Há uns tempos, uma mentorada nossa estava a conversar connosco, na plataforma do VAmos! Club.
O VAmos! Club é uma membership para assistentes virtuais da qual somos co-fundadoras. Podes conhecer o projeto carregando aqui.
Estávamos a falar sobre serviços de escrita, nomeadamente copywriting, storytelling e criação de conteúdos.
Como acontece com cada vez mais pessoas, existia nela uma relação muito próxima entre copywriting e content writing (escrita e criação de conteúdo). Ao ponto de pensar que se tratavam de uma coisa só.
Mas não podia estar mais errado.
Copywriting é uma coisa. Content writing é outra coisa. E storytelling outra coisa é.
Existe uma grande diferença entre copywriting e content writing.
Cada um tem o seu objetivo e propósito, mesmo que, em certas alturas, se possam complementar.
Diferença entre copywriting e content writing?
O que é copywriting?
Copywriting é escrita persuasiva e é geralmente aplicado quando a pessoa ou empresa que o aplica tenta levar uma pessoa à ação: deixar o seu email, fazer um pedido, fazer uma compra, etc.
Ou seja, copywriting tem como objetivo a tomada de uma ação.
Fazer a pessoa agir e reagir a algo que leu, ouviu ou viu.
O que é content writing?
Content writing (escrita e criação de conteúdo) é o mais usado em marketing de conteúdo.
O seu objetivo e propósito é o de informar e educar a audiência e não necessariamente levar alguém a fazer o que quer que seja.
E esta é a primeira grande diferença entre os dois.
Existe content writing que aplica copywriting?
Sim, muitas vezes! Os emails são um bom exemplo disso.
Quando o email marketing é bem feito e o email é bem estruturado, tem uma estrutura semelhante a esta:
- Chamada de atenção
- História (storytelling)
- Educação/informação
- Chamada para a ação
Esta estrutura é o que faz com que os emails tenham maior taxa de abertura e clique.
Existem outros, no entanto, que são apenas educativos e informativos.
Esses, normalmente, são o suporte para algum próximo email que seja quase inteiramente focado em copywriting e na ação que queres que o cliente tome.
Porque deves usar content writing e copywriting na tua estratégia de marketing
No Marketing, como noutras coisas, não existe preto e branco, nem verdades absolutas. O mesmo se aplica na explicação desta diferença entre copywriting e content writing.
Tu deves conduzir os teus próprios testes e aplicar a tua própria identidade e forma de ser ao negócio.
Respondendo agora à pergunta: deves usar ambos porque os dois complementam-se.
Já tínhamos dado uma pequena pista sobre isto há alguns parágrafos até.
O content writing vai educar a tua audiência e informá-la de forma séria para que ela tenha perfeita noção da ação que vai tomar quando aplicares copywriting.
É como quando estás a pensar em que computador comprar.
Podes aconselhar-te junto do funcionário da loja, pedir a opinião educada, e depois tomar a decisão.
No caso do conteúdo na internet (seja ele por email, website, anúncios, etc.), a educação vai até ao cliente.
Nós somos a parte interessada em educar para garantir que o cliente está no momento certo para comprar, de forma a ser um cliente que faça uma compra educada.
É importante que o cliente esteja no melhor nível de consciência relativamente ao produto, caso contrário só te dá dor de cabeça.
O conteúdo (content writing) vai ajudar-te a garantir que o teu cliente é um cliente consciente.
É, por isso, importante que o teu plano de conteúdos seja super relevante e de grande qualidade.
O copywriting vai garantir que o cliente consciente toma a ação que queres que ele tome.
É, por isso, importante que tenhas clareza sobre o caminho que queres que os teus clientes percorram no funil e qual a ação que vais pedir que tomem.
Conclusão: qual o melhor?
Apesar de existir esta diferença entre copywriting e content writing, pode um ser aplicado sem o outro?
Na nossa mais modesta opinião, pode.
A criação de conteúdo de valor sobrevive sem o copywriting. Pois o conteúdo é educativo ao ponto de te tornar uma autoridade.
No entanto, torna-se mais difícil monetizar todo esse conteúdo. Se o objetivo é fazer disso um negócio, não aconselhamos que apenas se aplique content writing.
O copywriting também sobrevive sozinho – e melhor que o content writing.
Porque o copywriting, mesmo que seja menos educativo que o content writing, continua a ter de ser educativo para conseguir funcionar bem.
Logo, funciona melhor sozinho que o content writing.
Ainda assim, o potencial dos resultados aumenta quando ambos são bem aplicados.
A Bizy começou por apenas criar conteúdo de valor (content writing) e foi melhorando nesse sentido.
As lives de quarta-feira no YouTube, às 16h, são um exemplo de bom conteúdo, sem o objetivo de vender, que nos trazem retorno.
No entanto, sem que tivéssemos aplicado copywriting bem construído ao longo da jornada, não teríamos os resultados que temos atualmente.