#LivrodaSemana: Marketing Digital na Prática

Tempo de Leitura: 3 minutos

Um livro excelente para principiantes, com algumas notas para intermédios, e que será certamente aborrecido para quem já está a chegar ao patamar de expert.

Marketing Digital na Prática, de Paulo Faustino, é o livro desta semana.

Paulo Faustino é um nome muito conhecido no mundo do Marketing Digital. Com mais de 10 anos de experiência na área, é considerado por muitos como um guru do digital.

Quem o conhece diz que adora ensinar, aprender e investigar, e que foi essa resiliência que o tornou a pessoa e referência que é hoje.

Marketing Digital na Prática foi o primeiro livro que escreveu a solo, mas tem o seu nome escrito em mais dois livros:

Review de Marketing Digital na Prática

Afinal, quem deve ler este livro?

Este livro será extremamente valioso para quem já conhece o conceito de Marketing Digital, mas não sabe ainda como aplicar.

Ajuda a construir as ideias desconstruídas que um novato do marketing poderá ter.

Independentemente das formações teóricas que tenha, por vezes torna-se difícil passar à prática. Perceber qual a ordem e prioridade das coisas e de que forma deverá aplicá-las.

Se é o seu caso, então compre o livro. Vai ajudar imenso!

Paulo Faustino organizou-o para que se tornasse um guia e não apenas (mais) uma componente teórica.

Para ser ainda mais específico, o livro está divido em 10 partes, que são as componentes que o autor considera essenciais para criar a sua estratégia de marketing digital e passar a rentabilizar o seu negócio.

As 10 partes analisadas ao longo do livro são:

  1. Definições de marketing digital e estratégia de marketing digital
  2. Construir a sua persona
  3. Importância do conteúdo
  4. SEO (optimização para motores de busca)
  5. Landing Pages e CRO (optimização de conversão)
  6. Marketing no Facebook
  7. Marketing no Instagram
  8. Marketing no LinkedIn
  9. Google Ads
  10. Automação de Marketing

Em cada uma delas, Paulo Faustino detalha o essencial sem deixar que o leitor se perca em detalhes desinteressantes ou que perca nem um minuto do seu tempo.

Cada um dos capítulos (ou peças do puzzle, como ele lhes chama) dedica-se a uma das partes essenciais de começar um negócio digital do zero para que tenha sucesso.

E há material valioso neste livro!

Marketing Digital na Prática deve ser o primeiro livro na lista de quem está a começar a empreender online.

Por ser quase literalmente um guia, aconselha-se que vá aplicando enquanto lê, pois só assim consegue medir o sucesso do que está a fazer.

Não passe nada à frente e é garantido que se consegue lançar online.

A escrita do autor também é algo a elogiar, uma vez que facilita a leitura.

A experiência como criador de conteúdo em blogs joga a favor de Paulo Faustino que, com frases curtas e directas, quase escreve como fala e facilita a tarefa a quem estiver a ler.

Posto isto, não é um livro que aconselhe verdadeiramente a quem já tenha conhecimentos mais avançados de marketing, pois provavelmente tornar-se-á repetitivo e aborrecido.

Uma vez que é um livro-guia, pode ser visto como um guia how to (“como se faz”) e facilmente perderá interesse em alguns capítulos.

Importa também mencionar, em particular para quem está a começar, que este livro é apenas o início da jornada. Em algum momento, após a sua leitura, deve deixar de continuar a aprender mais que o que o livro descreve, caso contrário dará por si estagnado passado algum tempo!

O Marketing Digital é mesmo assim: algo que deve sempre estar na lista para continuar a aprender, e não algo que aprende uma vez e já está.

Continue a aplicar-se e a dedicar algumas horas por semana a actualizar os seus conhecimentos. Se o fizer, será difícil não ter sucesso!

Já leu este livro? Deixe-nos a sua opinião 🙂

Comprar livro físicoComprar eBook

Deixe um comentário

Olá 👋 Podemos ajudar?