Storytelling marketing é uma potencia do marketing digital.
Se ainda não és uma pessoa que aplica storytelling no teu negócio, eu garanto que os teus resultados vão melhorar quando o começares a fazer.
O ser humano gosta de histórias.
O ser humano entende histórias.
E sabes o que as pessoas compram?
Aquilo que entendem. Aquilo que sabem que lhes vai fazer bem. Aquilo de que gostam.
Portanto, começar a usar storytelling marketing não é uma questão de “se”, mas sim “quando.”
A pensar nisso, vamos partilhar contigo a nossa framework de Storytelling em 3 passos simples para começar a aplicar storytelling marketing para o teu negócio.
O que é Storytelling
Falamos mais aprofundadamente sobre isto neste artigo, mas, se caíste aqui no nosso blog pela primeira vez, faz todo o sentido explicar-te minimamente o que é isto do storytelling marketing.
Se olharmos para a palavra em si, storytelling refere-se ao ato de contar histórias.
Por si só, isso vale zero.
Histórias não te ajudam necessariamente a aumentar vendas.
Mas, quando utilizadas da forma certa, as histórias são potenciadores de vendas.
Não apenas isso, mas, como criam relacionamentos entre empresas e clientes, o storytelling marketing ajuda-te a criar fãs da tua marca.
Inevitavelmente, usar histórias na tua comunicação e nas tuas vendas vai fazer-te aumentar a faturação (numa primeira fase) e a quantidade de vezes que as pessoas compram de ti.
Não acreditas? Vamos a um exemplo.
Certamente já conviveste com alguma pessoa (familiar ou não) que faz as compras na mesma mercearia ou no mesmo talho.
Mesmo que lhes tenhas já dito que a fruta é mais barata num supermercado, eles preferem comprar na mercearia. E o mesmo com o talho.
Esta preferência deve-se ao facto de essa pessoa que conheces ter já uma relação próxima com o dono ou a dona da mercearia ou do talho.
Ao ponto de (e já vimos isto acontecer) a pessoa estar a almoçar ou jantar em casa de alguém e mencionar que a carne seria mais tenrinha se fosse comprada do talho do Sr. Fulano de tal.
Achas que estas pessoas querem mesmo pagar mais? Duvidamos.
Mas a confiança que têm naquele talho é tanta… Que compram de olhos fechados. E seja a que preço for.
No final do dia, o que queremos são clientes que não peçam descontos. Que paguem o valor justo.
O storytelling ajuda-te a fazer isso.
Storytelling em 3 Passos Simples
Agora que tens alguma noção do que é storytelling, deixa-nos também dizer-te isto: todos os dias, várias marcas utilizam storytelling nas publicidades que te apresentam, nos ecommerces, no Instagram…
Tu só não te apercebes disso.
Marcas como a Control, Super Bock, Apple, Vodafone, Coca-Cola são apenas alguns exemplos.
Mas existem muitas mais.
Ainda assim, mais de 90% do mercado ainda não usa o poder do storytelling.
Há grandes possibilidades de ultrapassares os teus clientes ao utilizar esta framework de storytelling em 3 passos.
Passo 1) Contexto

Todas as histórias começam da mesma forma.
“Era uma vez uma menina, que vivia com os pais, e que tinha uma avó que morava do outro lado do bosque.”
Em filmes, séries, livros, seja o que seja, é sempre dado um contexto sobre o/a personagem principal também.
Se é mulher, homem, ou outro; se tem filhos ou não; se gosta do trabalho ou não; etc.
Este contexto vai ajudar o teu cliente a entender que tu estás a falar para ele ou ela.
Se tu vendes lâminas de barbear para homens, faz sentido explicar que são lâminas de barbear para homens.
Ou seja, mostrar um homem com barba rija que precisa de se barbear.
E não uma mulher sem pêlos na cara.
Para trabalhar o contexto do teu storytelling, responde a estas questões:
- Quem é o meu personagem? Aconselhamos-te a ler este artigo sobre a Persona.
- O que o/a rodeia?
Passo 2) Conflito

Um arroz sem temperos não é tão bom, certo?
O mesmo acontece com uma história.
É preciso existir um conflito que convide o ouvinte ou leitor a continuar a ler.
A personagem que criaste no passo 1 tem algum problema para resolver ou algum desejo que quer conquistar.
Pegando no exemplo das lâminas de barbear, talvez a tua personagem precise de se barbear, mas não tenha lâminas em casa.
E isto é um problema, porque hoje é o dia em que tem um encontro mais logo e, mais urgente ainda, tem uma reunião com o cliente mais importante da empresa.
Alguém que valoriza uma cara lavada e não uma barba de alguém que passou a noite fora.
O supermercado mais próximo não tem as lâminas que ele prefere.
Como vai resolver esta situação?
Neste passo 2, tu descreves situações reais ou hipotéticas que o teu produto ou serviço ajuda a resolver.
Passo 3) Vitória

Repara que falamos zero vezes do teu negócio até agora.
Só temos um personagem e um problema.
Só agora, no último passo, é que a tua empresa vai aparecer como a solucionadora do problema.
No caso das lâminas de barbear, tu ofereces um serviço de entrega expresso em 15 minutos.
As melhores lâminas em casa do teu cliente, esteja ele onde estiver.
E, finalmente, o teu personagem vê a luz ao fundo do túnel.
Faz o pedido, vai tomar um duche, e as lâminas chegam-lhe a casa na hora H.
E esta história tem um final feliz.
Conclusão
Storytelling é extremamente poderoso por causa do que acabou de acontecer nestes 3 passos.
Ninguém gosta de sentir que lhe estão a vender alguma coisa.
Mas histórias são simples veículos para captar e reter a atenção do teu potencial cliente.
Ele/a começa a prestar atenção porque tu falaste para o contexto dele/a (passo 1), para o problema que sente (passo 2), e só depois disseste “eu posso ajudar” (passo 3).
O maior problema das empresas é primeiro falarem de si e só depois do cliente.
Se começares a aplicar esta framework de storytelling em 3 passos em toda a tua comunicação – email marketing, redes sociais, publicidade online, etc. – vais estar sempre à frente dos teus concorrentes.
Porque os teus potenciais clientes vão querer ler o que escreves, ver o que tu crias, e comprar de ti.
Uma, e outra, e outra vez.
Experimenta começar a criar conteúdo com estes 3 passos durante 30 dias e manda-nos uma mensagem direta no Instagram com os resultados.
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