Mulheres Empreendedoras: à conversa com Anabela Risso

Tempo de Leitura: 4 minutos

Não esperem pelo empurrão, saltem.”

Todas as histórias merecem ser partilhadas.

A Bizy teve a honra de entrevistar mais de uma dezena de mulheres empreendedoras que partilharam connosco a sua história: as partes boas, as partes menos boas, e as partes incríveis.

A Anabela Risso tem 28 anos, é bibliotecária e a a fundadora do blog Livros & Saltos.

O Livros & Saltos foi criado em 2016 pela autora, Anabela, cujo objectivo com o blog é promover cada vez mais a leitura.

Este projecto é conjugado com uma actividade a full-time como bibliotecária que, diz, é o trabalho dos seus sonhos!

Mulheres Empreendedoras: à conversa com Anabela Risso

[Bizy] Vamos voltar ao dia “zero.” Como é que surgiu esta ideia?

[Anabela, Livros & Saltos] Tive vários blogs ao longo dos anos, de diversos temas, mas acabava sempre por desistir deles porque ainda não era bem aquilo que queria e um blog é algo que dá muito trabalho se quisermos que tenha sucesso. O Livros & Saltos surgiu em 2016, mas esteve dois anos ao abandono. Então, no começo de 2018, eu estava desempregada e sentia muita falta deste mundo dos livros que tanto adoro. Pensei que tinha de fazer alguma coisa sobre isso e decidi que ia mesmo levar o blog a sério. Foi uma decisão de ano novo que resultou!

[Bizy] Na pré-entrevista pedimos par definires este teu projecto em 2 frases e disseste: “Sou bibliotecária, amo o meu trabalho e quis desenvolver isso ainda mais. Por isso criei o blog Livros & Saltos, numa tentativa de promover a leitura.” Podes contar-nos mais sobre isso?

[Anabela, Livros & Saltos] Sou apaixonada pelos livros e pela leitura e parte do meu trabalho e dessa minha paixão é exactamente promover os livros e a leitura. O meu blog foi criado com o intuito de falar do que leio, dos livros que gostei e tentar que mais pessoas leiam. Costumo dizer que se puser uma pessoa que seja a ler um livro que de outra forma não leria, então, já valeu a pena. A leitura é essencial, leva-nos a ser mais do que um simples espectador, faz-nos abrir os olhos para muitas coisas.

Com o tempo acabei por desenvolver uma outra faceta no blog, como um tema secundário, relacionado com a carreira e o mundo do trabalho para as mulheres. Ainda existe muito preconceito dissimulado e muitas desigualdades e por vezes são bastante difíceis de perceber. A intenção deste tema secundário é tentar ajudar as mulheres a construírem e progredirem na carreira, mas por agora é um tema que ainda não está muito desenvolvido.

[Bizy] Sentes que as pessoas confiam em ti e no teu conteúdo?

[Anabela, Livros & Saltos] O blog tem tido cada vez mais repercussão e acho que a confiança das pessoas nas minhas opiniões e recomendações vai aumentando aos poucos. Mas sim, posso dizer que confiam, e o facto de trabalhar com livros na “vida real” é uma grande ajuda. É engraçado quando me dizem que leram ou estão a ler aquele livro de que falei. Estando do outro lado do ecrã, por vezes, não temos bem consciência do efeito que causamos aos outros, então quando nos contam estas coisas sabe muito bem.

[Bizy] No questionário também mencionaste que uma das situações mais difíceis foi quando estiveste desempregada e também a existência de preconceito nesta área face às mulheres (e inclusive entre mulheres).

[Anabela, Livros & Saltos] O desânimo quando estive desempregada quase me levou a desistir também do meu projecto. E sim, apesar de a minha área de trabalho ser uma área onde existem muitas mulheres, ainda se nota realmente um grande preconceito face às mulheres no mercado de trabalho, até por parte de outras mulheres. E isso marca muito. É algo que é preciso combater com persistência e força de vontade.

Não é fácil conseguir o emprego que queremos hoje em dia, e eu passei por muito para chegar onde estou hoje. Provavelmente não teria aguentado se não fosse movida pela paixão. Para além disso, importa muito o esforço, o trabalho e a persistência. Ficar sentado no sofá a reclamar com o mundo, sem perseguir os nossos sonhos, isso não nos leva a lado nenhum.

[Bizy] Alguma vez pensaste em desistir?

[Anabela, Livros & Saltos] Pensei. Por causa dessas adversidades e de outras. Cheguei a acordar a meio da noite com ataques de pânico por ter de enfrentar o dia que se seguiria. Aconteciam coisas muito agressivas no sítio onde trabalhava nessa altura. Mas sabia que era temporário. Demorou mais do que pensei, mas acabei por conseguir sair de lá. Mas isso relacionado com o trabalho, porque o blog, a partir do momento em que o comecei a sério, tornou-se na minha escapatória. Ali eu tinha controle total, podia falar do que me move e do que amo e acho que posso dizer que fiz um bom trabalho.

[Bizy] E em relação a conquistas, quais destacas?

[Anabela, Livros & Saltos] Ter conseguido um emprego (que não é por conta própria) na minha área foi uma enorme conquista. Demorou cinco anos. Quanto ao blog, as maiores conquistas foram ter começado a ter resultados financeiros com ele (através de programas de afiliados e parcerias) e, sobretudo, o ter conseguido que as pessoas lessem o que eu recomendo, promovendo realmente a leitura, que é o meu principal objectivo.

[Bizy] Qual foi a sensação de conseguir atingir isso?

[Anabela, Livros & Saltos] É uma sensação muito boa, não há palavras. Foi muito esforço e trabalho e ver que deu frutos é fantástico.

[Bizy] Como te parece o futuro? Risonho?

[Anabela, Livros & Saltos] Sim, o futuro é risonho. Ainda há muitos livros para ler e muitas pessoas boas para conhecer…

[Bizy] Falta-te algo para crescer ou dar mais um salto?

[Anabela, Livros & Saltos] Habituei-me a não esperar nada em específico, porque as coisas nunca são como esperamos. Neste momento estou feliz como estou, sei que virão muitas oportunidades e que irei certamente saber aproveitá-las.

[Bizy] Tens alguma dica ou sugestão para quem está à espera do empurrão para se lançar por conta própria?

Não esperem pelo empurrão, saltem. É preciso coragem, força e muita persistência Vão haver muitos dias maus. Mas um dia vão ver que valeu a pena.

[Bizy] Como é que as pessoas te podem seguir?

[Anabela, Livros & Saltos] Através do website ou das redes sociais.

A Anabela Risso é uma das muitas mulheres que insiste e persiste até que, finalmente, conquista.

Se ficou com vontade de seguir o blog Livros & Saltos, visite o website ou as redes sociais: Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

Olá 👋 Podemos ajudar?