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12 Recursos para que nunca te faltem ideias para conteúdos

A criação de conteúdos requer tempo, esforço e recursos.

E é mais difícil do que parece!

Nos dias que correm, se não estivermos regularmente onde os nossos clientes estão, com conteúdo que seja relevante para eles, estamos a perder oportunidades!

Mas a criação de conteúdo pode ser um processo longo e cansativo, se não tivermos à nossa disposição ferramentas que nos ajudem nessa tarefa.

Neste artigo falámos sobre como planear conteúdo mas… como ter conteúdo para planear?

Há várias ferramentas que podem ser nossas aliadas no momento de pesquisar e criar conteúdo. 

Assim, apresentamos 12 recursos para que nunca te faltem ideias para conteúdos, e todos GRATUITOS!!

12 Recursos para que nunca te faltem ideias para conteúdos

Caixa de Perguntas do Instagram

Não há melhor forma para obter ideias para conteúdos que perguntar diretamente ao teu público!

Interagir com os teus seguidores nos Stories e, usando a caixa de perguntas, perguntar diretamente o que querem saber, quais as suas dúvidas e questões é, sem dúvida, a melhor forma de obteres feedback.

Feedback esse com o qual poderás trabalhar de modo a trazeres o melhor conteúdo possível para a tua audiência!

Se ainda tens receio de começar a fazer stories, espreita o StoryMaster, o curso da Bizy que te põe a fazer stories em 14 dias.

Google Keyword Planner

Apesar de ser uma ferramenta desenhada para os anúncios do Google, pode ser usada para encontrar palavras ou frases relacionadas com o teu negócio/tema que queres pesquisar.

Esta ferramenta dá-te uma ideia da frequência com que certas palavras são pesquisadas e de como essas pesquisas mudaram ao longo do tempo.

O Google Keyword Planner é uma ferramenta multifuncional que pode ajudar com grande parte das tuas necessidades de pesquisa e planeamento de palavras-chave.

A partir daí, podes usar essa informação para elaborar conteúdos incrivelmente úteis para os teus clientes ideais.

Mas esta não é a única ferramenta gratuita do Google que pode ajudar a que que nunca te faltem ideias para conteúdos!

Google Trends

O Google Trends pode ajudar a perceber a evolução da popularidade de um tema, termo ou tópico de pesquisa, no universo de todas as pesquisas que são feitas na pesquisa do Google.

Introduz um termo de pesquisa e vê como esse termo tem evoluído ao nível do tempo.

Assim ganhas informação de modo a criares conteúdo associado a tópicos que apresentem uma tendência crescente e estejam a ganhar tração junto do público.

Podes pesquisar em períodos temporais específicos assim como em regiões do globo/países.

Google Alerts

O Google Alerts permite a criação de alertas para um determinado tema.

Isto fará com que recebas, diariamente, um email com informação sobre sites/artigos onde o tema que selecionaste foi mencionado.

É mais uma fonte de inspiração para que não te faltem ideias para conteúdo!

Google Auto Suggest 

Uma das ferramentas mais úteis e que está à distância de um clique é o Google Auto Suggest.

Provavelmente usas a pesquisa do Google diariamente e já reparaste que, à medida que vais escrevendo o teu termo de pesquisa, o Google vai sugerindo terminações para esse termo.

É exatamente aí que podes encontrar novos tópicos para falar sobre o teu nicho!

Also Asked

Para dar resposta às dúvidas do nosso público, temos de saber quais as perguntas que são colocadas.

AlsoAsked.com é uma das ferramentas mais eficazes que podes utilizar para te ajudar a encontrar as perguntas para as quais precisas de otimizar o teu conteúdo.

Esta ferramenta (permite 10 pesquisas gratuitas por mês) devolve os dados “People Also Asked” (o que as pessoas também pesquisaram), dando-te uma visão das pesquisas de cauda longa e, o que é importante, define a relação entre tópicos e perguntas.

Answer The Public

Referimos atrás que deves otimizar a pesquisa sobre as perguntas que são feitas sobre um dado tema, como parte da tua estratégia de SEO.

Quanto mais informação tiveres sobre as questões colocadas, mais capaz serás de responder às diferentes perguntas e providenciar conteúdo valioso.

O AnswerThePublic permite 2 pesquisas gratuitas por dia, e, quando pesquisamos por um termo, devolve combinações de pesquisas.

Usa o AnswerThePublic em combinação com o AlsoAsked para melhores resultados!

Ubersuggest

Ubersuggest é uma ferramenta de SEO gratuita, especializada na geração de novas ideias de palavras-chave.

Funciona através da análise de palavras-chave, backlinks e dados de domínio para ajudar a ter uma ideia precisa do seu valor e da sua competitividade

Podes digitar uma palavra-chave dentro da barra de pesquisa e ver todos os dados importantes que a ferramenta te devolve para que possas analisar.

Comparativamente à ferramenta anterior, permite 3 pesquisas diárias.

Quora

O Quora tornou-se numa plataforma cheia de ideias de conteúdo.

É possível obter imensa informação sobre as questões mais colocadas sobre um dado tema, assim como as respostas que são dadas providenciam bons insights sobre o assunto, tal como ideias para conteúdo!

Reddit

Tal como o Quora, o Reddit é um local excelente para encontrar discussões sobre um dado tópico, perceber quais as maiores dúvidas associadas a um determinado tema, e quais as respostas questão a ser dadas.

O facto de um tema específico ser tema para um tópico é sinal de que há uma audiência à procura de resposta para essa questão.

SparkToro

SparkToro posiciona-se como uma forma de “descobrir instantaneamente o que o teu público lê, observa, ouve e segue”.

Infelizmente, ainda não funciona bem com a língua portuguesa. Mas podes sempre utilizá-la em inglês!

Através desta ferramenta (que permite 10 pesquisas mensais) podes ganhar insights sobre os hábitos e comportamento do teu público alvo e quais são os seus interesses.

Quanto mais adaptado for o teu conteúdo, maior sucesso terás!

Pesquisar a concorrência

Por fim, a mais simples de todas as formas de recolher ideias para conteúdos… analisar a concorrência.

Pesquisá-la nas redes sociais e analisar o feedback/comentários da audiência !

Mas atenção, falamos de analisar e não copiar!

Podes reunir inspiração nos seus conteúdos, ler os comentários e perceber quais as questões mais colocadas pelo público do concorrente, de modo a que também tu possas abordar essas questões no teu conteúdo.

Conclusão

Uma das coisas mais valiosas que temos é o nosso tempo!

E, como vês, há pelo menos 12 formas de poupar tempo usando ferramentas que nos permitem mais facilmente recolher ideias para conteúdos!

Portanto, não podes usar a desculpa da falta de tempo, nem a desculpa de não saber de que falar…

Porque tens 12 excelentes recursos de ideias para conteúdo!

Conheces mais alguma ferramenta? Partilha connosco!