A Importância de um Bom Plano de Marketing

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Quando pensamos na criação do nosso negócio, pensamos de forma estudada. Pensamos no que fazer, no benefício que vai trazer ao clientes, e no tipo de clientes a quem podemos propor os nossos serviços ou produtos. Mas a realidade muda, as tendências também e temos que nos manter actualizados.

Numa boa empresa, o grau de importância de um bom plano de marketing está no mesmo patamar de todo o processo de criação e estruturação do negócio. Não é considerada como secundária, mas essencial e é uma constante nas análises mensais, trimestrais, etc.

Por uma razão simples: as pessoas mudam. O Mundo muda e as modas também. O seu produto ou serviço serve um determinado tipo de cliente hoje, mas nada lhe garante que o cliente de amanhã não seja totalmente diferente.

E estudar os seus clientes e manter-se a par do que procuram, gostam e querem é das coisas mais importantes no crescimento de um negócio.

Importância de um bom plano de marketing

O seu negócio é importante. Não só para si como para os seus clientes. Para si, é importante que o negócio cresça e consiga continuar a manter (ou até aumentar) o seu rendimento. Para os seus clientes, é importante que esteja activo e que continue a partilhar com eles o quanto eles precisam de si.

A comunicação é a chave do sucesso num negócio. Se não souber comunicar, o seu negócio vai falhar.

Comunicar activamente com os seus clientes significa estar atento ao que procuram, ao que sugerem e ao que lhe pedem. Se o seu negócio é a prestação de serviços, escute o cliente quando lhe diz que gostaria que tivesse mais disponibilidade para ele. Se o seu negócio é a comercialização de produtos, escute o cliente quando este lhe pede mais flexibilidade na entrega do mesmo.

Como comunicar activamente com o seu cliente

A melhor comunicação é aquela que chega ao maior número possível de pessoas. Desta forma, terá também uma maior percepção do seu tipo de cliente actual e também do potencial cliente futuro.

Assim, para tirar o maior partido de todas as comunicações, precisa de estar em todos os locais onde o seu cliente está: redes socias, email, SMS, etc.. O ideal será fazer uma pesquisa dentro do seu sector e avaliar quais os canais que os seus concorrentes estão a usar. Será que é no Facebook que são mais fortes? Ou no website/blog?

Na fase do negócio em que se encontra, talvez não tenha dinheiro para investir em publicidade ou outra forma de angariação de clientes. Mas este não deve ser motivo de preocupação. O nosso primeiro negócio cresceu (e continua a crescer) sem nenhuma publicidade paga. Mas só foi possível atingir este patamar com um bom plano de marketing.

Um plano que nos permite comunicar com os nossos clientes regularmente (e atenção que “regularmente” não significa necessariamente todos os dias) e que faz com que se sintam bem na nossa presença e queiram saber mais sobre o que temos para oferecer.

Um plano de marketing não é sinónimo de gastar dinheiro. A sua empresa pode ter bom marketing sem gastar um único cêntimo.

As redes sociais, o email e a actualização do seu website (escrevendo um blog, por exemplo) são a forma mais fácil e barata de comunicar. E com um bom plano de marketing, o seu negócio pode crescer.

Vantagens de um bom plano de marketing

Ter um plano de marketing não só o ajuda a compreender o seu cliente, como também o ajuda a compreender o seu negócio.

Ao estruturar um plano de marketing, as estratégias que vai pôr em prática vão ter como base alguns dos seguintes pontos:

  • Quem é o seu cliente: idade, género, como chegou até si, etc.;
  • Como é que ele compra: loja física, loja online, redes sociais, website, etc.;
  • Qual o grau de satisfação;
  • Como é feito o “Customer Relationship Management” (CRM), isto é, de que tipo de relações a empresa mantém (ou não) com o cliente;
  • Quais as alturas com mais vendas e porquê;
  • Quais as alturas com menos vendas e porquê.

