Muita coisa aconteceu no Instagram em 2020.
Com o lançamento do Instagram Reels , o Instagram respondeu à popularidade crescente do TikTok .
No que toca a compras , o Instagram também evoluiu e criou as suas próprias lojas.
Com o Instagram Guides, passámos a ter uma forma de reutilizar o nosso próprio conteúdo.
Mas o Instagram continua a evoluir e a crescer, e para nos prepararmos para o novo ano, aqui ficam as 8 principais tendências do Instagram para 2021.
8 Tendências do Instagram para 2021
Crescimento do Reels
A tendência do Instagram nº 1 é o crescimento dos Reels.
Todos sabemos que o vídeo é a forma mais envolvente de conteúdo digital online, mas a nossa capacidade de manter a atenção já não é o que era!
A popularidade de plataformas como o Snapchat, TikTok, Instagram Stories e Reels, fizeram com que o público tenha a expectativa de receber conteúdo de consumo rápido.
Por esta razão, e perante a ameaça constante do scroll, o vídeo curto tornou-se no formato por excelência para fazer passar a nossa mensagem no Instagram.
E o facto de o Instagram ter colocado o ícone mesmo a meio do painel de opções é um sinal indicativo da sua importância!
Para promover a utilização de novas funcionalidades, o Instagram dá um pequeno boost aos que primeiro as adotam.
Por isso, se a visibilidade e o alcance são o que procuras alcançar, aderir ao Reels o mais rapidamente possível irá fazer com que a tua conta esteja em vantagem!
E não só!
Os Reels vão também crescer como plataforma a partir da qual vai ser possível fazer compras, criando uma experiência integrada de compra.
Tendo em conta o alcance orgânico fantástico que os Reels têm, vai ser uma excelente oportunidade para pequenos negócios crescerem a sua base de seguidores e clientes.
Otimização de conteúdo
Devido às mudanças que surgiram na pesquisa (Explorar) do Instagram, acreditamos que o SEO vai finalmente chegar em força ao Instagram, tal como acontece noutras plataformas (YouTube, blogs, etc).
A atenção dada às captions (legendas) e keywords (palavras chave) vai ser muito maior.
Vamos começar a ver um maior rigor na seleção das palavras e termos usados na descrição de um post, de modo a conter exatamente as palavras que as pessoas pesquisam!
Tudo isto para obter um maior alcance orgânico.
Reutilização de Conteúdo de Outras Plataformas
Com o crescimento do Reels, outra das tendências do Instagram é ter cada vez mais conteúdo a ser reutilizado de outras plataformas como o TikTok.
Veremos também posts e stories a reutilizar, por exemplo, Tweets ou a fazer print screens de outras plataformas.
Se consideramos que isto é positivo? Bom… sim e não!
Sim porque o conteúdo, deste modo, consegue chegar a mais pessoas.
Não, pois acreditamos que o conteúdo deve ser adaptado a cada uma das plataformas, e não apenas um copy paste (copiar-colar)!
Instagram Shopping
O uso das redes sociais para dar um impulso nas compras online veio para ficar, e o Instagram tornou-o mais fácil com as Instagram Shops e os posts a partir dos quais é possível fazer compras.
De acordo com o Facebook, 70% dos consumidores já usam o Instagram como fonte de inspiração/pesquisa para as suas compras.
Então, faz todo o sentido alargar as possibilidades das redes ao desenvolvimento de uma experiência integrada de compra.
E o Instagram está a fazê-lo em força, sendo esta uma das tendências do Instagram esperadas para 2021!
Atualmente é possível comprar a partir da página de pesquisa, do Reels, de lives, de stories, de posts no feed e dos Guides.
E isto é, mais uma vez, muito importante para pequenos negócios.
Instagram Stories
As stories estão em alta, e mais do que nunca, a ganhar terreno face aos posts estáticos.
As pessoas não querem ver um conteúdo extremamente trabalhado, com base em guiões ou templates.
Querem algo autêntico, cru, genuíno.
Querem ver as caras e as personalidades por detrás das marcas.
E o stories é o local perfeito para tal!
Mesmo que não sejas a pessoa com o maior à vontade com a câmara, vai experimentando, a pouco e pouco!
Instagram Lives
Se muita gente tem receio de aparecer em stories, ainda mais gente tem receio de aparecer em lives!
Mas a pandemia veio trazer a necessidade de providenciar conteúdo de forma simples, barata e direta, fosse ele relacionado com aulas de culinária, maquilhagem, fitness, venda de vestuário, entretenimento (temos, em Portugal, o excelente exemplo do Bruno Nogueira com o programa Como é que o Bicho Mexe).
De acordo com o BusinessInsider, os lives cresceram 70% em 2020 e não se prevê um abrandamento em 2021.
E um grande sinal de que os lives são, efetivamente, uma grande ferramenta para chegar a uma maior audiência, foi o facto de o Instagram ter aumentado a duração máxima destes de 1h para 4h.
Somando a isto o facto de este conteúdo poder ser depois reutilizado de diversas formas, consideramos ser outra das grandes tendências do Instagram para 2021.
Posts em Carrossel
Já várias vezes dissemos que a melhor forma de passar uma mensagem é através do Storytelling, ou seja, contando uma história.
E, por vezes, fazê-lo numa só imagem, num post do feed, pode ser extremamente desafiante!
É aqui que entram os carrosséis do Instagram.
Com um máximo de 10 imagens, temos muito mais espaço para contar a nossa história, a história da nossa marca, educar os nossos seguidores, apresentar um desafio e uma solução, etc.
E é essa a magia do carrossel… entusiasmar-nos o suficiente numa imagem para querermos saber o que está na outra, e na outra, e na outra, até chegarmos ao fim!
Instagram Guides
Para já, esta funcionalidade ainda está um pouco escondida e ainda é pouco conhecida.
Há quem já esteja a usá-la, mas ainda não tem grande visibilidade.
No entanto, acreditamos que o algoritmo será ajustado de modo a, no futuro, sermos notificados quando alguém cria um Guide.
E se ainda não sabes o que são os Guides, fica um exemplo: imagina que tens 5 posts que falam sobre 5 passos para atingir um determinado objetivo.
Em vez do teu seguidor ter de ir à procura desses teus 5 posts, podes criar um guia onde reúnes os 5 posts e crias quase como que um artigo de blog.
Interessante, não achas?
Conclusão
A ferramenta cresceu de forma incrível desde que ficou sob a alçada do Facebook.
Mas acreditamos que o ano atípico de 2020 tenha potenciado ainda mais o crescimento do Instagram – mais do que o previsto.
As mudanças vão continuando a acontecer e, se reparares, todas as 8 tendências do Instagram para 2021 que mencionamos têm um elemento comum: a experiência do utilizador.
Portanto, usando-as corretamente, podes elaborar uma estratégia de marketing no Instagram que te vai deixar um passo à frente da concorrência!
Vais apostar em alguma destas tendências?