5 Formas Para Se Manter Activo Enquanto Trabalha

Tempo de Leitura: 5 minutos

O dia termina e sente o desconforto das dores nas costas. Passou demasiado tempo sentado, pensa.

Vai jantar, mas o apetite é pouco. Sente alguma má disposição e decide, em vez disso, de se ir deitar um pouco.

Estes são apenas dois dos problemas mais comuns de quem trabalha todo o dia sentado.

Quando está com um bom ritmo de trabalho passa várias horas seguidos sentado, muitas vezes com postura incorrecta, e saltando refeições.

Não se pode, no entanto, esquecer que a prática de exercício físico e uma boa alimentação são essenciais para a saúde e bem-estar de todos nós.

Vidas sedentárias são sinónimo de doenças de todo o tipo e felizmente há cada vez mais pessoas a aderir à prática de exercício físico, seja em casa ou fora.

Ainda assim, a falta de tempo continua a ser a desculpa mais usada para justificar a falta de exercício físico.

Se assim é, estas formas para se manter activo enquanto trabalha vão ser a solução – e deixará de ter desculpas.

Formas Para Se Manter Activo Enquanto Trabalha

1. Não deixar tudo por perto

Regra geral, o escritório ou espaço de trabalho está organizado de forma a ter tudo perto de si. É mais fácil, simplesmente.

Mas uma das melhores formas para se manter activo enquanto trabalha é fazer o contrário: deixar algumas coisas fora de mão.

Pense bem: se tem tudo perto, quando se vai levantar?

Já se algumas coisas estiverem longe o suficiente para que se tenha que levantar, estará já a ser um pouco activo.

Levantar da cadeira não é o mesmo que caminhar 30 minutos por dia, mas tem que se começar por algum lado 🙂

Olhando para a minha secretária enquanto escrevo, eis as coisas que pode deixar um pouco mais longe:

  • Impressora;
  • Telefone/telemóvel;
  • Dicionários (se os usar);
  • Pastas de arquivo;
  • Agrafador, furador;
  • Etc.

A actividade de cada um terá naturalmente outras inclusões (ou exclusões) para esta lista.

O importante é deixar apenas à mão aquilo que realmente precisa para trabalhar e que normalmente inclui:

  • Computador (e rato, se usar);
  • Papel e caneta;
  • Agenda;
  • Garrafa de água pequena ou até um copo.

Mais uma vez, cada actividade precisará de mais ou menos objectos.

2. Beber muita água

Este conselho já nos segue a todos há anos. Crescemos com ele e vivemos diariamente com ele também.

Beber água é também uma forma de se manter activo por duas grandes razões:

  • Hidratação. O nosso corpo é composto por 70% de água e o nosso cérebro 75%. São números relevantes e demonstrativos por si só. Mas se procura mais razões, aconselho a leitura do artigo do website Tua Saúde;
  • Também o obriga a levantar-se. Se bebe mais água, o seu organismo vai funcionar melhor. Para além desta (já grande) vantagem, também o obrigará a ir mais vezes à casa de banho.

Sim, beber água todos os dias pode ser algo aborrecido. Mas não tem de ser.

Pode beber água de formas diferentes e que ajudam a que não se canse. Basta às vezes dar-lhe um pequeno “twist“:

  • Em vez de água simples, pode beber chá quente ou frio. Aconselhamos que vá variando de sabor e que apenas sirva pequenas canecas ou copos;
  • Outra alternativa é água com sabores. Água com pepino tem um efeito refrescante e um sabor peculiar e bom;
  • Por último, águas com gás. Esta última não é recomendável que beba todos os dias nem todas as semanas. A opinião sobre os benefícios e malefícios de beber água com gás ainda é controversa, mas todos os organismos são diferentes. E quem conhece melhor o seu é você.

3. Snacks mais saudáveis – e longe da secretária

Snacks a meio da manhã ou da tarde são apetitosos e ao final do dia podem acumular-se as migalhas na secretária.

