Começar um negócio online é um passo gigantesco para qualquer pessoa.
É certo que não precisas de muito investimento monetário, mas o tempo que se investe também é dinheiro.
Por esta altura, provavelmente já investiste num website ou em redes sociais.
Mas, para além disso, o tempo (e dinheiro) investido em marketing é o que vai fazer com que o negócio seja um sucesso ou um fracasso.
Neste artigo vamos partilhar as 5 formas de promover um negócio online que comprovadamente têm sucesso!
5 Formas de Promover um Negócio
Antes de mais, é preciso compreender que promover um negócio não é algo que se possas fazer sem nenhum tipo de investimento monetário.
Ao mesmo tempo, optar por aplicar apenas 1 destas formas vai trazer resultados à mesma, mas mais lentos.
Quantas mais destas formas de promover um negócio aplicar, mais resultados vais ter.
1. SEO
A otimização para motor de pesquisa (SEO = Search Engine Optimization) é a primeira das formas para promover um negócio online.
É também a mais barata, já que depende de ti (ou da pessoa que escreve conteúdo no seu website ou gere o seu conteúdo).
Ter o website otimizado para motores de pesquisa faz com que o website (e, consequentemente, o negócio) sejam encontrados por aqueles que procuram os produtos ou serviços que vende.
Otimizar o website para aparecer nos motores de pesquisa vai depender de algumas coisas, tais como:
- Palavras-chave
- Frases-chave
- Meta tags
- Títulos e subtítulos
- Relevância do conteúdo
As frases e palavras-chave são os termos que as pessoas pesquisam online.
Por exemplo, a frase-chave deste artigo é “formas de promover um negócio online”, pois é um termo passível de pesquisa por empreendedores e micro negócios.
São os elementos mais falados sempre que o SEO é referido, mas tudo conta para o seu website aparecer nos lugares cimeiros.
As meta tags são pequenos pedaços de textos que são identificados no conteúdo para (re)verificar se o conteúdo corresponde à pesquisa.
São o que permite que quando pesquisa por “receita de panquecas” não apareçam resultados sobre receitas de bolo de bolacha.
Os títulos e subtítulos ajudam a uma leitura mais simplificada, não só para o motor de busca, mas para o utilizador.
Tendo em conta que os motores de busca estão cada vez mais preocupados com a experiência do utilizador, este elemento também passa a fazer parte dos principais.
Por fim, a relevância do conteúdo. Uma vez mais, não faz sentido ter resultados para receitas de bolo de bolacha se o que procura são receitas de panquecas.
2. Redes Sociais
Se toda a gente está nas redes sociais, o teu cliente também está.
Uma das dicas essenciais que damos é que não precisas de estar em todas as redes sociais, mas apenas nas que o teu cliente está.
Caso contrário, podes estar a perder o teu tempo e dinheiro no Facebook quando os teus clientes estão no Instagram. Ou vice-versa.
Utilizar as redes sociais é outra das grandes formas de promover um negócio online pelas funcionalidades que incorpora:
- Criar relacionamento com clientes
- Promoção muito barata de serviços e produtos
- Possibilidade de comunicação imediata com potenciais clientes
São 3, mas são FORTÍSSIMAS para estabelecer autoridade no teu nicho.
O Marketing que se destaca e consegue sobreviver a qualquer coisa é o Marketing de Relacionamento.
Marketing de Relacionamento permite, como o nome diz, criar uma relação duradoura com todos os envolvidos: empresa, equipa e cliente.
3. Publicidade Online
A grande maioria das pessoas que está ainda a começar um negócio online foge a sete pés da publicidade online.
Este é o maior erro que pode cometer.
Começar logo a fazer publicidade online pode ser a diferença entre começar a lucrar em meses ou começar apenas a lucrar em anos.
(Nem estamos a exagerar, há nichos em que acontece.)
Publicidade online é, aliás, uma das formas mais rápidas de promover um negócio, seja ele online ou não.
E é tão incrivelmente barato que é quase idiota nem o fazer.
Com anúncios online podes chegar a milhares ou milhões de pessoas com pouco investimento, o que era impensável há uns anos atrás.
Podes optar por fazer publicidade nas redes sociais (como Facebook e Instagram) ou através do Google Ads, a plataforma de anúncios do Google, que inclui o YouTube.
Ambos funcionam de formas diferentes:
- Facebook/Instagram: anúncios para pessoas com base nos seus interesses e comportamentos;
- Google Ads: anúncios para pessoas que ativamente procuram o teu produto ou serviço.
4. Publicidade Offline

Apesar de a publicidade online ser hoje uma das melhores formas de promover um negócio online, a publicidade offline ainda funciona.
Lindamente, na verdade!
Muitas vezes expressa-se no passa-palavra de outras pessoas com respeito ao seu negócio.
Ainda há, também, quem continue a optar por flyers, outdoors, carros com publicidade, etc., para continuar a manifestar a sua marca e negócio offline.
Este tipo de publicidade não é feito por nós, pelo que não temos muita experiência no assunto e não o vamos abordar da mesma maneira que as outras 🙂
5. Email Marketing
Por alguma razão, o email marketing é o patinho feio da promoção de negócios.
Mas a verdade é que o email marketing não morreu e está, aliás, mais vivo que nunca!
O email é a forma mais direta de contacto que temos com os nossos clientes e potenciais clientes. Logo, podemos – e devemos – usá-lo!
Mais que isso, tens de pensar que, se as redes sociais, o Google e outras plataformas desaparecerem, tu continuas a ter forma de contactar as pessoas que te seguem!
Acreditamos que a razão pela qual exista tanto preconceito à volta do email tem que ver com o spam massivo que acontecia há uns tempos.
Todos os dias, dezenas de emails caíam na conta, oferecendo produtos que não precisávamos e serviços que não pedimos.
E isso cansou, claro.
Mas, neste caso, estamos a perguntar às pessoas se podemos comunicar com elas, em vez de comprar listas de emails e esperar que alguém compre.
Isso, por si só, já coloca o teu negócio numa posição diferente em relação a todos os outros que enviam emails só porque sim.
Mas há aqui outra coisa que queremos acrescentar: de nada vale ter uma lista de emails se não falas com as pessoas.
Tem como regra enviar pelo menos um a dois emails por mês a toda a lista.
Mostra-lhes que valeu a pena tirarem tempo para fazerem parte da sua lista e faz crescer a tua relação com o cliente.
Formas de Promover um Negócio Online
Desta lista de 5, na Bizy aplicamos 4.
Este artigo está otimizado para SEO, o que significa que será uma das opções nos resultados das pesquisas assim que o Google encontre alguém que precise desta informação.
As nossas redes sociais são o Facebook e o Instagram. Aquela onde somos mais ativas é a última.
É também nas redes sociais que investimos em publicidade paga.
A plataforma de email marketing que utilizamos é o MailerLite.
A questão neste momento é: quantas destas formas de promover o teu negócio vais aplicar? 😉
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