Toda a gente vê o email todos os dias.
De manhã, depois de levantar; pelo menos à hora e almoço (se não for antes também); e ao final do dia.
Todos os dias.
O email marketing não está morto: está bem longe disso!
A facilidade de ter o email no bolso (leia-se: no telemóvel) ainda traz mais evidência a isso mesmo.
Qual é a verdadeira dificuldade do email marketing atualmente?
A luta pela atenção.
É precisamente para isso que o storytelling para email marketing surge como a melhor forma e a maior vantagem para a escrita dos teus emails daqui para a frente.
Os básicos de Storytelling

Toda a gente gosta de histórias: de as ouvir e de as contar.
Desde pequenos que crescemos a aprender com histórias, sejam elas fictícias (como a Branca de Neve ou o Homem-Aranha) ou reais (de quando os nossos pais nos explicavam porque não devemos ter determinado comportamento.
Histórias são excelentes para aprender porque nos apresentam os factos em sequência.
E sequência é a melhor forma de aprendermos, porque é uma espécie de passo a passo.
No storytelling, existem estruturas que podes usar ou adaptar para escrever os teus conteúdos, mas a mais básica de todas é esta:
A história precisa de um contexto (mundo comum), de um conflito (desafio) e de uma vitória (solução para o desafio).
Esta é a mais simples de todas, mas recomendamos que, sempre que possível, utilizes a Jornada do Herói Simplificada.
O email, texto, podcast ou vídeo que mais prende vai ter sempre um contexto, um conflito, e uma vitória.
(Aliás, até fica o desafio: da próxima vez que leres um email, vires uma série, ou leres um livro, repara se não estão presentes estes 3 elementos)
Storytelling para email marketing
Com a estrutura mais básica de storytelling, escrever emails que chamem a atenção torna-se mais simples.
O teu conteúdo vai passar a destacar-se das outras dezenas de emails menos importantes, e a cada emails que envias vais estar a cimentar a conexão e relacionamento que crias com as pessoas.
Nem todos os emails são para vender e tens de entender isto desde logo.
A maioria deles vai dar-te autoridade e rapport para que quando a venda aconteça, seja mais fácil de levar as pessoas à ação.
O que traz uma importância ainda maior ao storytelling e às histórias que contamos.
1º Obstáculo

Tal como quando vamos contar o nosso storytelling no email marketing, até na altura de escrever o email passamos por desafios.
O primeiro obstáculo por que vais passar vai ser o de levar a pessoa a abrir o teu email.
O conteúdo do email pode estar genial!
Mas, se a pessoa não o abre, não vai conhecer o genial que ali está.
Como é que podes ter mais hipóteses de levar a pessoa a abrir o teu email, então, usando storytelling para email marketing?
Conhecendo o comportamento humano.
As pessoas agem naturalmente quando:
- Chamamos o nome delas;
- Fazemos uma pergunta;
- Aguçamos a curiosidade;
- As desafiamos.
Se o teu assunto de email incluir qualquer um dos 4 elementos acima, já existe uma maior possibilidade de abertura.
Começar o assunto de um email com “Marisa…” faz com que a Marisa se sinta mais tentada a abrir. Porque é algo muito personalizado.
Se fazes uma pergunta, o subconsciente quer uma resposta. Logo, há mais possibilidade de abertura porque exite essa necessidade.
Com a curiosidade e o desafio vai acontecer o mesmo: o que é que realmente aconteceu? Que desafio é este e o que vou ganhar?
2º Obstáculo

Depois da pessoa abrir o email, precisamos que ela o leia até ao fim.
Porque é no fim que contamos a vitória, é no fim que está a chamada para a ação, etc.
No entanto, os emails são lidos na diagonal ou não são lidos na totalidade.
Se tens dúvidas sobre isso, vê o teu comportamento. Dos 10-15 emails que leste hoje, quanta atenção deste a cada um deles?
Nesta fase, precisamos de uma narrativa que agarre a pessoa.
Que consiga complementar o que já escrevemos no assunto e levá-la na jornada do contexto – conflito – vitória.
Lembra-te: todas as boas histórias precisam daqueles 3 elementos!
No contexto, podes introduzir uma rotina da tua persona.
Exemplo: o contexto da pandemia da Covid-19, da falta de motivação para continuar a treinar porque não vê resultados na balança, a falta de vontade de continuar a fazer publicidade online porque não funcionou das outras vezes, etc.
Depois, põe a pessoa de frente com o problema.
Se o problema é falta de motivação para treinar porque a balança não mexe, que tal questionar a pessoa sobre hábitos alimentares? Ou falar de uma história sobre rotinas?
Para, depois, introduzires a vitória ou o plano para a vitória.
Exemplo: o plano para a tua vitória é continuar a manter a rotina OU a tua vitória vai ser consequência de manter essa rotina de exercício.
3º Obstáculo

A história está lá, agarra a pessoa, e é boa.
Mas o melhor storytelling para email marketing não é nada sem ação.
Aqui, vais chamar a pessoa para uma ação. Mesmo que não tenhas nada para vender.
Porque chamar a pessoa continuamente para uma ação, por mais pequena que seja, vai dar-lhe a ela (e a ti) pequenas vitórias.
Este CTA (chamada para a ação) pode ser algo simples como responder ao email, partilhar um story no Instagram, ou fazer mesmo uma ação (correr mais 2 minutos que o habitual).
Cumprindo o CTA, a pessoa sente uma pequena vitória e tu sentes também um maior relacionamento e conexão com a audiência, ao mesmo tempo que começas a perceber melhor aquilo de que ela precisa e ao que responde mais.
Chamada para a ação é fundamental em qualquer email e não só em email de venda.
Conclusão
Storytelling para email marketing funciona? Sem sombra de dúvida!
Aplicando conceitos muito básicos, tu podes escrever bom email marketing que dá resultado.
O que não podes fazer é ser inconsistente: na tua mensagem e na frequência de emails.
Os nossos amigos da escola ficaram amigos porque partilhamos os mesmos valores (falamos a mesma mensagem) e porque tínhamos contacto frequente (íamos à escola 5 dias por semana).
Faz o mesmo com a tua lista de emails e sê feliz com os teus resultados de email marketing 🙂

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