storytelling para publicidade online

Storytelling para publicidade online

Há uns anos, era muito difícil termos acesso a informação.

Ou a tínhamos pela TV, pela rádio, pelos jornais ou pelos livros.

Mas nem toda a gente tinha acesso a essa informação.

Algumas pessoas não tinham TV, outras não conseguiam comprar livros. Era difícil.

Hoje, a informação está nas nossas mãos (telemóvel) e a 1 segundo de distância.

Está nas redes sociais, está nos jornais online, no YouTube, no Google… E ainda continua na TV, na rádio, nos jornais em papel, e nos livros.

Hoje, todas as pessoas que fazem publicidade estão a lutar por 3 segundos de atenção.

Hoje, o dinheiro está na atenção. Está nos anúncios online.

E está especificamente naqueles que usam storytelling para publicidade online.

Porquê usar storytelling nos anúncios?

Qual é, para ti, o anúncio mais memorável dos últimos 12 meses?

Nós, pessoalmente, não conseguimos escolher só um.

Aliás, há uns tempos fizemos um artigo com uma seleção de 6 dos melhores exemplos de storytelling aplicado na publicidade de algumas marcas.

E escrever esse artigo não foi fácil… Selecionar apenas 6 de tantos exemplos incríveis não é pêra doce.

Mas temos de te convidar a ler (ou reler) esse artigo ainda antes de acabares de ler este.

Vais ver que vai fazer muito sentido para a tua leitura deste artigo onde vamos falar especificamente de storytelling para publicidade online, seja em vídeo, texto, ou imagem.

A confusão da informação

Um dos mentores da Marisa, o Leandro Aguiari, faz lançamento de infoprodutos.

Num dos últimos a que assistimos antes de escrever este artigo, ele partilhou com toda a turma (onde a Marisa também participa) um dos anúncios que mais lhe tinha trazido novas leads (inscritos) para esse lançamento.

E foi precisamente um anúncio em que ele falava especificamente para quem faz publicidade online.

Esse anúncio era uma forma de falar diretamente para um público-alvo específico (gestores de tráfego/publicidade online) para que entendessem o poder que o storytelling marketing pode ter na sua vida profissional.

Por questões de privacidade e regras do curso, não podemos deixar aqui o link do vídeo do YouTube que tem esse anúncio.

Mas a premissa era esta:

Tu podes ser um gestor de tráfego mediano, que sabe em que botões carregar; ou podes ser um gestor de tráfego genial, super solicitado no mercado, porque és a pessoa que, para além dos botões, cria anúncios online inesquecíveis.

Contar histórias ainda é a melhor forma de vender. E, sempre que um anúncio é uma história, nós vemos até ao fim.

Sempre que um anúncio não diz, logo de caras, “isto é bom para ti“, mas dá um contexto, o anúncio tem melhores resultados.

Por uma razão muito simples:

clareza no storytelling

A grande maioria das publicidades que vês online e que não te cativam minimamente são confusas.

Quanto mais clara for a tua mensagem, mais simples se torna de vender o serviço ou produto.

A clareza acontece quando usas storytelling (histórias).

Storytelling para Publicidade Online

Então, como podes usar o storytelling nos anúncios para garantir uma mensagem clara?

Para garantir que o dinheiro que investes realmente é bem investido e não deitado fora?

Especificamente na publicidade online, há vários tipos de anúncios que podes fazer:

  • Texto
  • Áudio
  • Vídeo
  • Imagem

Cada local de publicação tem as suas características e tens, antes de mais, de decidir quais os meios que queres usar.

Nós usamos vídeo, áudio e imagem, por isso vai ser desses que te vamos falar.

A regra geral

Tens sempre menos de 5 segundos para chamar a atenção do teu cliente.

Portanto, seja em que meio for, aquilo que dizes ou fazes nos primeiros 5 segundos é essencial para garantir que o teu anúncio tem a atenção da pessoa.

É nesta altura que perguntas:

Como é possível chamar a atenção de alguém em 5 segundos?

Uma forma que raramente desilude é fazendo uma pergunta que apela a uma frustração ou a um desejo.

  • Frustração: Investiste recentemente em publicidade online e sentes que só deitaste dinheiro fora porque não tiveste resultado?
  • Desejo: Gostavas de garantir que cada euro que investes em publicidade online te traz retorno?

