Muita coisa aconteceu no Instagram em 2020.
Com o lançamento do Instagram Reels , o Instagram respondeu à popularidade crescente do TikTok .
No que toca a compras , o Instagram também evoluiu e criou as suas próprias lojas.
Com o Instagram Guides, passámos a ter uma forma de reutilizar o nosso próprio conteúdo.
Mas o Instagram continua a evoluir e a crescer, e para nos prepararmos para o novo ano, aqui ficam as 8 principais tendências do Instagram para 2021.
8 Tendências do Instagram para 2021
Crescimento do Reels
A tendência do Instagram nº 1 é o crescimento dos Reels.
Todos sabemos que o vídeo é a forma mais envolvente de conteúdo digital online, mas a nossa capacidade de manter a atenção já não é o que era!
A popularidade de plataformas como o Snapchat, TikTok, Instagram Stories e Reels, fizeram com que o público tenha a expectativa de receber conteúdo de consumo rápido.
Por esta razão, e perante a ameaça constante do scroll, o vídeo curto tornou-se no formato por excelência para fazer passar a nossa mensagem no Instagram.
E o facto de o Instagram ter colocado o ícone mesmo a meio do painel de opções é um sinal indicativo da sua importância!
Para promover a utilização de novas funcionalidades, o Instagram dá um pequeno boost aos que primeiro as adotam.
Por isso, se a visibilidade e o alcance são o que procuras alcançar, aderir ao Reels o mais rapidamente possível irá fazer com que a tua conta esteja em vantagem!
E não só!
Os Reels vão também crescer como plataforma a partir da qual vai ser possível fazer compras, criando uma experiência integrada de compra.
Tendo em conta o alcance orgânico fantástico que os Reels têm, vai ser uma excelente oportunidade para pequenos negócios crescerem a sua base de seguidores e clientes.
Otimização de conteúdo

Devido às mudanças que surgiram na pesquisa (Explorar) do Instagram, acreditamos que o SEO vai finalmente chegar em força ao Instagram, tal como acontece noutras plataformas (YouTube, blogs, etc).
A atenção dada às captions (legendas) e keywords (palavras chave) vai ser muito maior.
Vamos começar a ver um maior rigor na seleção das palavras e termos usados na descrição de um post, de modo a conter exatamente as palavras que as pessoas pesquisam!
Tudo isto para obter um maior alcance orgânico.
Reutilização de Conteúdo de Outras Plataformas
Com o crescimento do Reels, outra das tendências do Instagram é ter cada vez mais conteúdo a ser reutilizado de outras plataformas como o TikTok.
Veremos também posts e stories a reutilizar, por exemplo, Tweets ou a fazer print screens de outras plataformas.
Se consideramos que isto é positivo? Bom… sim e não!
Sim porque o conteúdo, deste modo, consegue chegar a mais pessoas.
Não, pois acreditamos que o conteúdo deve ser adaptado a cada uma das plataformas, e não apenas um copy paste (copiar-colar)!
Instagram Shopping
O uso das redes sociais para dar um impulso nas compras online veio para ficar, e o Instagram tornou-o mais fácil com as Instagram Shops e os posts a partir dos quais é possível fazer compras.
De acordo com o Facebook, 70% dos consumidores já usam o Instagram como fonte de inspiração/pesquisa para as suas compras.
Então, faz todo o sentido alargar as possibilidades das redes ao desenvolvimento de uma experiência integrada de compra.
E o Instagram está a fazê-lo em força, sendo esta uma das tendências do Instagram esperadas para 2021!
Atualmente é possível comprar a partir da página de pesquisa, do Reels, de lives, de stories, de posts no feed e dos Guides.
E isto é, mais uma vez, muito importante para pequenos negócios (podes ver aqui as condições para vender no Instagram).
Instagram Stories
As stories estão em alta, e mais do que nunca, a ganhar terreno face aos posts estáticos.
As pessoas não querem ver um conteúdo extremamente trabalhado, com base em guiões ou templates.
Querem algo autêntico, cru, genuíno.
Querem ver as caras e as personalidades por detrás das marcas.
E o stories é o local perfeito para tal!
Mesmo que não sejas a pessoa com o maior à vontade com a câmara, vai experimentando, a pouco e pouco!
E se precisares de um empurrãozinho extra, temos para ti o curso “StoryMaster”, para aprenderes a fazer stories todos os dias no Instagram (mesmo que tenhas medo da câmara).
Instagram Lives

Se muita gente tem receio de aparecer em stories, ainda mais gente tem receio de aparecer em lives!
Mas a pandemia veio trazer a necessidade de providenciar conteúdo de forma simples, barata e direta, fosse ele relacionado com aulas de culinária, maquilhagem, fitness, venda de vestuário, entretenimento (temos, em Portugal, o excelente exemplo do Bruno Nogueira com o programa Como é que o Bicho Mexe).
De acordo com o BusinessInsider, os lives cresceram 70% em 2020 e não se prevê um abrandamento em 2021.
E um grande sinal de que os lives são, efetivamente, uma grande ferramenta para chegar a uma maior audiência, foi o facto de o Instagram ter aumentado a duração máxima destes de 1h para 4h.
Somando a isto o facto de este conteúdo poder ser depois reutilizado de diversas formas, consideramos ser outra das grandes tendências do Instagram para 2021.
Posts em Carrossel
Já várias vezes dissemos que a melhor forma de passar uma mensagem é através do Storytelling, ou seja, contando uma história.
E, por vezes, fazê-lo numa só imagem, num post do feed, pode ser extremamente desafiante!
É aqui que entram os carrosséis do Instagram.
Com um máximo de 10 imagens, temos muito mais espaço para contar a nossa história, a história da nossa marca, educar os nossos seguidores, apresentar um desafio e uma solução, etc.
E é essa a magia do carrossel… entusiasmar-nos o suficiente numa imagem para querermos saber o que está na outra, e na outra, e na outra, até chegarmos ao fim!
Instagram Guides

Para já, esta funcionalidade ainda está um pouco escondida e ainda é pouco conhecida.
Há quem já esteja a usá-la, mas ainda não tem grande visibilidade.
No entanto, acreditamos que o algoritmo será ajustado de modo a, no futuro, sermos notificados quando alguém cria um Guide.
E se ainda não sabes o que são os Guides, fica um exemplo: imagina que tens 5 posts que falam sobre 5 passos para atingir um determinado objetivo.
Em vez do teu seguidor ter de ir à procura desses teus 5 posts, podes criar um guia onde reúnes os 5 posts e crias quase como que um artigo de blog.
Interessante, não achas?
Conclusão
A ferramenta cresceu de forma incrível desde que ficou sob a alçada do Facebook.
Mas acreditamos que o ano atípico de 2020 tenha potenciado ainda mais o crescimento do Instagram – mais do que o previsto.
As mudanças vão continuando a acontecer e, se reparares, todas as 8 tendências do Instagram para 2021 que mencionamos têm um elemento comum: a experiência do utilizador.
Portanto, usando-as corretamente, podes elaborar uma estratégia de marketing no Instagram que te vai deixar um passo à frente da concorrência!
Vais apostar em alguma destas tendências? Conta-nos tudo!