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A Importância do Google My Business para Negócios Locais

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Provavelmente já ouviste falar do Google My Business.

Mesmo que não saibas que tem esse nome, com certeza que, nas tuas pesquisas do Google, já te deparaste com listas de empresas locais, com classificações e fotos.

Esta é, grande parte das vezes, a primeira interação que as pessoas têm com o teu negócio, quando o pesquisam no Google.

Por isso, se ainda não trataste de validar o teu negócio no Google My Business, do que estás à espera?

Vamos mostrar-te a importância do Google My Business para negócios locais.

A Importância do Google My Business para Negócios Locais

1. Não pagas nada!

A primeira coisa que há a saber sobre o Google My Business é que é totalmente gratuito!

Sim, gratuito!

E vais ficar surpreendido quando vires todas as funcionalidades que tem para o teu negócio!

A primeira coisa a fazer ao validar os dados da tua empresa é preencher corretamente todos os campos e garantir que toda a informação introduzida está correta.

Por vezes há a perceção (incorreta) de que negócios locais não beneficiam de uma presença online. Nada mais errado!

Aproveita e vê aqui algumas das áreas de negócio cuja presença online precisa urgentemente de atenção!

2. Mantém a informação atualizada

As pessoas usam e confiam nas listas de empresas providenciadas pelo Google, mas este boost de credibilidade dado pelo Google, apenas funciona se a informação lá contida estiver atualizada e correta.

Se atualizares regularmente os teus dados e permaneceres ativo, potenciais clientes serão mais propensos a ter confiança no teu negócio.

Há diversas informações que podes colocar aqui, nomeadamente horário de funcionamento e encerramento para férias, saldos e promoções

Para que os teus clientes não tenham de andar à procura de informação.

Um negócio constantemente atualizado e ativo obterá melhores resultados que um negócio desatualizado ou raramente atualizado.

3. Melhora a experiência do cliente

Quantas mais reviews um negócio tiver, melhor!

E deves responder a cada uma delas.

Esta atitude demonstra que o teu negócio está ativo e que te preocupas com o que os membros da tua comunidade têm a dizer.

Nem todas as críticas vão ser fantásticas, mas não há problema porque não se pode agradar a todos.

O mais importante é como uma empresa lida com as reclamações e as críticas negativas.

Os clientes que se dão ao trabalho de deixar críticas negativas são clientes que se preocupam e que ainda se podem tornar clientes leais e até embaixadores, desde que dês uma resposta ajustada às suas preocupações.

Usa a funcionalidade de avaliação e reviews como uma oportunidade para detetar problemas e depois resolvê-los, de modo a levar a satisfação do cliente ao próximo nível.

E, claro, comentar as reviews positivas é também fundamental!

Estas interações são ótimas para construir a sua lealdade e podem criar conversões futuras.

Também podes criar mais envolvimento e interação com os teus clientes, colocando notícias e atualizações para que leiam e comentem.

Não ignores a funcionalidade de perguntas e respostas.

Estas permitem aos clientes sentirem-se ouvidos e obterem informações pertinentes sobre o teu negócio.

4. Aprende mais sobre os teus clientes

Para além das reviews, podes por exemplo recolher mais informação sobre os teus clientes ao analisar os seus dados e ver quantas pessoas acedem ao link do Google My Business para o teu negócio.

Pode identificar quantos clientes acedem através de computador ou de telemóveis e quantos ligam diretamente para ti através dos resultados da pesquisa local.

Ao ter acesso a este tipo de informação consegues ter uma imagem mais clara de quem são os teus clientes, como é que eles te encontram e como preferem fazer negócio contigo.

5. Não te esqueças do SEO

Tudo o que falámos são excelentes pontos de partida, mas não nos podemos esquecer de otimizar o Google My Business para SEO (Search Engine Optimization) usando palavras-chave e termos mais frequentemente usados nas pesquisas.

Isto ajudará a elevar o ranking do teu negócio no motor de busca.

6. Fotografa o teu negócio

O Google My Business permite que faças o upload de fotografias do teu negócio.

Por isso não hesites em tirar fotografias aos teus produtos e à tua montra!

Será muito mais fácil um possível cliente identificar o teu negócio se já tiver uma referência da fachada!

Para além disso, os clientes podem também colocar fotografias tiradas por eles.

E, normalmente, clientes que se dão ao trabalho de o fazer são clientes satisfeitos!

As empresas que adicionam fotos aos respetivos perfis de empresa recebem mais 42% de pedidos de direções no Google Maps e mais 35% de cliques para aceder aos respetivos Websites do que as empresas que não o fazem. (Fonte: Google)

7. Orienta o cliente

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Foto de Henry Perks no Unsplash

Quantos de nós não andámos já à toa porque não encontrámos uma determinada loja…

Com o Google My Business o cliente tem acesso imediato ao Google Maps, onde recebe todas as indicações sobre como chegar até ti.

8. Comunica com o cliente

Para além de o cliente poder entrar em contacto direto por telefone, como já mencionámos, tu e o cliente podem também comunicar através de mensagens, sem que o teu número de telefone seja revelado.

9. Cria um website

Algo que muita gente desconhece é que o Google My Business pensou realmente nos negócios locais, ao permitir que estes criem um website.

É simples de utilizar e, apesar de não permitir muitas personalizações, é o suficiente para permitir a pequenos negócios locais uma presença e visibilidade online que de outra forma talvez fosse muito dispendioso numa fase inicial.

Podes até fazer publicações, como se de um blog se tratasse.

10. Atrai os clientes para a tua loja

No Google My Business podes adicionar produtos ao perfil da tua empresa, mostrar o que tens em stock, o seu preço, características, e até complementar com uma imagem e um botão onde o cliente pode optar por comprar, encomendar, pedir informações, etc.

11. Cria anúncios

Sim, através do Google Ads podes fazer campanhas para impulsionar o teu negócio local, tendo como objetivo:

  • Receber mais chamadas
  • Gerar mais vendas ou inscrições no website
  • Receber mais visitas na loja física

Estas campanhas permitem-te obter maior exposição, destacar a tua empresa nas pesquisas locais, pagar apenas pelos resultados obtidos, sendo que cada campanha pode ser criada em apenas minutos.

E agora?

Ainda tens dúvidas sobre a importância do Google My Business para negócios locais, como o teu? Comenta abaixo e teremos todo o gosto em ajudar-te!

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