Mulheres Empreendedoras: à conversa com Micaela Guimarães

Tempo de Leitura: 3 minutos

Quem gosta vai e faz.

Todas as histórias merecem ser partilhadas.

A Bizy teve a honra de entrevistar mais de uma dezena de mulheres empreendedoras que partilharam connosco a sua história: as partes boas, as partes menos boas, e as partes incríveis.

A Micaela Guimarães tem 31 anos, vive no Porto, e a pessoa que dá vida à Foschino Pets.

A marca nasceu do gosto pelos animais e da necessidade que surgiu com a sua própria cadela.

A Micaela, como muitas empreendedoras, reune em si todos os papéis da Foschino Pets: administração, comunicação, eventos, produção, etc..

Mulheres Empreendedoras: um resumo da conversa com Micaela Guimarães

A Micaela diz que sempre teve em si o espírito de empreendedora. Mas como surgiu o projecto?

Em 2015 ofereceram-me uma cadela – portanto, a coisa mais normal do mundo! (…) E ela ficava a dormir na sala, com a sua mantinha. Mas quando deixava de estar aconchegada pensei “tenho que inventar uma cama qualquer que tenha um cobertor preso!

Na família temos uma empresa de fabrico de colchão e foi fácil de pensar na ideia. Queria algo básico: lavável (a maioria das camas não é) e com um cobertor incorporado.

Percebendo que havia mais pessoas e animais na mesma situação, apercebeu-se de que havia ali uma necessidade de mercado.

A nível online, será que a Micaela sente que os clientes ainda têm desconfiança na comunicação?

Ainda há alguma desconfiança, mas confesso que incluir o separador de Críticas/Feedback fez toda a diferença!

O facto de a marca ser vendida em pontos físicos também ajudou bastante nas redes sociais, porque ajudou a credibilizar. Especialmente em zonas de mais longe, como em Lisboa (por exemplo).

Na pré-entrevista, a Micaela diz ter sentido algumas dificuldades com duas coisas: afirmar-se na indústria têxtil e ser jovem e mulher.

A indústria e os fornecedores da indústria é um muito um mundo de homens. Há muitas mulheres, mas não na linha da frente, a regatear preço, decidir o produto, etc.

No início eu ainda era “pequena”, não tinha grandes transacções, e ainda não dominava o produto. Precisava de explicações, e eles estão muito habituados a fazer isto de homem para homem e sem explicações. Ao ponto de numa experiência um fornecedor chamar um estagiário para me ajudar dizendo até “atende aí essa senhora que as senhoras não sabem o que querem.”

Quando comecei a dominar os termos técnicos, as coisas começaram a fluir muito melhor.

Não é fácil ser-se empreendedor. Especialmente com dificuldades que muitas vezes são secundárias e pouco faladas. Mas alguma vez a Micaela pensou desistir?

Pensei muitas vezes em desistir. Às vezes ainda penso (risos). É a fragilidade de se estar sozinho no negócio.

Profissionalizar o negócio também é chegar ao momento em que percebemos que, à medida que o investimento aumenta, também as despesas e a responsabilidade aumentam.

Mas aprendi muito com este projecto. Foram muitas conquistas a nível pessoal e interno (gestão de tempo, prioridades, gerir frustrações e ambições), mas também a nível profissional e de conhecimento técnico (fabrico, empreendedorismo, posicionamento, mundo online, etc.).

O conselho da Micaela para quem quer começar um negócio:

Penso que a primeira coisa para se ter sucesso é acreditar em nós mesmos e naquilo que é a nossa ideia de negócio. Acreditar com unhas e dentes.

A segunda coisa é gostar de trabalhar.

Ao longo deste percurso conheci pessoas muito criativas, mas que não gostam de “pôr as mãos na massa.” E, para se conseguir ter sucesso, tem que se gostar genuinamente de trabalhar. Sem importar se é domingo, se são 11 da noite.

A conversa com a Micaela foi certamente especial. A temática (animais) é-nos muito querida e é muito bom perceber que há pessoas a lutar pelo conforto dos animais e, especialmente, a lutar contra estereótipos. Sem desistir, sem baixar a cabeça, sempre com foco em conseguir algo melhor.

O nosso muito obrigado por esta oportunidade!

Se ficou com vontade de conhecer a Foschino Pets, visite a Página de Facebook e Instagram. O Website está ainda em construção, mas certamente a chegar.

Deixe um comentário

Olá 👋 Podemos ajudar?