sequência de carrinho abandonado

Como criar sequência de carrinho abandonado em 3 passos

Sabias que a cada 100 pessoas que visitam na tua loja online entre 5-8% adicionam produtos ao carrinho?

Talvez soubesses disso, sim.

Mas sabias que nem todas as pessoas voltam para finalizar a compra?

E que nem todos os que geram referências multibanco ou MBWays fazem, efetivamente, o pagamento?

As empresas em Portugal ainda estão a deixar muito dinheiro em cima da mesa pela falta de uma sequência de carrinho abandonado.

Além de ser uma ótima forma de recuperar uma boa parte de todas as vendas que ficam “encalhadas” no carrinho, este processo é totalmente automático.

Portanto, qual é a desculpa para não criares uma automação de carrinho abandonado que vende por ti enquanto dormes?

Neste artigo vou mostrar-te como podes criar uma sequência de carrinho abandonado em apenas 3 passos.

O que é o carrinho abandonado

Imagina que estás num shopping e tem mais de 50 lojas onde podes escolher a tua roupa e acessórios.

Podes entrar em todas elas, mas não significa que vás comprar alguma coisa em todas elas.

De cada vez que entras numa loja, tornas-te um visitante.

De cada vez que experimentas roupa, tornas-te um potencial cliente.

De cada vez que fazes uma compra, tornas-te cliente.

Acontece algo similar no online, mas desta forma:

  • De cada vez que entras numa loja online, tornas-te um visitante.
  • De cada vez que adicionas ao carrinho, tornas-te um potencial cliente.
  • De cada vez que fazes uma compra, tornas-te cliente.

No entanto, tal como acontece no shopping, há muitas compras que vais adicionar ao carrinho que não vais comprar.

Seja porque a loja não te inspira confiança ou porque simplesmente desististe.

No entanto, deixas todos os teus itens no carrinho na mesma, abandonando-o como está.

Um carrinho abandonado é isso: um carrinho que ficou esquecido por alguém que, por um motivo ou outro, não avançou com uma compra.

Abaixo podes ver as estatísticas médias mundiais de abandono de carrinho:

estatística carrinho abandonado

Fonte

Olhando para o mês de novembro de 2024, 8 a cada 100 visitantes de uma loja online deixava um carrinho abandonado.

Como recuperar um carrinho abandonado

Como já consegues ver, há muito dinheiro naqueles 8 carrinhos que foram abandonados.

E uma das coisas que tens de fazer é garantir que tens tudo montado para reduzir ao máximo o número de carrinhos que realmente ficam abandonados.

Uma das melhores estratégias é criar uma sequência automática de recuperação de carrinho, que com 3 a 5 emails tenta fazer com que a pessoa que abandonou o carrinho finalize a sua compra.

Embora seja muito difícil recuperar todos os carrinhos, recuperar 20% já vai fazer com que o teu negócio seja mais rentável sem teres de aumentar o teu investimento em publicidade paga.

E como é que crias essa sequência?

Continua a ler porque tens aqui tudo.

Como criar sequência de carrinho abandonado em 3 passos

Passo 1) Segmentação do público

Nem todas as pessoas abandonam realmente o carrinho.

Portanto, o primeiro passo de todos é a segmentação do público para que não estejas a enviar sequências de carrinho abandonado a quem já fez compras ou a quem acabou de entrar na tua newsletter.

O meu conselho é que cries uma tag ou grupo que se chama “Compradores 3D” onde vais ter todas as pessoas que fizeram compras nos últimos 3 dias.

Porquê 3 dias?

Porque, regra geral, esta sequência não dura mais de 3 dias. E as pessoas vão entrando e saindo desse grupo/tag automaticamente.

Depois, quando estiveres a criar a automação de carrinho abandonado, excluis todas as pessoas que tiverem essa tag ou estiverem nesse grupo.

Passo 2) Escrever os emails

Escreve pelo menos 3 emails para enviar a quem abandonou o carrinho.

A minha sugestão é que escrevas um super copy para o assunto e 3 emails que te ajudem a vender o teu produto.

Tipos de conteúdos que podes incluir nesses emails:

  • Email 1: curto e direto ao ponto. Relembra a pessoa que não finalizou o carrinho;
  • Email 2: prova social. Fala sobre a experiência de outras pessoas quando compraram contigo e volta a convidar para finalizar a compra;
  • Email 3: oferece um desconto para a pessoa finalizar a compra. Só aconselho o envio de desconto neste email para que os teus clientes não se habituem a comprar só com descontos.

Lembra-te: o copy destes emails é fundamental para gerar resultado.

Passo 3) Testar e otimizar

Personaliza esses emails.

Com ferramentas de email marketing, podes adicionar o nome da pessoa para que pareça que foi enviado exclusivamente para ela.

