Marketing para Alojamento Local

Numa altura em que cada vez mais portugueses e estrangeiros procuram soluções privadas e confortáveis, o alojamento rural começa a ganhar uma expressão cada vez maior.

No entanto, a grande maioria deste tipo de alojamentos não trabalha bem o marketing.

Não tem um website atualizado ou redes sociais ativas e acabam por viver quase unicamente das reservas obtidas através de canais de terceiros (Booking.com, AirBnb, Expedia, etc.).

Mas está na altura de deixar de pagar comissões altas a terceiros e começar a ganhar mais com as reservas.

Esta é a altura certa para apostar em marketing para alojamento local e rural.

Vale a pena trabalhar o Marketing para Alojamento Local?

Talvez possamos fazer a pergunta de uma forma mais direta:

Dirias que não a um mecanismo que te permitisse publicitar e vender o teu AL mesmo enquanto dormes, comes ou aproveitas o teu dia?

É isso que o online faz e o que permite. O online não fecha, está aberto 24h por dia, 7 dias por semana

Por ser assim, sempre que alguma questão surge a um potencial cliente, podem enviar-lhe um email, uma mensagem ou tentar ligar.

Estás lá. Disponível. Como se fosses uma publicidade num outdoor numa rua movimentada, uma auto-estrada ou num centro de cidade.

Portanto, em resposta, sim! Vale muito a pena ter (e trabalhar) a presença online do teu AL!

Se ainda não tens presença online no teu alojamento rural, então estás a perder dinheiro.

As pessoas procuram sempre o melhor negócio. Ou seja, não reservam cegamente na primeira plataforma que encontram.

Se o teu alojamento local está em canais de terceiros, mas não tens um website ou redes sociais, os teus clientes reservam em websites de terceiros.

Mas se tens um website ou rede social ativa, o cliente também vai querer saber o teu preço!

E aqui depois terás que fazer contas e negociar:

Se reservarem 5 noites e cada noite fica por 100€ na Booking.com, o total seria 500€. Desses, pagaria à Booking.com uma comissão mínima de 15%, ou seja, 75€. Mas como o casal reservou diretamente, esses 75€ ficaram no seu bolso e podem ser considerados lucro extra. Tudo porque o alojamento tinha presença online e não só perfis em websites de terceiros.

Se os clientes podem entrar em contacto contigo para obter mais informações, porque não haverão de reservar contigo também?

Website VS Redes sociais: qual escolher?

Sempre que possível, as duas. Pelo menos um website e pelo menos um perfil/página numa rede social.

O website é um investimento que pode ser maior ou menor consoante o tipo de website.

Há dois importantes a considerar:

  • Website institucional: um website em que partilhas informações relevantes, fotografias, comentários de hóspedes anteriores, etc. Deve também incluir um formulário para pedido de reserva, mas não vai permitir fazer uma reserva online;
  • Website GDS: um website que tem a mesma coisa que o institucional, mas que permite que o cliente faça reservas online e estas são confirmadas automaticamente.

A opção mais em conta é o website institucional e é mais que suficiente para começar.

Um website institucional pode ser construído por ti, usando plataformas como o WordPress, ou podes contratar um profissional (recomendado).

Se contratares um profissional, o valor de um bom website pode rondar os 800-1200€. Aconselha-te bem com a empresa antes de avançares e sabe o que está (ou não) incluído.

Já no caso das redes sociais, a tua enorme vantagem é permitir um canal de comunicação direto com os seus hóspedes (atuais, passados e futuros).

As redes sociais, como o próprio nome indicam, têm como principal objetivo permitir a socialização.

Para além disso, são um excelente canal de demonstração e imagem, o que ajuda sempre a aguçar o apetite de quem procura alojamentos como o teu 🙂

As duas principais redes sociais em Portugal são o Facebook e Instagram, sendo que o Instagram é a rede social onde pode obter maior alcance, mas o Facebook é o canal que te dará mais vendas (tendo em conta a nossa experiência).

O Facebook e Instagram têm também uma outra vantagem incrível que é o baixo custo da publicidade.