Ambas perguntas têm o mesmo fim: vender um serviço ou produto relacionado com tráfego pago.

Mas, com a pergunta, a pessoa fica automaticamente interessada por ser algo que ela quer, ou algo que realmente a deixou frustrada ultimamente.

Fazer uma pergunta assim já é começar a fazer storytelling para publicidade online.

O que vem depois

Assim que fazes a pergunta e a pessoa quer ouvir mais, entra a parte do contexto.

O contexto não é mais do que tu contares a história que te levou a estar a fazer aquele anúncio.

storytelling para anuncios

Se a pergunta é:

Investiste recentemente em publicidade online e sentes que só deitaste dinheiro fora porque não tiveste resultado?

Então a tua história deve dar contexto sobre isso.

Storytelling para publicidade online é a forma para te conectares com os teus potenciais clientes, portanto este é o elemento de ligação que vais ter com eles.

Podes contar sobre a tua experiência, na altura em que também investiste em publicidade e só tiveste prejuízo.

Ou podes contar a história de um cliente teu que estava na mesma situação, mas que, com a tua ajuda, agora não vive sem investir em publicidade online.

Esta é a parte em que vais estabelecer a conexão, autoridade, e vais também explicar à pessoa como conseguiste passar de não ter resultados para ter resultados.

A história nunca é sobre ti

É sempre sobre o teu cliente.

Mesmo que estejas a contar sobre a tua experiência e como passaste a ter resultados, a história é sobre como o teu cliente também pode fazer o mesmo.

Tu passaste a ter resultados porque aprendeste a fazer anúncios. Então o teu cliente tem de saber que existe um método certo e errado, para que possa depois optar por continuar no errado ou seguir o certo.

A tua chamada para a ação

Acontece depois da história, depois do contexto.

Em que vais dizer ao cliente “isto é o que eu gostava de fazer contigo ou por ti.

A tua chamada para a ação tem de:

  • Relacionar-se com a pergunta
  • Seguir a história
  • Ser clara para que a pessoa saiba exatamente o que tem de fazer.

Se a pergunta é sobre a pessoa estar frustrada com maus resultados em anúncios, e tu contas-lhe como também já foste igual a ela até que te abriram os olhos, até que começaste a aprender o que fazer e em que alturas, e começaste a ter resultado, está na hora de falar diretamente para ela e dizer-lhe que, neste momento, este anúncio é para que também ela possa ter resultados.

Que tu podes entregar-lhe tudo o que aprendeste ao longo do tempo para que ela possa crescer e finalmente ter os resultados que merece.

Que a única coisa que a separa de mais clientes é uma reunião contigo.

E que, para conseguir essa reunião, basta carregar no botão XYZ, preencher os dados e marcar um dia e hora.

Usar storytelling nos anúncios VS não usar

Esta parte do artigo pode muito bem ser o próximo passo do teu storytelling quando fazes publicidade online.

Porque é aqui que quebras a objeção de quem ainda não está 100% confiante.

Usar storytelling para publicidade online ou não usar faz uma diferença gigante na maioria dos negócios.

A não ser que os teus serviços ou produtos tenham sempre uma necessidade urgente (como com os médicos), usar storytelling vai sempre ser vantajoso.

O ser humano gosta de histórias.

Por isso é que gostamos de ouvir como correram as férias de alguém, como foi o acidente que sofreram, ou o que está a vizinha Joaquina a tramar com o padeiro.

Seja cusquice ou a história de uma experiência nossa, gostamos de contar e gostamos de ouvir. E quantos mais detalhes tiver, melhor!

Nos anúncios é igual.

Exemplo de anúncio em vídeo

Há pouco perguntamos: qual é, para ti, o anúncio mais memorável dos últimos 12 meses?

O anúncio que vês abaixo é da Apple. Não começa com uma pergunta, aborda um tema controverso, mas um pouco difícil de entender:

Este anúncio foi criado pela marca como forma de demonstrar como é que as empresas conseguiam seguir a atividade das pessoas.

Começa com o Felix (a personagem) a pedir um café, e logo depois o bartender vai atrás dele e começa a segui-lo para todo o lado.

