ficar confusa e não vai trazer o resultado que queres.

2 – Para quê

para que criar landing page

Esta pergunta tem mais a ver com o cliente que contigo.

Posso pegar novamente no exemplo do eBook, cujo objetivo é aumentar consciência sobre um problema ou desejo.

Podes escolher oferecer esse eBook para realmente te posicionares como um/a solucionador/a.

Ou podes oferecer uma reunião gratuita, eBook, aula, checklist, ou seja o que for, porque queres mostrar ao teu cliente que alternativas ele tem face às soluções que usa.

Exemplo: se o teu cliente usa Wix, podes educá-lo sobre as vantagens e a necessidade de mudar para WordPress.

Para além do porquê (que está mais relacionado connosco), temos de saber para quê (que está mais relacionado com o cliente).

3 – Para quem

landing page para quem

Qual é o mercado? Qual é o tipo de cliente que quero que chegue à minha landing page?

Falar para toda a gente é como não falar para ninguém. Tens de conseguir definir a persona ou o teu nicho.

Só assim vais conseguir perceber se o melhor é um eBook, reunião, aula gravada, etc.

Depois de responder a estas 3 questões – e apenas depois – podemos falar mais especificamente sobre as ferramentas para criar uma landing page.

Ferramentas indispensáveis

Para criar uma landing page perfeita, há algumas ferramentas que são indispensáveis.

Dependendo do tipo de objetivo que vai ser definido para a landing page, outras ferramentas podem ter de ser acrescentadas a esta lista (falamos delas mais abaixo).

Criador de páginas

Seja landing page ou outro tipo qualquer, aquilo que vamos fazer é criar, efetivamente, uma página.

Portanto, precisamos de ferramentas que nos permitam criar essa página.

Para quem (como nós) não entende muito de HTML e esse tipo de palavrões, temos uma excelente notícia: não é preciso saber ou perceber de HTML para criar uma boa landing page.

Felizmente, há muitos website builders (construtores de páginas) que funcionam de forma mais visual e com arrastar-largar (drag and drop).

Isto permite que literalmente qualquer pessoa possa construir uma página sem grandes conhecimentos web.

Para criar uma landing page, a nossa recomendação (e o que usamos quase sempre) é WordPress e Elementor.

Elementor é um plugin WordPress que permite fazer o que dissemos acima: construir páginas de forma totalmente visual.

É uma ferramenta que tem componente paga e gratuita. O gratuito é mais que suficiente para criar a primeira landing page e explorar a ferramenta.

Se preferires algo que te facilite a vida, temos um curso que te ensina tudo sobre como criar a tua primeira landing page.

O curso vai mesmo desde o zero (comprar domínio, alojamento e instalar WordPress), até à criação da estrutura da landing page.

Para usar WordPress + Elementor, é obrigatório ter um domínio e alojamento.

Para quem ainda não tem domínio e/ou alojamento, é possível criar landing pages com a ferramenta de email marketing.

A Bizy usa o MailerLite como ferramenta de email marketing e já usamos a funcionalidade de landing pages quando ainda não estávamos confortáveis para usar Elementor.

O MailerLite é totalmente gratuito até 1000 contactos, o que significa que pode ser uma ótima alternativa para quem quer construir uma landing page mais rápida e sem complicações.

Outras alternativas para construir páginas podem incluir:

  • Klickpages
  • Builderall
  • Wix
  • MailChimp
  • Active Campaign
  • Entre outros.

Ferramenta de email marketing

A ferramenta de email marketing é absolutamente indispensável.

É para lá que vão ser reencaminhados os emails que consegues captar na tua landing page e é a melhor forma de conseguires automatizar certos processos.

Mesmo que estejas a começar (ou especialmente quando estás a começar), o tempo é precioso. Tudo o que puderes deixar como automático, deixa.

Como já dissemos acima, usamos o MailerLite como ferramenta de email marketing.

Começamos a usá-la porque era a única que, num plano gratuito, incluía até 1000 contactos e automações. Algo que o MailChimp, por exemplo, não faz.

Estamos mesmo muito satisfeitas com a plataforma e por isso vamos continuar a recomendá-la.

Google Analytics

Sem dúvida, a melhor ferramenta de leitura de dados e é obrigatório estar instalada na tua landing page.

