Um livro excelente para principiantes, com algumas notas para intermédios, e que será certamente aborrecido para quem já está a chegar ao patamar de expert.
Marketing Digital na Prática, de Paulo Faustino, é o livro desta semana.
Paulo Faustino é um nome muito conhecido no mundo do Marketing Digital. Com mais de 10 anos de experiência na área, é considerado por muitos como um guru do digital.
Quem o conhece diz que adora ensinar, aprender e investigar, e que foi essa resiliência que o tornou a pessoa e referência que é hoje.
Marketing Digital na Prática foi o primeiro livro que escreveu a solo, mas tem o seu nome escrito em mais dois livros:
Review de Marketing Digital na Prática
Afinal, quem deve ler este livro?

Este livro será extremamente valioso para quem já conhece o conceito de Marketing Digital, mas não sabe ainda como aplicar.
Ajuda a construir as ideias desconstruídas que um novato do marketing poderá ter.
Independentemente das formações teóricas que tenhas, por vezes torna-se difícil passar à prática. Perceber qual a ordem e prioridade das coisas e de que forma deverás aplicá-las.
Se é o teu caso, então compra o livro. Vai ajudar imenso!
Paulo Faustino organizou-o para que se tornasse um guia e não apenas (mais) uma componente teórica.
Para ser ainda mais específico, o livro está divido em 10 partes, que são as componentes que o autor considera essenciais para criar a sua estratégia de marketing digital e passar a rentabilizar o seu negócio.
As 10 partes analisadas ao longo do livro são:
- Definições de marketing digital e estratégia de marketing digital
- Construir a sua persona
- Importância do conteúdo
- SEO (optimização para motores de busca)
- Landing Pages e CRO (optimização de conversão)
- Marketing no Facebook
- Marketing no Instagram
- Marketing no LinkedIn
- Google Ads
- Automação de Marketing
Em cada uma delas, Paulo Faustino detalha o essencial sem deixar que o leitor se perca em detalhes desinteressantes ou que perca nem um minuto do seu tempo.
Cada um dos capítulos (ou peças do puzzle, como ele lhes chama) dedica-se a uma das partes essenciais de começar um negócio digital do zero para que tenha sucesso.
E há material valioso neste livro!
Marketing Digital na Prática deve ser o primeiro livro na lista de quem está a começar a empreender online.
Por ser quase literalmente um guia, aconselha-se que vás aplicando enquanto lês, pois só assim consegues medir o sucesso do que estás a fazer.
Não passes nada à frente e é garantido que te consegues lançar online.
A escrita do autor também é algo a elogiar, uma vez que facilita a leitura.
A experiência como criador de conteúdo em blogs joga a favor de Paulo Faustino que, com frases curtas e diretas, quase escreve como fala e facilita a tarefa a quem estiver a ler.
Posto isto, não é um livro que aconselhe verdadeiramente a quem já tenha conhecimentos mais avançados de marketing, pois provavelmente tornar-se-á repetitivo e aborrecido.
Uma vez que é um livro-guia, pode ser visto como um guia how to (“como se faz”) e facilmente perderá interesse em alguns capítulos.
Importa também mencionar, em particular para quem está a começar, que este livro é apenas o início da jornada. Em algum momento, após a sua leitura, deves deixar de continuar a aprender mais que o que o livro descreve, caso contrário dará por ti estagnado passado algum tempo!
O Marketing Digital é mesmo assim: algo que deve sempre estar na lista para continuar a aprender, e não algo que aprende uma vez e já está.
Continua a aplicar-te e a dedicar algumas horas por semana a atualizar os teus conhecimentos. Se o fizeres, será difícil não ter sucesso!