Aposto que já ouviste falar sobre a importância do email marketing e sobre o facto de ser a estratégia de marketing com o ROI mais alto do mercado (até 4200%).
É possível que isso te tenha levado a pesquisa no Google sobre qual é a melhor plataforma de email marketing para ti.
E é ainda mais possível que tenhas ficado confuso com tanta oferta e tantas funcionalidades e características.
O objetivo deste artigo é ajudar-te a escolher a melhor plataforma de email marketing para ti e para o teu negócio com base em 3 fatores:
- O que tu vendes
- O quanto estás disposto a pagar pela plataforma
- Que objetivos tens para o email marketing
Mas vamos começar pelo princípio.
PS: se preferires ver este conteúdo em vídeo, vai até ao fundo do artigo. Tens um vídeo que te explica tudo o que está neste artigo.
O que é Email Marketing
De uma forma bem direta ao ponto e sem rodeios, Email Marketing é a comunicação de marketing por email.
Ou seja, sempre que queres enviar alguma informação em massa, seja ela sobre uma promoção, uma novidade ou o que for, podes fazer esse envio para todas as pessoas que fazem parte de uma lista.
Implementar uma estratégia de email marketing é o que te permite:
- Perder menos oportunidades de negócio;
- Aumentar as tuas vendas de forma automática ou semi-automática;
- Fazer com que seja mais fácil vender mais que uma vez à mesma pessoa;
- Conectar-te com a tua audiência de uma forma que o teu concorrente nunca vai conseguir copiar.
Se queres saber mais sobre esta estratégia poder ler o guia definitivo de email marketing neste link.
Como escolher a melhor plataforma de email marketing em 3 passos
A escolha de uma ferramenta de email marketing é muito mais importante que o que possa parecer.
Trocar de uma plataforma para outra dá muito trabalho. Logo, tens de a escolher pensando nos teus objetivos a longo prazo.
É por isso que a escolha da plataforma tem de depender daqueles 3 fatores e não daquilo que os outros dizem ser melhor.
A melhor ferramenta para uma loja online não é necessariamente a melhor para uma empresa de decoração de interiores.
Portanto, a resposta à pergunta “qual é a melhor” é um “depende.”
Mas depois deste artigo vai ser capaz de escolher a melhor plataforma para ti com base naquilo que tu precisas.
Passo 1) O que tu vendes
Quando disse que o email marketing é uma estratégia extremamente poderosa e com um retorno sobre o investimento altíssimo estava mesmo a falar a sério.
A questão é que isto só é possível se realmente souberes como a usar.
As 3 plataformas de email marketing com que nós mais trabalhamos são o Mailerlite, o ActiveCampaign e o Klavyio.
Todas são diferentes e respondem a necessidades diferentes.
Na grande maioria dos casos, a nossa recomendação é mesmo o Mailerlite.
Mas esta plataforma é e especialmente boa para prestadores de serviços (advogados, veterinários, gestores de redes sociais, etc.) ou infoprodutores de qualquer área
Nesse caso, esta plataforma é uma escolha acertada para ti porque é uma plataforma que tem uma versão gratuita infinitamente melhor do que qualquer outra.
No plano gratuito podes:
- Ter até 1000 contactos;
- Enviar até 12.000 emails por mês;
- Utilizar as automações de forma ilimitada.
O terceiro ponto, em particular, não é normalmente de graça.
Se és um prestador de serviços ou um infoprodutor que ainda está a começar a usar email marketing e tens uma lista de 200, 300 ou 500 pessoas, já pode usar os benefícios do plano gratuito.
Podes ter uma automação que ative o envio de um email sempre que alguém tenta marcar uma reunião ou uma consulta, ou sempre que alguém compra alguma coisa.
Se, por outro lado, tiveres uma loja online, o Klavyio é o recomendado na maioria dos casos.
Se a tua loja está alojada em Shopify, o Klavyio será mesmo a melhor opção. As duas ferramentas são como almas gémeas e funcionam lindamente em conjunto.
Passo 2) Quanto estás disposto a pagar pela plataforma de email marketing
Como em tudo, há opções mais baratas ou mais caras.
Das 3 plataformas que recomendamos, o Mailerlite é a mais barata, com um plano gratuito muito completo e os restantes planos a começar em 8€ por mês.
