70% da população residente em Portugal está no Facebook. E são todos utilizadores ativos.
Se não acreditas em nós, basta fazer login na plataforma Facebook Business e podes comprová-lo 🙂
A gestão de redes sociais é hoje uma das grandes mais-valias na comunicação de pessoas e empresas.
Os teus clientes estão lá, os teus concorrentes estão lá… E mesmo tu estás lá, a consumir conteúdo que outras empresas e pessoas partilham contigo.
O Marketing de Redes Sociais está a crescer e a ganhar cada vez mais visibilidade…
… Mas nem todos estão a conseguir tirar partido disso!
Se queres começar a comunicar melhor online, continua a ler este artigo e aprende algumas dicas essenciais para a gestão das tuas redes sociais.
Gestão de Redes Sociais – Afinal, o que é isso?
Gerir redes sociais é, no fundo, saber comunicar. Gerir conteúdo e aproveitar todo o potencial de comunicação – e socialização – que estas plataformas permitem para fazer com que chegue mais longe e a mais pessoas.
Na Bizy trabalhamos mais de perto com Facebook e Instagram. Escolhemos não abraçar mais redes sociais até que conseguíssemos (quase) masterizar estas duas.
Quando fazemos gestão de redes sociais para os nossos clientes, estamos a fazer uma (ou mais) destas coisas:
- Pensar, criar e publicar o conteúdo;
- Gerir campanhas de anúncios em Facebook e Instagram;
- Pensar, criar e gerir a estratégia de comunicação a aplicar tendo em conta o objetivo da empresa ou freelancer.
CONSULTORIA GRÁTIS
Uma conversa de 30 minutos sobre como o/a posso ajudar a gerir as suas redes sociais.
Vamos conhecê-lo melhor, compreender o que faz, quais desafios que enfrenta e os seus objectivos.
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Um erro comum é assumir que a gestão de redes sociais é apenas “publicar conteúdo”, quando é bem mais que isso!
Uma boa gestão destas plataformas – e um bom gestor – é alguém que não se limita a publicar ou agendar publicações, mas consegue dar conselhos, dicas, ler as análises e sugerir ajustes sempre que necessário.
Gestão de Redes Sociais – 3 Dicas Essenciais (e 1 mito que não passam disso)

1. Escolhe a Rede Social Onde os Teus Clientes Estão – e NÃO uma qualquer
Já aconteceu de questionar alguns dos nossos clientes, colegas e amigos sobre o porquê de escolherem determinada rede social. É algo normal para nós.
Incrivelmente, as respostas são muito semelhantes: “porque é o que toda a gente faz.”
O que nos leva sempre a perguntar (mas não a vocalizar 😉 ) se as mesmas pessoas se atirariam da ponte se os outros também o fizessem!
As redes sociais só funcionam para negócios se os clientes lá estiverem também!
De que adianta a uma marca de carros de luxo fazer uma publicidade no Snapchat quando a grande maioria do público são menores de idade?
Uma boa gestão de redes sociais acontece quando, acima de qualquer outra coisa, sabemos onde devemos estar.
O teu negócio ou projeto existe para resolver um problema a alguém. Pergunta-te:
- Eu resolvo os problemas de quem?
- Que idade tem esta pessoa?
- Onde vive?
- O que faz nos tempos livres?
- Que redes sociais usa?
- E de que forma?
- Etc.
2. Tem um Plano de Conteúdos e Segue-O Sempre
Mesmo que no início possa parecer que ninguém vê, sê consistente.
Publica, chama as pessoas para a ação, mostra quem és tu e o que fazes.
Estás a dar a cara por um negócio que é o teu sonho! Por vezes, basta apenas o entusiasmo para que a outra pessoa do lado da câmara o comece a seguir.
Isto para dizer: não desistas porque tens poucos seguidores, gostos ou comentários!
Porque, quer sejam 10, 1.000 ou 10.000, as pessoas que te seguem merecem ser respeitadas. E merecem conteúdo de qualidade.
3. Não Importa o Número de Seguidores – Importa a QUALIDADE
Qualidade e não quantidade, certo?
O mesmo é perfeitamente válido e aplicável na gestão de redes sociais.
Na verdade, já vários estudos foram feitos sobre o real alcance e potencial de contas com mais ou menos seguidores.
E as páginas com menos seguidores geram mais interação e mais vendas!
Da próxima vez que alguém te disser “mas tu só tens 200 seguidores…”
Não leves isso como algo negativo; antes pelo contrário!
Mostra o orgulho nas 200 pessoas que te seguem religiosamente, que se tornam fiéis a ti e inclusive se tornam quase embaixadores do teu negócio.
Gestão de redes sociais também é perceber que não importa ter uma página com 10.000 pessoas se as vendas são zero.
Importa ter uma página com 1.000 que permita aos seguidores estar contigo a um tal nível que possas ser o parceiro deles quando precisam de si.
Marketing e as Redes Sociais
Atualmente, as duas estão intrinsecamente ligadas. E, se ainda não estás a comunicar nas redes sociais ou não as incluis no teu plano de marketing, estás a falhar redondamente para com os teus clientes!
O sucesso nas redes sociais não é apenas resultado de muitos gostos ou partilhas. É também resultado de muita consistência, paciência e carinho para com o que estás a fazer todos os dias. Não te esqueças disso 😉