Para além de precisarmos de chamar pessoas para a nossa landing page, temos de tentar perceber que tipo de pessoas estão, realmente, a chegar a essa página.

O Analytics é o melhor amigo para nos ajudar a perceber isto tudo e muito mais!

É uma ferramenta gratuita, fácil de instalar, e que só ajuda. Não parte má nisto e, por isso, também não há mesmo desculpas.

Se tiveres dificuldades em instalar, a própria Google tem diversos artigos e vídeos com diferentes formas de instalar.

Para quem optar por usar WordPress, recomendo que instalem o plugin PixelYourSite ou Insert Headers & Footers para que seja mais simples de instalar o Analytics.

Uma chamada de atenção o Google Analytics: na altura em que escrevemos este artigo (Março de 2022) há 2 analytics: Google Analytics Universal e Google Analytics 4.

O Google Analytics Universal vai ser descontinuado em Junho de 2023. Ainda assim, recomendamos que instales as duas versões antes que o Universal seja descontinuado.

Bastam estas 3 ferramentas para já conseguires ter uma landing page que está pronta a funcionar e pronta a dar-te dados.

Ainda há outras ferramentas opcionais que recomendamos que instales em certos casos.

Ferramentas opcionais

Vamos chamar-lhes de “opcionais” porque, lá está, depende muito do teu objetivo.

O Facebook Pixel, por exemplo, é uma espécie de Google Analytics do Facebook.

Está aqui na parte opcional, mas, para nós, até podia muito bem ser obrigatória. Porque está toda a gente no Facebook.

Mais ou menos tempo, mas estão. Então nunca é demais instalá-lo.

Mas há negócios que preferem canais diferentes, como o LinkedIn ou o Pinterest.

Aqui o nosso conselho é que instales sempre a ferramenta de analytics das redes sociais que usas.

Na Bizy, usamos o Facebook, Instagram e Pinterest. Então temos instaladas as ferramentas de Facebook Pixel (que também funciona para Instagram) e o Pixel do Pinterest.

Para além destas ferramentas opcionais de analytics, também recomendamos:

  • Calendly ou TidyCal para quem está a criar uma landing page com o objetivo de agendar reuniões;
  • Hotjar ou Microsoft Clarity para conseguires perceber de que forma as pessoas estão a usar a landing page.

Copywriting para landing pages

copywriting para landing pages

Por esta altura, ou já tens muitas notas, ou muitas ideias.

Só depois de mais de meio artigo de blog é que faz sentido pensar no copywriting para a tua landing page perfeita.

O copy da landing page já está muito facilitado por todo o trabalho que fizeste lá atrás. Especialmente na parte das 3 perguntas essenciais.

O copy da tua landing page deve ser claro, direto ao ponto, e fazer sentido.

Isto quer dizer que deves pensar na estrutura da landing page da seguinte forma:

Promessa clara e direta

A primeira coisa que o potencial cliente vê quando entra na página tem de ser uma pequena promessa.

A promessa é uma frase em que tu mostras ao cliente o que ele vai ganhar ao cumprir a ação que queres que ele cumpra.

Para além disso, deve incluir uma chamada para a ação (CTA), seja o preenchimento de um formulário, o clique num botão, etc.

Reforço da dor ou desejo

A tua promessa vai sempre apelar a uma dor ou desejo que o teu potencial cliente quer ultrapassar ou alcançar.

Seja a necessidade de ter mais vendas, ter mais visibilidade, ou encher a agenda de consultas.

Se o potencial cliente não está ainda convicto com a promessa, deves explicar-lhe porque é importante ele cumprir a ação.

Demonstra autoridade

Vamos arriscar-nos nisto, mas queremos acreditar que não confiarias os teus dentes a um podologista só porque ele diz que tem um irmão dentista.

O que queremos dizer com isto é que deves dizer quem tu és e porque é que as pessoas devem confiar em ti.

Caso contrário, podes estar a fazer promessas vagas e não vais conseguir bons resultados.

Fala um pouco sobre ti na tua landing page e demonstra a tua autoridade no assunto.

A tua experiência profissional e académica são importantes e vão ter um peso muito grande no teu potencial cliente.

Dicas para melhores resultados

A landing page perfeita não vai ficar pronta à primeira.

Podes já tirar o cavalinho da chuva e desculpa se te estou a dar más notícias.