Além disso, podes também mencionar especificamente os produtos que ela tem no carrinho, o que torna a tua comunicação altamente personalizada e direcionada.

Sempre que o marketing parece direcionado ao cliente, ele sente-se mais próximo da empresa e com mais confiança para comprar.

Ferramentas para criar automação de carrinho abandonado

Como referi acima, é importante que uses ferramentas de email marketing para que a sequência de carrinho abandonado funcione da melhor forma.

Há 1001 plataformas de email marketing no mercado e a que é melhor para mim pode não ser a melhor para ti.

Portanto, vou deixar-te a minha opinião sincera depois de trabalhar com dezenas de empresas, de dezenas de nichos.

  • Se tens uma loja online em Shopify: usa Klavyio. Se estiveres a começar também podes usar o Shopify mail, mas o ideal é mesmo Klavyio;
  • Se és infoprodutor ou prestador de serviços: usa Mailerlite. É uma ferramenta muito barata para tudo o que oferece e altamente intuitiva;
  • Se tens uma loja online em WooCommerce, usa Mailerlite também. Podes usar o Klayvio e aproveitar as funcionalidades que tem, mas temos tido bons resultados entre WooCommerce e Mailerlite. Existe ainda a possibilidade de utilizar plug-ins específicos dentro do teu WordPress, mas não te conseguido recomendar nenhum. Recomendo apenas aquilo que uso.

Melhores práticas para criar sequências de carrinho abandonado em WooCommerce

Se estiveres a usar um plug-in para WooCommerce e estiveres a enviar emails diretamente do WordPress, garante que tens acesso a estas funcionalidades:

  • Consegues controlar o conteúdo dos emails;
  • Consegues controlar os timings de envio dos emails;
  • Consegues ver todas as pessoas que passaram pela automação e compraram e as que não compraram.

Estas informações são muito importantes e fazem parte das melhores práticas para quem envia diretamente do WooCommerce.

Se, por outro lado, tens alguma ferramenta de email marketing específica, garante que a integração está completa para que nenhuma informação se perca.

Melhores práticas para criar sequências de carrinho abandonado em Klavyio

O Klavyio é uma espécie de alma gémea do Shopify e um Ferrari do email marketing para lojas online.

As funcionalidades que inclui permitem-te tirar partido de muitos dados e conhecimento.

Estas são algumas das melhores práticas para carrinhos abandonados em Klavyio:

  • Garante que tens as segmentações devidamente criadas;
  • Envia os 3 emails num intervalo de tempo não superior a 36h (para não perder os dados de carrinho).

Melhores práticas para criar sequências de carrinho abandonado em Shopify

O Shopify também já permite enviar emails diretamente para recuperar vendas, informar de atualizações de stock, etc.

É uma boa alternativa para quem está a começar, mas não considero que seja para manter “para todo o sempre” – até porque como não é uma plataforma especializada em email marketing vai perdendo muita informação e contexto.

Quando fazes sequências de carrinho abandonado em Shopify garante que:

  • Não misturas as automações de carrinho abandonado e a de pagamento não finalizado;
  • Podes editar o conteúdo do email;
  • Podes fazer o envio do email a partir do teu próprio domínio.

Melhores práticas para criar sequências de carrinho abandonado em Mailerlite

O Maierlite vai ser excelente para recuperação de carrinhos de lojas online e recuperação de clientes de serviços ou infoprodutos.

A plataforma é muito intuitiva e basta que sigas estas boas práticas para tirar o máximo partido dela:

  • Garante que tens a tua lista dividida em grupos;
  • Garante que cada produto/categoria de produto/serviço tem o seu próprio grupo;
  • Garante que a sequência pára o envio de emails sempre que o cliente finaliza a compra.

Melhores práticas para criar sequências de carrinho abandonado na Hotmart

A Hotmart também sofre do mesmo que as lojas online: muita gente a chegar ao checkout, mas menos gente a fazer o pagamento.

A Hotmart não tem, atualmente, uma ferramenta própria para recuperação.

Mas a plataforma integra com várias ferramentas de email marketing que podem fazer o envio da sequência de carrinho abandonado.

Alguns exemplos:

  • ActiveCampaign;
  • ConvertKit;
  • Hubspot;
  • Brevo (antigo Sendinblue);
  • AWeber
  • Entre outros que poder ver aqui.

Conclusão

As sequências de carrinho abandonado são uma forma muito barata de recuperar dinheiro que já considerarias perdido.A implementação de uma sequência destas é muito rápida e podes fazê-la tu mesmo, com as informações que tens aqui, ou podes enviar-nos um pedido para que sejamos nós a implementar por ti.


FAQ: Perguntas frequentes