Ficamos sempre muito contentes sempre que alguém diz que o email morreu e que já ninguém o usa.
Sabes porquê?
Porque é menos uma pessoa a usá-lo da forma correcta, o que significa que empresas como a Bizy vão continuar a ser importantes e relevantes durante MUITO tempo!
O email NÃO morreu. O email ainda é a melhor ferramenta para comunicar com os clientes.
E, por isso mesmo, o email marketing é muito importante para negócios e empresas – seja de que tamanho for!
Sempre que falamos de ferramentas de email marketing, no entanto, muitos dos nossos clientes ficam de pé atrás.
O Email Marketing NÃO Morreu – e ainda traz muito retorno!
Uma das razões por que ficam de pé atrás é a que já indicamos acima: pensar que já ninguém usa o email.
Isso é a mesma coisa que dizer que ninguém usa o Facebook para negócios.
Se pensas assim, podemos garantir que estás a deixar milhares de euros fora da porta!
A segunda razão é porque pensam que os ferramentas de email marketing são extremamente complicadas.
Há, como em tudo, opções para todos os gostos.
Neste artigo, focamos nas 3 ferramentas mais simples e práticas para que qualquer pessoa (mesmo sem experiência) possa começar já a usar o email para comunicar com clientes.
3 Ferramentas de Email Marketing para Iniciantes
Todas as ferramentas de que vamos falar têm versões pagas e gratuitas.
Aconselhamos sempre que inicies com as gratuitas e vás testando antes ainda de investir.
1. Mailerlite
Esta é a ferramenta que usamos atualmente.
O Mailerlite é gratuito até 1000 contactos e foi a nossa escolha para email marketing por duas razões que consideramos essenciais:
- Permite automatização (ao contrário do MailChimp);
- Design simples e visual dos emails;
- Fácil construção da automação.
Para além destas, e especialmente para quem não tem website, também podes criar Landing Pages (páginas de captura de contactos).
O Mailerlite é, para nós, a ferramenta mais completa tendo em conta as nossas necessidades.
Temos recomendado a vários clientes e parceiros, mas também admitimos que nem tudo são rosas.
Infelizmente, já tivemos problemas com algumas automações numa altura de lançamento por causa da atualização da plataforma, o que nos dificultou muito a comunicação com os interessados no lançamento.
Mas o suporte foi absolutamente fenomenal e ajudou-nos rapidamente.
2. Closum
O Closum é um software 100% português que é ideal para quem tem serviços e deseja maioritariamente enviar emails em massa.
É muito simples de usar, embora não nos pareça tão intuitivo como o Mailerlite.
Permite criar Landing Pages com muita facilidade e também é muito fácil criar um email e uma sequência de automação.
O Closum tem, sim, uma grande vantagem em relação ao Mailerlite: o envio de SMS marketing.
Tem ainda uma grande biblioteca de email e SMS marketing que faz inveja a muitos cursos online!
3. Klavyio
O Klavyio é a ferramenta que mais recomendo para quem tem lojas online – especialmente se forem lojas Shopify!
As duas ferramentas são como almas gémeas e funcionam muito bem em conjunto!
No Klavyio podes até segmentar os contactos com base nas categorias de produtos que viram na loja online, o que é excelente para emails hiper personalizados.
É uma plataforma que usamos em 70% dos nossos clientes de ecommerce e que dá frutos.
Não é a mais barata, no entanto.
O plano gratuito apenas permite 250 contactos.
No entanto, podes fazer logo automações, mesmo não pagando a ferramenta.
Se tens uma loja online, aconselhamos-te vivamente a experimentar o Klavyio!
Não te esqueças: o Email não morreu
Nem nunca vai morrer.
Se queres perceber melhor a sua importância, pensa connosco: se amanhã ficares sem redes sociais (por exemplo), qual é a única forma de contacto com o cliente? Os contactos diretos.
E isso inclui o email.
Outro exemplo: revê o teu comportamento.
Não consultas o email todos os dias?
“Mas isso é porque sou empresário”, podes estar a pensar.
O utilizador comum também consulta o email todos os dias. Especialmente agora que tem o email “no bolso.”
Comunica com os clientes de todas as formas que conseguires. Mas, se tiver que deixar alguma para trás, que nunca seja o email.
Queres receber as nossas newsletters semanais? Preenche o formulário abaixo. Podes cancelar a qualquer momento.
Thank you!
You have successfully joined our subscriber list.