Em seguida, o Uber também se junta a ele no resto do dia. E assim por aí em diante.

A Apple quis aqui representar os cookies e outras ferramentas de rastreamento que estão ligadas à localização do teu telemóvel, às redes sociais, websites que visitas, etc.

A empresa podia simplesmente ter feito um anúncio que dizia “A Apple dá-te a opção de escolher como proteges a tua privacidade.

Mas a mensagem nunca iria ser tão forte como ver o que acontece.

Isto é bom storytelling na publicidade online. É permitir visualizar o que acontece.

E, embora isto seja em vídeo (e claramente mais fácil de visualizar), o mesmo acontece em áudio ou texto.

Exemplo em anúncio em áudio

Não conseguimos encontrar um link viável, mas, recentemente, o IKEA lançou um anúncio na rádio sobre a pronúncia do nome da empresa (que é uma discussão de pano para mangas).

Se não estamos em erro, o anúncio era algo deste género:

Uns dizem IKEA. Outros “IKEIA”. E ainda há quem dia “AIKIA”. Mas isso não importa. Porque não importa o que fazemos para si. Importa o que você faz com o que nós fazemos.

NOTA: a citação pode não estar 100% fiel ao original.

O elemento de conexão é claramente a pronúncia do nome da empresa. E, no fim, a genialidade da empresa a posicionar o cliente como herói: “(…) importa o que você faz com o que nós fazemos.

Exemplo de anúncio em texto

Regra geral, um anúncio de texto está acompanhado por algum tipo de imagem.

Logo, este exemplo dá até para os dois.

Usar storytelling para publicidade online em texto ou imagem segue a mesma premissa, mas pode ter duas formas:

  • Short copy: texto mais pequeno;
  • Long copy: texto maior.

Um exemplo de short copy pode ser algo assim:

Diz-me uma coisa: tu acreditas mesmo no teu negócio?

Naquilo que ofereces?

Se sim, porque não estás a investir em publicidade online a mostrar a todas as pessoas que precisam de saber que o teu negócio as pode ajudar?

A pandemia fez com que Portugal acordasse para o mercado digital

De um momento para o outros, as portas físicas do negócio fecharam.

E as portas digitais abriram, resultando em ganhos incríveis para algumas empresas.

Algumas empresas, não todas. Porque nem todas entendem a importância disto como tu vais passar a entender.

Portugal tem 7 milhões de utilizadores no Facebook e 5 milhões no Instagram.

Se ainda não estás a investir em publicidade, é quase garantido que estás a perder negócio para os teus concorrentes.

(Inclusive podem estar a ganhar dinheiro com o nome do teu negócio)

Gostavas de saber como os anúncios podem ajudar o teu negócio?

Carrega no botão que diz “Saber mais” e segue os passos para agendar uma reunião gratuita connosco.

Este é o copy de um anúncio nosso, lançado em Junho de 2021.

No início, as perguntas que estabelecem conexão. Neste caso, a pergunta é bem direta e vai ao âmago da pessoa: estar super confiante no que oferece VS não ter assim tanta confiança.

Depois, o contexto: a pandemia da Covid-19 fez com que os negócios passassem mais para o digital, mas nem todas as empresas estão a ter sucesso.

Por fim, a chamada para a ação: nem todas têm sucesso, porque nem todas investem em publicidade online. Se queres investir, carrega no botão.

Podes ver todos os anúncios que temos ativos nesta página.

Conclusão

Storytelling para publicidade online não é algo do futuro. Nem é do presente.

É algo que já nos vem acompanhando há anos, mas para o qual talvez ainda não estivéssemos despertos.

Este artigo permite-te compreender como começar a usar storytelling nos teus anúncios para que consigas realmente captar a atenção do teu potencial cliente e destacar-te de todos os teus concorrentes.

Hoje, como vem sendo regra há anos, quem se destaca tem pelo menos um de dois elementos do seu lado: dinheiro ou história.

Pequenos negócios podem não ter milhões para investir em publicidade online.

Mas têm ainda muitas histórias para contar.


Se gostavas de fazer uma reunião connosco sem compromisso para falarmos sobre como podes aplicar storytelling na tua publicidade online, carrega aqui e preenche os dados na próxima página.