Marketing de Conteúdo para Redes Sociais

Tempo de Leitura: 7 minutos

É seguro dizer que o Marketing de Conteúdo está na moda?

Não, acreditamos que não.

Porque Marketing de Conteúdo NUNCA saiu de moda e nunca deixou de ser importante.

Ainda há algumas pessoas que duvidam que o Marketing de Conteúdo possa ser aplicado a redes sociais – e não só a Blogs, como antigamente.

Mas Marketing de Conteúdo para Redes Sociais é o que vende actualmente.

E vende bem!

Mas vamos por partes (e com calma) para não confundir tudo.

Marketing de Conteúdo: O Que É e Como Aplicar

Se pesquisar no Google pela definição de Marketing de Conteúdo tem resultados suficientes para ler durante vários anos!

Mas, se fosse isso que quisesse saber, não estaria a ler este artigo 😉

Então vamos dar-lhe a nossa versão da definição de Marketing de Conteúdo, que é a combinação de várias outras e da nossa experiência também.

Marketing de Conteúdo é o método através do qual educa a sua audiência para que se tornem compradores em vez de meros seguidores.

Esta é a forma mais simplista como vemos o marketing de conteúdo para redes sociais (e mesmo aplicado a este blog).

De nada vale ter 200 publicações ou 200 artigos de blog se a pessoa que consome esses conteúdos (lê, vê ou ouve) não sofre uma pequena transformação.

A pequena transformação dá-se quando a pessoa se apercebe que aquela peça de conteúdo realmente mudou a sua perspectiva sobre um determinado problema ou frustração.

Por exemplo, uma das razões por que está a ler este artigo é porque potencialmente tem uma das seguintes dúvidas:

  • Quer saber o que é marketing de conteúdo, mas tudo parece vago;
  • Não sabe como aplicar marketing de conteúdo;
  • Pensa que marketing de conteúdo é só para blog e não consegue transportar isso para as redes sociais.

A principal razão pela qual as redes sociais não funcionam para algumas empresas e negócios, a razão pela qual não têm mais clientes, é precisamente a falta de conteúdo transformador.

À data de publicação deste artigo, temos já outros que mencionam a importância de ter um plano de conteúdos para as redes sociais.

Pode rever esses artigos clicando nos links abaixo:

Abra os links numa outra aba, mas NÃO os leia antes de terminar de ler este artigo.

Então, como deve aplicar uma estratégia de marketing que tenha conteúdo relevante ao ponto de gerar uma pequena transformação em alguém?

Há algumas dicas a seguir, mas conforme-se com o facto de que nem todas vão funcionar se não estiver disposto a investir tempo ou dinheiro (contratando uma assistente virtual que o faça por si ou o ajude):

  • Dica 1: Escolha as Suas Redes Sociais

Não, não é para estar presente em TODAS!

Você não tem tempo, nem dinheiro – e, mesmo que tenha, tenha cuidado com isso de estar em todo o lado.

O seu cliente ideal não está em todo o lado, por isso de nada vale deitar dinheiro fora ao trabalhar uma rede social em que ele não está.

  • Dica 2: Pesquise Pelos Concorrentes e Veja o Que Estão a Fazer

Não ponha “gosto”, não siga essas pessoas, mas todos os dias visite os seus perfis nas redes sociais para tentar perceber o tipo de conteúdos que fazem.

Veja o que fazem mais. Serão vídeos? Carrosséis? Stories (no caso do Instagram)?

E quanto a seguidores, o que comentam mais? Que tipo de publicações? Os concorrentes respondem a comentários?

Dica extra: se o concorrente não responde a comentários, responda você e ganhe autoridade e valor.

Depois aproveite todo o conteúdo com que os seguidores deles mais interagem e modele esse conteúdo para si.

Lembre-se: modelar não é o mesmo que copiar.

Modelar significa pegar no tema do conteúdo (exemplo: marketing de conteúdo para redes sociais) e explicá-lo à sua maneira – tal como estamos a fazer aqui neste momento.

Na internet, não se inventa conteúdo (ou raramente se inventa).

O que acontece é uma modelação – uma nova forma de explicar.