Para além de não ser higiénico, comer à secretária não é saudável por vários motivos, incluindo o facto de não fazer pausas no trabalho.

Não fazer pausas no trabalho é contra-producente. Pode parecer que está a trabalhar mais, mas na realidade está a esgotar o seu cérebro e a diminuir a sua capacidade crítica e de concentração.

Estabeleça horários para pausas e aproveite para saborear os seus snacks longe da secretária, seja na sua sala de estar ou cozinha ou, se trabalhar num escritório, na zona comum.

Outra dica importante: se ainda não o faz, substitua pelo menos um dos seus snacks do dia por fruta.

E para aquelas alturas em que só apetece mastigar qualquer coisa rápida? Pode comer duas ou três nozes para “matar o vício.” Mas nunca à secretária! 😉

4. Pausas activas

Já introduzimos um pouco este tema, mas seria impensável não lhe dedicar um ponto completo: faça pausas no trabalho. Se possível, pausas activas.

Fazer uma pausa activa significa deixar momentaneamente o seu posto de trabalho e fazer algo que o obrigue a mexer-se ou a desligar do que tem a fazer: caminhada, corrida, Yoga, meditação…

Não há limites. Há até quem aproveite para tomar banho nessas pausas, limpar a cozinha ou fazer uma arrumação à secretária.

As pausas activas são uma excelente forma para se manter activo por promoverem movimento físico. Mas são também excelentes para o nosso cérebro.

Lembra-se quando, enquanto caminhava, se lembrou da resolução para aquele problema no código de um website? Não foi à toa.

Por vezes, distanciarmo-nos é mesmo a solução. O nosso cérebro não deixa de pensar no problema, mas fá-lo em segundo plano em vez de focar toda a energia nele. O que faz maravilhas em alguns casos!

O nosso conselho é que as pausas activas tenham uma duração de 15-30 minutos mediante a forma como organizou o seu dia.

Comece por coisas simples. Alongamentos, caminhada, ler, ver um vídeo no YouTube ou uma série de curta duração na Netflix. Mais uma vez, a decisão é sua.

5. Exercício físico num minuto

Estranho? Nós explicamos 🙂

Quando chamam por nós é comum respondermos com “um minuto” para indicar que já, já, prestaremos atenção. Porque um minuto é muito pouco, certo?

Se dedicar 45 minutos ou 1 hora por dia à prática de exercício físico parece complicado, então torne o exercício em algo rápido.

Faça exercícios de 1 minuto.

Só tem que ligar um alarme no seu telemóvel ou no computador e, durante 1 minuto, faz pelo menos um exercício com intensidade.

Recomendamos fazê-lo pelo menos 2 vezes por dia: uma durante a manhã (regra geral pelas 11h), outra a meio da tarde (às 16h).

Alguns exercícios que pode fazer em 1 minuto:

  • Agachamentos;
  • Jumping jacks (Polichinelos);
  • Abdominais;
  • Prancha;
  • Flexões;
  • Lunges;
  • Corrida estática.

Se está a começar, faça 2 séries de 20 segundos, com 20 segundos de pausa entre cada uma.

Aliás, lançamos-lhe um desafio: duplicar o número de repetições em 30 dias.

Escolha um dos exercícios acima e, no primeiro dia, conte as repetições que faz. Ou seja, se escolheu os abdominais, conte quantos abdominais fez num minuto (60 segundos). O objectivo é, em 30 dias, duplicar esse número.

Desafio aceite? 🙂

Há Sempre Formas Para Se Manter Activo Enquanto Trabalha

Às vezes o que mais custa é ter alguma imaginação e cumprir aquilo a que nos propomos.

Se já começou a ser mais produtivo no trabalho e a organizar aproveitar melhor o seu tempo, introduzir pelo menos uma destas 5 dicas será facílimo e praticamente não ocupará tempo.

Tem mais dicas? Escreva nos comentários 🙂

Deixe um comentário

Olá 👋 Podemos ajudar?