Quando bem feitas, as publicidades nestas plataformas podem ter valores tão baixos como 0,06€, 0,53€ ou 0,99€.

Na Bizy nunca investimos mais que 1€ por clique ou conversão, por exemplo 🙂

E se não sei nada de Marketing?

Não precisas de ser um especialista ou guru, nem precisas de pagar milhares de euros para conseguires ter mais reservas online.

O marketing para alojamento local é bem mais simples que numa grande empresa.

Por uma razão: é baseado em relações.

O marketing era, há uns anos, visto como algo inatingível à maioria das pessoas.

Mas hoje é tão fácil como ter um telemóvel e gostar de falar com as pessoas.

Deixamos algumas dicas para começares já amanhã a aplicar uma estratégia para obter mais clientes diretos:

1. Conhece bem o teu AL

marketing para turismo rural

Com certeza que conheces o teu AL! Mas será que consegues falar dele a quem não o conhece?

Senta-te e pensa “o que é que eu ofereço? Quem é o meu público-alvo?

O teu alojamento tem, com certeza, algum ponto único que pode destacar.

É o facto de estar pertíssimo do Gerês? Do Douro?

Será porque permite check-in a qualquer hora? Será porque tem uma piscina aquecida ou porque é excelente para grandes famílias?

Lista tudo o que o teu alojamento rural tem que possa ser caracterizado como algo muito bom.

Depois, pensa no porquê das pessoas escolherem o teu alojamento em vez de outro.

Qual é a história? Porque é que o teu é melhor?

Se precisares de ajuda com esta parte, usa o formulário abaixo e marca uma consultoria gratuita connosco 🙂

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2. Faz um Plano

Com o que listaste no ponto 1, está na altura de começar a fazer um plano de marketing.

Como dissemos mais acima, o marketing não é um bicho de sete cabeças. Está cada vez mais simples de aplicar.

Se já sabes o que pode oferecer e sabes porque é que as pessoas devem reservar, terás agora que planear um calendário de atualizações no website ou redes sociais.

Para quem está a começar, recomendamos que comece nas redes sociais. É mais fácil compreender o seu funcionamento (porque provavelmente já é utilizador) e desta forma pode depois aproveitar o conteúdo para as publicidades.

É essencial perceber que vais ter que investir algum dinheiro em publicidade.

Mas, se tudo for bem aplicado, gastarás muito pouco para o retorno que consegues!

Voltando ao plano: faz um calendário de datas importantes durante o ano. Inclui eventos, datas festivas, épocas altas e baixas, etc.

Uma vez listadas estas datas, terás que pensar no tipo e frequência de conteúdo que é relevante partilhar nessas alturas.

Por exemplo, os meses de verão são época alta e começas a preparar a venda do alojamento logo a partir de janeiro. Ou seja, terás que começar a falar sobre vendas antecipadas a partir de janeiro, e também a partilhar informações interessantes e relevantes sobre a propriedade.

Se ajudar, pensa no Natal e na forma como os media começam a publicitá-lo. Os anúncios começam em final de outubro/início de novembro, inicialmente com alusões à aproximação da data, e depois aparecendo mais frequentemente e com mais urgência.

3. Analisa e pede feedback

Algumas semanas depois de teres iniciado a aplicar o seu plano de conteúdos, é importante analisar de que forma cresceste.

Tiveste mais seguidores? Conseguiste mais contactos ou reservas? Há mais gente a comentar as tuas fotografias?

Todos estes fatores são importantes para determinar se o teu conteúdo é (ou não) relevante.

Se não for relevante, terás que voltar ao início e repensar a estratégia.

Quando este tipo de situações acontece, a melhor ajuda que pode pedir é aos teus antigos hóspedes.

Podes perguntar-lhes, sem receio, de que mais gostaram e pedir-lhes para partilhar as suas redes sociais com pessoas que possam ter interesse. Um simples gesto que não custa nada e pode trazer muito retorno.

O que custa no marketing é começar.

E saber como e por onde começar.

Por isso, lançaremos em breve um eBook que te ajudará a obter mais clientes diretos sem necessidade de conhecimentos avançados de marketing para alojamento local.

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