A Marisa adora ler e os livros têm-nos trazido muitos conhecimentos que não encontramos de forma tão organizada na internet.
No que diz respeito a Storytelling, esta estratégia aplicada ao marketing já é utilizada há algum tempo.
Não, storytelling marketing nos negócios não é de agora e não é uma moda.
Já por cá anda há imenso tempo!
Há tempo suficiente, inclusive, para já termos uma lista de 3 livros essenciais que te recomendamos para impulsionar o teu negócio com storytelling marketing – especialmente se ainda estás a dar os primeiros passos.
3 livros para impulsionar o teu negócio com storytelling
Primeiro Pergunte Porquê

Aposto que estavas à espera que fossemos logo falar do Donald Miller, não?
Mas a verdade é que, sem um porquê, sem uma razão, o storytelling não faz sentido.
Uma das grandes bases das histórias que contamos está na Jornada do Herói.
A Jornada só existe verdadeiramente quando há um ponto de início, um conflito, e um objetivo que é preciso atingir.
O objetivo tem sempre uma razão de ser:
- Tens de aprender a lutar para vencer a luta que te vai dar novamente o respeito que mereces;
- Tens de aprender inglês porque queres ir viver para o Reino Unido e isso é, neste momento, uma dificuldade;
- Tens de vingar no mundo do digital porque já não suportas trabalhar num escritório e entre 4 paredes.
Todas as frases acima têm os seus Porquê bem definidos.
Simon Sinek fala muito bem sobre a verdadeira razão de muitas empresas vingarem e outras não.
E está tudo muito relacionado com o Porquê.
Sem dúvida que este deve ser o primeiro antes de qualquer outro se queres mesmo impulsionar o teu negócio da forma certa.
Building a StoryBrand

Agora sim, o Donald Miller e o seu lugar de destaque no pódio!
Em 2020, quando ainda tentávamos encontrar a nossa marca e posicionamento online, surgiu no Bookdepository (o website onde a Marisa compra a maioria dos livros em inglês) o Building a StoryBrand.
Nunca tinha ouvido falar de storytelling aplicado ao negócio e ao marketing, mas pesquisou algumas coisas sobre o escritor, gostou do que viu, e depois foi o livro que impulsionou o nosso negócio como nenhum outro.
O livro é um autêntico plano de marketing como não há outro.
Sem essas coisas do KPI’s, que, sim, são importantes, mas não absolutamente essenciais quando começas a construir o teu branding.
É preciso estabelecer prioridades e o Building a StoryBrand é um guia no verdadeiro sentido da palavra.
Só em 2020, a Marisa leu-o 2 vezes e tenciona voltar a ler depois de terminar o Marketing Made Simple, também do Donald Miller.
Ideias que Vencem

Este livro foi daqueles que demorou um pouco para terminar, mas que valeu cada segundo.
A Marisa comprou-o por recomendação de 2 dos mentores e ia sem grande expectativa.
Mas é um livro cheio de case studies que prova, uma vez mais, o verdadeiro poder do storytelling no marketing.
O livro tem explicações muito boas sobre porque é que determinadas marcas conseguem perdurar por anos, enquanto outras perdem-se pelo caminho.
Ideias que Vencem é co-escrito por dois irmãos que queriam, antes de mais nada, perceber a razão pela qual alguns mitos urbanos, por mais estranhos que fossem, eram contados ano após ano.
Depois, aplicaram esses conhecimentos e estudos ao marketing e aos negócios, para estudar algumas marcas.
As semelhanças eram gigantes e estava comprovada a teoria do que te pode ajudar a criar uma marca que tem impacto.
A importância da leitura nos negócios
A leitura é imprescindível para teres sucesso? Não.
Aliás, deixa-te disso de ouvir e acreditar que existe uma fórmula de sucesso, porque não há. Só há trabalho e tentativa-erro.
Mas, se a leitura ajuda na jornada para o sucesso? Sim!
Imenso.
Aliás, basta ver que muitas das grandes mentes gostam de ler e partilham isso mesmo.
Mas há também pessoas de sucesso que, aparentemente, nunca pegaram sequer num livro.
Não é o que lês ou aprendes que faz o teu sucesso, mas aquilo que aplicas.

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