Ter Tempo é Importante

O tempo é o recurso mais escasso que temos e é, ao mesmo tempo, aquele a que menos damos valor.

Pensa nas horas passadas no trânsito.

É tempo perdido, desperdiçado, que podias ter passado com a tua família.

Talvez tempo que podias ter dedicado a estudar com o teu filho. Ou a jogar algum jogo com ele.

Os portugueses passam, em média, perto de 1h por dia no trânsito.

Isto equivale a 30 horas por mês.

Se esta métrica não te assustou pensa assim: para uma pessoa que ganhe um salário mínimo de635€, é o equivalente a perder quase 200€ por ano.

Ter tempo é importante. Está na altura de lhe darmos mais valor

É mais que habitual contarmos as peripécias de outros tempos a amigos e familiares.

Os tempos de secundário, universidade, ou as viagens que foram feitas há tempos.

E sempre que o fazemos, olhamos para esse tempo com um misto de melancolia e alegria.

Pois são alturas da nossa vida que acabamos por comparar à vida que levamos atualmente.

E, não pouco frequentemente, pensamos que aproveitamos aquele tempo ao máximo.

Mas então porque não aproveitamos agora? O que mudou?

Muitos vão dizer que “a vida aconteceu“, ou que “os filhos são a prioridade e o tempo é todo para eles“, ou até que “o trabalho é dono e senhor do meu tempo.

E não podíamos estar mais em desacordo.

Ter tempo é importante e dá saúde. Física, psicológica, seja ela qual for, mas dá saúde.

Aquele teu amigo que vai ao ginásio 2 vezes por semana durante 1h30 é uma pessoa mais leve porque tira esse tempo para ele mesmo.

Aquele casal que vai jantar e ao cinema a cada duas semanas e que deixa os filhos com os avós ou os padrinhos, é mais feliz porque compreendem a necessidade de terem tempo para si mesmos.

O tempo não é como o dinheiro

Que hoje se gasta e amanhã se ganha.

O tempo passa e não o recuperas nunca mais.

É preciso dar mais valor ao tempo e à forma como o gastas. É preciso dar mais importância à gestão de tempo.

Gestão de tempo não passa apenas por conseguir fazer 20 coisas em 2 horas.

Gestão de tempo significa estabelecer metas que possam ser cumpridas dentro do prazo estabelecido, sem que a sua execução te leve a um esgotamento.

Muitos empreendedores, especialmente novos empreendedores, passam mais de 12 horas a trabalhar no seu projeto ou empresa.

E embora seja possível manter este ritmo durante os primeiros meses, vai ser impossível mantê-lo sem abdicar de alguma coisa:

  • a tua vida pessoal (namorada/o, esposa/marido, viagens, etc.);
  • a tua saúde (fisicamente é esgotante, psicologicamente ainda mais);
  • a tua rendibilidade (estar esgotado leva a erros e podem levar-te a perder clientes e vendas também).

Nenhum dos cenários acima é bom e todos estão longe de ser idílicos.

Um bom empreendedor é, acima de tudo, um bom gestor de tempo uma pessoa produtiva.

Kenneth Blanchard e Spencer Johnson são 2 empreendedores que inclusive têm um livro muito famoso (e de leitura obrigatória para empreendedores) intitulado O Gestor-Minuto.

Este livro já tem uma segunda publicação, adaptada aos tempos atuais, e é o ponto principal para que qualquer empresa (micro, pequena, grande, multinacional e mesmo freelancers a título pessoal) possa fazer crescer a sua faturação e o seu lucro.

O Gestor-Minuto é uma obra prima que, em suma, te faz ver que o tempo é o teu recurso mais valioso.

E todos os objetivos do livro centram-se em tornar-te (a ti) e ao teu negócio no mais rentável possível no menor tempo possível.

Um exemplo prático são as reuniões entre colaboradores.

Reuniões entre colaboradores são normalmente destinadas a analisar e definir objetivos e métricas.

E muitas vezes são uma perda de tempo para o empreendedor/gestor e para os funcionários também.

Corta-lhes o ritmo de trabalho e a produtividade, talvez numa altura em que até estavam a ser mais produtivos.

Neste caso, e tendo em conta que os objetivos são estabelecidos com base em métricas passadas, o empreendedor/gestor deve fazer essa própria análise e informar os seus colaboradores em conformidade.

No caso de discordância, então aí sim pode agendar-se uma reunião entre ambos ainda antes de convocar toda a equipa para uma reunião conjunta.

Caso a reunião seja necessária, o ideal é que a duração não te tome muitos minutos e que seja feita no início ou fim do dia, de forma a não interromper a produtividade.

Ter tempo é importante e, acima de tudo, rentável

Pode parecer um contra-senso dito desta forma.

Mas a verdade é que se conseguires fazer as coisas em menos tempo, consegues ter mais tempo para rentabilizar cada vez mais.

Por outras palavras, uma boa gestão de tempo vai permitir que te foques na parte rentável do negócio durante mais tempo, permitindo-te deixar tarefas mais chatas para depois ou mesmo delegá-las a outra pessoa.

Um exemplo prático: o teu dia de trabalho ideal tem 8 horas.

Nessas 8 horas tens que contactar fornecedores, contactar clientes, ver se o cliente a quem enviaste o orçamento precisa de mais ajuda ou se está pronto para fechar a venda, ler emails, responder, atender chamadas e fazer outras chamadas. ao mesmo tempo, tens que escrever um novo artigo de blog para o website, publicar na página e/ou grupo de Facebook e ainda organizar as faturas dessa semana (ou pelo menos tentar).

É impossível fazer tudo isto em 8 horas sem abdicar de vendas.

Logo, é impossível conseguir fazer tudo e ainda aumentar a rentabilidade.

A gestão de tempo vai permitir-te ter mais tempo para ti e para a parte rentável do negócio.

Ao mesmo tempo, ensina-te que delegar as partes chatas e que não têm necessariamente que ser feitas por ti é uma forma de também aumentar a rentabilidade.

Não te esqueças: ter tempo é importante. Por isso independentemente da fase de negócio em que te encontras, tira tempo para ti mesmo.

Já segues algum destes métodos? Conta-nos nos comentários 🙂

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