O mundo atual é virtual e grande parte da população vive online.
Onde? Nas redes sociais.
O Facebook continua a ser uma das redes sociais mais importantes na vida das pessoas.
Mas também para todos os negócios, especialmente os mais pequenos.
E há várias razões que justificam aqueles 30 minutos diários extra que tens de passar a atualizar a tua página.
No entanto, neste artigo vamos falar apenas das 3 maiores razões para manter o teu Facebook atualizado.
3 maiores razões para manter o teu Facebook atualizado
1. O teu negócio precisa de clientes e os clientes precisam de saber que estás disponível
A tua venda começa na atenção ao cliente e na forma como o tratas.
Se fazes com que o cliente se sinta especial, então já estamos a meio caminho.
Com certeza já deves ter reparado que algumas páginas de marcas, serviços e empresas de que gostas no Facebook têm um pequeno pop-up a indicar o tempo médio de resposta às mensagens enviadas.
Este tipo de publicidade – porque acaba por se tornar nisso mesmo – é excelente quando o teu cliente procura uma resposta rápida e sabe que a tua empresa não vai desiludir.
Mantém o teu tempo médio de resposta o mais baixo possível e procure responder a todos os contactos que lhe chegam.
Ao responder a um cliente pouco tempo depois de ele te enviar mensagem, estás a abrir um canal de comunicação que te vai permitir diferenciar-se da concorrência.
Enquanto o cliente fala contigo, estás a permitir-lhe interagir com um ser humano capaz de o ajudar a tomar a melhor decisão.
Os nossos clientes têm atualmente tempos médios de resposta que variam entre 30 minutos a 2 horas.
Alguns já cresceram por simplesmente se dedicarem aos seus clientes nas redes sociais e a prestar-lhes o melhor serviço possível.
Talvez o teu cliente não compre o produto nesse mesmo dia. Talvez até nunca compre.
Mas na altura de recomendar um especialista, a tua empresa será a primeira em que vai pensar e vai ser o teu serviço que vai recomendar.
2. Construir uma relação mais próxima com o cliente
Há pouco falamos da importância de uma resposta rápida para criar interação entre a marca e o cliente.
Esta segunda razão é um complemento à primeira.
Fomentar o conceito de lealdade do cliente é muito mais fácil no Facebook que através de e-mail.
Se a grande maioria das pessoas (isto é, dos seus clientes) estão nas redes sociais, é lá que o teu conteúdo também tem que estar.
Não apenas e-mail, mas num local que facilmente acedem e onde possam interagir.
Se o conteúdo é interessante, a vontade de o partilhar é maior.
E, ao partilhar ou até comentar o conteúdo da tua empresa, estás automaticamente a beneficiar do melhor marketing: o passa palavra.
Ao partilhar conteúdos que sejam relevantes para as pessoas que gostam da tua página, estás a construir (mesmo sem intenção) uma base de dados de clientes ou futuros clientes.
Pessoas que vão pensar em ti e na tua marca quando precisarem de um especialista na sua área.
Pensa assim: se precisas de um serviço de carpintaria, o que fazes?
Talvez procures no Google por algumas empresas nas redondezas, mas é ao Facebook que vais quando precisas de informações mais relevantes.
Nomeadamente, informações sobre a experiência de outras pessoas.
3. A concorrência também já lá está
Ou pelo menos é seguro assumir que sim.
Se 1.19 biliões de pessoas têm perfis no Facebook, e sendo esta uma rede social de grande importância para os negócios, há uma grande probabilidade de a tua concorrência já ter uma página.
E o teu negócio não pode ficar para trás.
Estar no Facebook com a concorrência significa que os clientes também vão passar a encontrar o teu negócio e não só o dos outros.
E, para ti, também significa que podes espreitar o conteúdo dos teus concorrentes e ver o que fazem bem e o que fazem menos bom.
O Facebook tem uma ferramenta muito útil para que possas ter um acesso rápido e fácil à concorrência.
Chama-se “Pages to watch” (em inglês) e permite-te adicionar até 5 empresas.
Uma vez adicionadas, basta aceder à ferramenta e ver de que forma estão a crescer.
Analisar a concorrência nas redes sociais pode ser uma ferramenta incrível para fazer crescer o teu negócio.
Constatar o que está a funcionar (ou não) nos outros negócios pode ajudar-te a poupar tempo e recursos em tentativas.
Começa já a usar o Facebook para o teu negócio.
Criar uma página é gratuito e demora menos de 5 minutos.
Depois, o teu trabalho passará por manter essa página atualizada.
São formas simples e gratuitas de obter novos clientes, fidelizar os já existentes e também publicitar o teu negócio.