Os seus pontos acima são gerais para qualquer tipo de negócio, mas cada tipo de empresa terá as suas especificidades.

Por exemplo, na nossa empresa de turismo também é relevante perceber a finalidade da compra, o país do cliente, que tipo de produto/serviço contratou (e porquê) ou qual a razão por que optou por nós (preço, exclusividade, comunicação, etc.).

Todas estas perguntas e respostas vão elucidar o empreendedor sobre o tipo de negócio, cliente final e produto/serviço que realmente é vantajoso.

Vários negócios começaram por ter um determinado tipo de cliente como potencial comprador. Mas no final a realidade era totalmente diferente.

Não é atípico um negócio de lavandarias automáticas, que tinha como potencial cliente jovens entre os 18 e os 35 anos, ver que afinal o seu cliente habitual tem entre 25-55 anos.

Para além do facto de este tipo de negócio já começar a ser mais aceite pela comunidade em geral, talvez o empreendedor não tivesse considerado que a grande maioria dos jovens fica agora em casa dos pais até aos 30 anos (sensivelmente). E este tipo de informação fará toda a diferença quando estiver a pensar no seu marketing, mas também na organização do seu espaço físico e da informação que lá contém.

Talvez as revistas/jornais mais apropriados não sejam as que estão lá agora. Talvez uma TV com programas da manhã seja mais vantajoso.

O Mundo muda e as modas também. É nestes pequenos detalhes que se consegue perceber a real importância de um bom plano de marketing e o quanto pode fazer pelo seu negócio.

Estabeleça objectivos

Quando vai ao ginásio pela primeira vez, vai porque quer atingir um objectivo. E o ginásio traça-lhe um plano para o atingir. Com o Marketing acontece o mesmo!

Dentro da importância de criar um bom plano de marketing está a importância de estabelecer objectivos. Não é possível criar um plano sem ter um objectivo a cumprir, seja ele a angariação de novos clientes, a retenção dos actuais clientes ou a criação de um novo mercado/serviço.

É importante estabelecer objectivos que sejam justos e alcancáveis, caso contrário vai desistir.

Isto é, não procure atingir 500.000€ em vendas no primeiro trimestre só porque implementou um bom plano de marketing.

O marketing é uma relação de longo prazo. Se num trimestre habitual o seu volume de facturação é de 250.000€, não espere duplicar logo nos 3 meses seguintes. Tem que dar tempo para que a estratégia possa dar frutos.

Numa primeira fase, os primeiros 6 a 9 meses devem ter como objectivo o aumento do volume de vendas humilde e que lhe permita avaliar se realmente o plano de marketing funciona. Apenas depois deste período experimental é que podemos começar a aumentar os nossos objectivos.

Na nossa agência de viagens, o objectivo para os primeiro 12 meses era facturar perto de 250.000€. Felizmente, conseguimos ultrapassar esse valor. Mas depois desses 12 meses, a estratégia passou a ser pensada e adaptada cada trimestre tendo em conta o que tinhamos aprendido durante o primeiro ano.

Com a ajuda de um assistente pessoal, duplicamos a nossa facturação.

O seu cliente é quem lhe paga o salário

Nunca se esqueça disto. Sem ele, o seu negócio não existe e o salário deixa de cair ao final do mês.

Para manter o seu cliente ao seu lado, o marketing é mais importante que o que parece.

Marketing não acontece só online, nas redes socais, e-mail ou na televisão. Marketing acontece em todas as interacções.

Todos os dias somos confrontados com centenas de mensagens de marketing: o nome de uma empresa, o seu slogan, uma carrinha com publicidade. Coisas que por vezes já nem ligamos, porque não nos parece nada, podem estar ligadas ao marketing.

Quando usa o Facebook, é bombardeado com conteúdo patrocinado e/ou publicações que promovem determinada marca ou estilo de vida (por exemplo).

E se a sua empresa não comunica com o seu cliente em todos os canais possíveis e úteis para o seu negócio, garantimos que algum dos seus concorrentes o está a fazer.

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