Mas se a tua loja online realmente está alojada em Shopify, faz muito mais sentido pagar os 20$ por mês (para o plano mais baixo) pelo potencial retorno que podes tirar de lá.
O quanto estás disposto a pagar tem de estar relacionado com o quanto esperas ter de retorno.
Nem sempre o mais barato é o melhor, como nem sempre o mais caro é o melhor.
“Marisa, mas não tenho forma de investir já no Klavyio porque estou a validar a ideia.”
Então aí faz todo o sentido optares por uma plataforma mais barata numa fase inicial e depois fazer a troca para uma melhor.
O ponto central é este: o preço é um ponto importante, mas não deve ser o mais importante.
Por isso é que também tens de pensar no objetivo.
Passo 3) Que objetivos tens para o email marketing
Isto é, se queres utilizar mais automações ou menos, se queres que o email seja responsável pela maior parte da tua faturação, etc.
Se o email vai ter um papel preponderante no teu negócio, tens de escolher uma ferramenta que seja robusta e te dê a resposta de que precisas, independentemente do investimento associado.
Qual a pior ferramenta de email marketing
Da nossa experiência, o Mailchimp é a pior ferramenta de email marketing da atualidade.
Há alguns anos, era a ferramenta de eleição. Permitia até 2000 contactos, o que a tornava muito apetecível.
No entanto, é uma plataforma que parece que ficou parada no tempo e se tornou cara ao longo dos anos.
Além dos aspetos financeiros, também os aspetos técnicos ficam aquém.
O Emailtooltester faz testes regulares para medir a entregabilidade dos emails.
O MailChimp estava na linha vermelha até meados de 2023, mas parece ter recuperado vantagem nos últimos tempos.
Se a plataforma se continuar a reinventar e a trazer mais segurança para quem envia email marketing talvez mudemos a nossa opinião.
Plataformas de email marketing que recomendamos
Mailerlite
Esta é a ferramenta que utilizamos nos nossos serviços e produtos desde que começamos.
O plano gratuito é excelente e somos reconhecidos em Portugal como parceiros e experts da marca.
Podes inscrever-te através do nosso link de parceiro e utilizar a plataforma gratuitamente durante 14 dias (ou até atingires os 1000 subscritores).
A plataforma tem os seus erros e limitações, mas tem sido exímia a responder às nossas necessidades e à da maioria dos nossos clientes.
ActiveCampaign
Talvez seja correto dizer que é uma espécie de Mailerlite adulto.
É mais robusto e pode incluir um módulo de CRM e SMS Marketing, que ajuda a complementar as restantes estratégias da empresa.
O preço é bastante diferente do Mailerlite, mas pode justificar o investimento no caso de empresas que procuram uma visão mais 360º dos seus esforços de marketing.
Klavyio
Ideal para quem tem lojas online, especialmente se estiverem alojadas em Shopify.
Esta ferramenta tem um poder de segmentação muito grande e podes criar estratégias brutais para a tua loja online.
O preço não é tão amigo como o do Mailerlite, mas o potencial destas segmentações vai fazer-te agradecer a ti mesmo por teres escolhido esta plataforma de email marketing para a tua loja online.
Conclusão
A escolha da melhor plataforma de email marketing vai sempre depender do que procuras.
Não te deixes ir atrás de modas sem considerar os teus objetivos, o quanto queres pagar e aquilo que o teu negócio vende.
A tua plataforma de email marketing deve servir os teus interesses.
Se precisas de ajuda para criar e implementar uma estratégia de email marketing para a tua empresa, agenda uma consultoria gratuita de 20 minutos connosco.
FAQ: Perguntas frequentes
Escolher a plataforma correta evita trabalho desnecessário no futuro, permite um melhor aproveitamento das funcionalidades e garante que a estratégia de email marketing esteja alinhada com os teus objetivos.
Os três fatores fundamentais são: o que vendes, o quanto estás disposto a pagar e os teus objetivos para o email marketing.
Para prestadores de serviços, o Mailerlite é uma excelente opção devido ao seu plano gratuito robusto, permitindo automações ilimitadas e o envio de até 12.000 emails por mês.
Para lojas online, especialmente se estiverem alojadas em Shopify, o Klavyio é a melhor opção devido à sua forte integração e capacidades avançadas de segmentação.
Não. O preço deve ser um fator a considerar, mas não o único. A escolha deve estar alinhada com o retorno esperado e com os objetivos do negócio.