A primeira landing page é sempre pior que a segunda tentativa, que vai ser pior que a terceira tentativa, e por aí vai.

Mas vamos já deixar-te algumas dicas para ires testando e melhorando a tua página que ela esteja sempre o mais próximo da perfeição.

Teste A/B

De uma forma muito simplista e resumida, fazer um teste A/B é pedir a uma determinada ferramenta (seja o construtor de sites, a ferramenta de anúncios, ou a ferramenta de emails) que divida o público a meio e, de forma totalmente aleatória, faça com que cada metade veja uma página diferente.

teste a/b

Quando queres tentar perceber se um promessa funciona melhor que outra, ou se uma cor de fundo é melhor que outra, podes ver qual funciona melhor através de um teste A/B.

Para isso tens apenas de criar 2 versões da mesma landing page e depois a ferramenta faz o resto.

É uma forma simples e rápida de analisar alguns elementos mais simples.

Landing page curta VS landing page longa

Isto, por exemplo, pode ser um bom teste A/B.

Será que o teu público prefere páginas mais longas ou mais curtas?

Regra geral, criar landing pages mais longas são as melhores quando o nível de consciência do teu potencial cliente é mais baixo.

Ou seja, se estás a tentar atrair para uma reunião alguém que nunca fez email marketing, mas os teus serviços são de email marketing, a tua landing page pode precisar de ser maior para explicares em mais detalhe todas as vantagens do serviço.

Já no caso de o nível de consciência ser mais alto (o cliente já sabe que precisa do que vais vender), a página pode ser mais curta e direta ao ponto.

Dores VS Desejos

Outro exemplo de um bom teste é tentar perceber se o teu público é mais atraído por uma dor ou um desejo.

O nosso instinto primitivo é muito protetor. E vai sempre tentar que façamos o que nos protege mais.

Perante estes dois cenários, o cérebro primitivo vai ser atraído para o cenário 2.

  • Cenário 1 – Vou investir 50€ para ganhar 200€;
  • Cenário 2 – Vou manter estes 50€ comigo porque estes estão garantidos.

O medo de potencialmente perder 50€ é mais forte que a vontade de poder ganhar 200€.

Mas não somos todos iguais. E há pessoas que vão sentir-se mais atraídas pela potencial solução de um problema, enquanto outras vão sentir-se atraídas pelo potencial de alcançar um desejo.

Quando estiveres a criar uma landing page, experimenta algumas versões.

Por um lado, cria algo como “vou ensinar-te a aumentar a rentabilidade dos teus clientes usando email marketing” – que apela ao desejo.

Por outro lado, cria algo como “vou mostrar-te como estás a perder dinheiro ao não usar email marketing” – que apela a uma dor.

Público amplo VS público hiper-segmentado

Esta dica é para quem faz anúncios em Facebook e Instagram.

Tendo em conta resultados e testes recentes, aconselhamos vivamente a que testes estas duas variações de público.

Com a atualização do iOS 14.5, muitos dados e segmentações de utilizadores foram perdidos. E isso pode ser uma benção ou uma dor de cabeça.

Deixa um dos públicos de forma quase ou totalmente aberta, segmentando apenas por idades. A ideia aqui é ter um potencial público-alvo muito grande e deixar que o algoritmo nos traga as melhores pessoas.

Ao mesmo tempo, faz anúncios para um público mais segmentado, que tem gostos similares aos teus e/ou vai totalmente de encontro à persona.

Mede resultados e vê o que funciona melhor para ti.

Conclusão

Ao longo deste artigo, tentamos explicar-te de forma breve como podes criar uma landing page perfeita.

Falamos sobre a base que é preciso criar ainda antes de começar a usar ferramentas e sobre como isso pode influenciar largamente os teus resultados.

Também vimos que criar a landing page perfeita não é algo que se vai conseguir à primeira tentativa.

É um trabalho que exige cuidado, dedicação, e bastantes testes.

Com as dicas que tens aqui, e que são as mesmas que seguimos para nós, é garantido que podes criar uma excelente landing page e começar a captar contactos.

Se estiveres com vontade de pôr a mão na massa e precisares de alguém que te acompanhe passo a passo, podes clicar aqui e comprar o nosso curso Como Criar a tua Primeira Landing Page.


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