Porque, tal como na escola não vamos dávamos bem com a forma de ensinar/explicar de todos os professores, nem toda a gente vai gostar/se identificar com a forma de explicar do concorrente.

E você pode ter conteúdo bem mais rico, bem mais simples, que cative seguidores que se identificam consigo.

As pessoas identificam-se com pessoas. E compram de pessoas.

Se não aprender mais nada com este artigo, grave pelo menos a frase acima. Vamos ate repetir:

As pessoas identificam-se com pessoas. E compram de pessoas.

  • Dica 3: Faça Conteúdo que seja, também ele, Modelável

Um bom conteúdo, é conteúdo que pode usar em vários formatos:

  • Publicação simples (imagem e/ou texto);
  • Vídeo;
  • Carrossel;
  • Stories;
  • Artigo de Blog;
  • Podcast;
  • Potencialmente outros.

Nem sempre as pessoas vêem vídeos (por exemplo), logo, é preciso criar outras formas de os impactar (isto é, outras formas de chegar até elas e de elas interagirem).

É, até, conteúdo que pode dividir em vários pequenos vídeos para formar ainda mais conteúdo.

Quando estiver a pensar no seu plano de marketing de conteúdo, pense na forma como o pode re-aproveitar.

As 3 dicas acima dizem COMO APLICAR a estratégia de Marketing de Conteúdo para que possa gerar uma pequena transformação.

Agora vamos ver a aplicação desta estratégia das redes sociais Facebook e Instagram.

Marketing de Conteúdo para Redes Sociais

marketing de conteudo para redes sociais

Porquê Facebook e Instagram?

Porque são as redes sociais com que mais trabalhamos e as que mais conhecemos.

Se falássemos de estratégias ou outras coisas que não aplicamos para nós, este artigo seria apenas mais um – e não geraria tanta transformação.

Aproveitamos agora para inclusive partilhar os nossos links para que nos possa seguir no Facebook e no Instagram (basta clicar em cima dos nomes).

Partilhamos lá conteúdo com muita regularidade.

Facebook

É muito importante começar por dizer isto: o que funciona hoje pode não funcionar amanhã.

O Marketing muda a toda a hora e nem tudo o que vamos abordar aqui pode funcionar para si e para o seu negócio.

Aquilo de que vamos falar é da nossa experiência e da experiência de clientes e colegas que tiveram sucesso.

O primeiro passo para aplicar uma estratégia de marketing de conteúdo nesta rede social é, antes de mais, compreender a rede social.

O que é o Facebook? Quais os recursos mais utilizados? O que fazem os utilizadores no Facebook?

De uma forma geral, o Facebook é uma rede de grupos (não no sentido literal, mas já lá vamos).

Está lá o nosso grupo de família, o grupo de amigos, os grupos dos nossos interesses, etc.

É uma rede social em que comunicamos com pessoas mais próximas de nós (daí dizermos que é uma rede de grupos).

Que recursos mais se utilizam hoje em dia no Facebook?

  • Grupos fechados (aos quais podemos chamar de Comunidades);
  • Grupos de eventos (mais abertos, mas igualmente exclusivos);
  • Páginas de eventos (onde temos actualizações mais constantes);
  • Conversas em grupo.

Isso não quer dizer que você apenas utilize estes recursos ou utilize todos, mas são os mais usados actualmente (tendo em conta que este artigo foi escrito em Outubro de 2020).

Ter pessoas a gostar da sua página de Facebook não significa, portanto, que essa pessoa já esteja pronta para comprar.

Da mesma forma que nada vale ter 5000 “gostos” se não está a gastar dinheiro com a rede social.

Isso mesmo, gastar dinheiro. Já lá vamos também.

Se o público do Facebook é um público que dá mais valor a um grupo exclusivo ou semi-exclusivo, faz todo o sentido ter uma estratégia de marketing de conteúdo que inclua acessos e conteúdos especiais a um grupo fechado, por exemplo.

Nesses casos, nas suas publicações você deve entregar conteúdo de valor MAS indicar sempre que é no grupo fechado que interage mais e onde inclusive responde a determinadas perguntas.

Fazer isto, não só justifica o facto de não publicar todos os dias (se for o seu caso), como “aguça o apetite” para que as pessoas se juntem no seu grupo.

E essas pessoas são as mais próximas de si e aquelas que interagem mais consigo, com a sua marca e o seu produto ou serviço.

Instagram

No Instagram, os conteúdos são um pouco diferentes.

O Instagram é uma rede social de maior interação e alcance orgânico pelas 1001 funcionalidades que tem:

  • Feed do perfil – onde tem as suas publicações;
  • Stories – trechos de 15seg em cada vídeo que ficam disponíveis apenas durante 24h;
  • IGTV – vídeos com duração entre 1-60 minutos. Há uma aba separada no perfil;
  • Reels – vídeos de 15 ou 30 segundos que pode montar com outros mini-vídeos e personalizar a seu gosto. Há uma aba separada no perfli;

Actualmente (e embora nem todos acreditem nisso, acreditamos ser a versão mais próxima da verdade), é através do feed (ou seja, de publicações no perfil) que vai atrair novas pessoas, mas vai ser nos stories que vai conseguir fidelizar e ganhar seguidores.

Porque se costuma dizer isto?

Porque no feed pode atrair pessoas que procuram pelo seu produto ou serviço, mas é nos stories que essas pessoas o conhecem – a si, a pessoa por detrás de tudo.

E, se se recorda:

As pessoas identificam-se com pessoas. E compram de pessoas.

Já lá vai o tempo em que se comprava exclusivamente por preço.

Hoje compra-se o produto/serviço e a pessoa por detrás de tudo.

E o Instagram é a rede social da relação – a rede social que torna desconhecidos em pessoas conhecidas, e depois em clientes.

Quando está a planear o seu marketing de conteúdo para esta rede social, deve ter em conta as várias funcionalidades e dedicar um determinado dia a cada uma.

Isto sem nunca deixar de publicar stories.

Há um número certo de stories por dia?

Depende do seu nicho e público-alvo.

Mas, regra geral, o alcance e interacção são maiores quando publica mais de 10.

O Que Não Pode Faltar no Marketing Para Redes Sociais

Planeamento e Tráfego Pago.

Ou seja:

  • Saber o que postar, quando postar e como postar (criar uma linha editorial que ajude a atingir o objectivo);
  • Gastar dinheiro com a rede social (tal como tínhamos abordado lá em cima).

O tráfego pago, em particular, deve ser feito porque o conteúdo orgânico (não pago) tem um alcance infinitamente mais baixo (até 10% dos seus seguidores) que o alcance do tráfego pago.

Usando matemática básica:

Uma página tem 5000 seguidores. Se os conteúdos chegarem a 10% das pessoas, vai chegar a apenas 500. E só àqueles que mais interagem (que muitas vezes são amigos e familiares que nem compram).

Então e os outros 4500?

Esses só os vai atingir fazendo anúncios online – o tal tráfego pago.

E é nesta parte que você pode pensar que não resulta, porque investiu dinheiro em anúncios através do botão “promover”, mas não gerou vendas.

Isso tem tudo uma razão lógica que vamos tentar explicar por miúdos:

  • Botão Promover: usa segmentação básica (ou seja, pode anunciar para determinadas idades e interesses); gasta todo o orçamento num único anúncio;
  • Gestor de Anúncios do Facebook: usa segmentação concreta (ou seja, anuncia directamente para o seu público-alvo); gere o orçamento para vários públicos; gere o orçamento para vários anúncios ao mesmo tempo.

Ou seja, é como perguntar a alguém: “Preferes gastar 100€ num único casaco, ou queres usar 100€ para comprar 3 casacos?”

E a resposta óbvia (esquecendo marcas e afins) é: gastar 100€ em 3 casacos.

Estes são, então, os passos a seguir para uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo para Redes Sociais:

  1. Escolher as Redes Sociais com base no público-alvo;
  2. Desenhar um Plano de Conteúdos – e segui-lo;
  3. Distribuir esses conteúdos organicamente e com tráfego pago.

Há mais passos? Sem dúvida que sim!

Mas começa-se com o base e depois vai-se subindo o resto dos degraus 🙂

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