Explicações Online são o Futuro dos Centros de Estudos

Tempo de Leitura: 3 minutos

O nosso dia-a-dia é online. Não totalmente, mas uma grande parte dele.

Quer seja por questões de saúde, opções de contratação, ou porque trabalha por conta própria, o trabalho em casa passou a fazer parte das nossas vidas.

E para as crianças também.

A iniciativa portuguesa do #EstudoEmCasa tem dado que falar pelas melhores razões.

Seja através da telescola ou através de aulas no Zoom, crianças e professores adaptaram-se a este novo conceito de estudo.

Alguns centros de estudos não ficaram para trás. E está patente a realidade de que explicações online são o futuro dos centros de estudos.

Para tentar compreender um pouco melhor como foi esta transformação, entrevistamos o Professor Carlos Ianhes, do centro de estudos Xplica+.

A experiência de quem apostou em explicações online

carlos ianhes xplica+
Carlos Ianhes, Xplica+

Carlos Ianhes é professor de matemática, fundador e sócio-gerente do Xplica+. O centro de estudos abriu no final de 2013 e tem, felizmente, tido muito sucesso desde então.

Bizy: No Xplica+, recebem alunos de que idades e que zonas do país?

Carlos Ianhes (CI): Desde o 1º ano (6 anos) até à universidade, em todos os anos de escolaridade e a todas as disciplinas. Neste momento os nossos alunos são essencialmente do concelho de Leiria mas estamos a expandir as explicações online a todo o país.

Bizy: Há quanto tempo fazem explicações online?

CI: Desde 16 de Março de 2020, por causa do Covid-19. Mas também experimentamos anteriormente algumas explicações neste modelo com sucesso.

Bizy: Como está a correr a experiência?

CI: Está a correr muito bem. Até há alguns alunos que preferem este tipo de explicações por ser mais cómodo ter explicações nas suas casas, sem terem-se de deslocar. Mas também traz algumas desvantagens, sem dúvida. Algumas vezes, ficamos sem perceber muito bem o feedback dado pelos nossos alunos ao que estamos a tentar ensinar. E a resolução dos exercícios/problemas é um pouco mais lenta. Não conseguimos tirar o mesmo número de dúvidas que tirávamos anteriormente, com o ensino/aprendizagem presencial.

Bizy: Quais foram os maiores desafios?

CI: Arranjarmos uma boa plataforma para o fazer e sermos mais rápidos no esclarecimentos de dúvidas. Felizmente, conseguimos ultrapassar os dois. Para o esclarecimento de dúvidas optamos por comprar de mesas digitalizadoras.

Bizy: Como é que pais e professores aceitaram a novidade?

CI: Muito bem, os professores adaptaram-se à nova realidade muito rapidamente, e a maioria dos pais percebeu logo, desde o inicio, que as explicações online continuariam a ser uma mais-valia para os seus filhos.

Bizy: Vão continuar com explicações online depois do regresso à “normalidade”?

CI: Sim, espero ter um misto de explicações online com explicações presenciais, é para essa realidade que venho a trabalhar há mais de 1 mês. Ainda é muito cedo para dizer se essa nova realidade será um êxito ou não, só o futuro o dirá.

Explicações online são o futuro dos centros de estudos

explicações online centro de estudos

Os centros de estudos começam cada vez mais a adoptar o online nos seus modelos de negócios.

O Xplica+ é um excelente exemplo de que nunca se deve baixar os braços a uma adversidade, mas sim contorná-la e tentar tirar o melhor proveito do que a mesma nos ensina.

Outros centros de estudos lhe seguirão as pisadas e implementarão explicações online.

Usar as redes sociais ou ter um website institucional para apresentar o seu centro de explicações é essencial para começar.

Ao adoptar explicações online ou mistas, como o Professor Carlos Ianhes, estará a oferecer inúmeras mais-valias aos seus alunos, pais e professores:

  • Possibilidade de explicações no conforto de suas casas;
  • Evitar deslocações e trânsito de/para o centro de estudos;
  • Mais tempo em família;
  • Horários mais flexíveis para todas as partes.

Esta possibilidade de continuar a ter um acompanhamento personalizado em casa é o início de uma nova era.

As explicações online vieram para ficar e são os pais do futuro, que trabalharão mais remotamente, quem mais usufruirão delas.

Se procura explicações para o(s) seu(s) filho(s), deixamos os contactos do Xplica+:

Gostou deste artigo? Partilhe a sua opinião connosco 🙂

Deixe um comentário

Olá 👋 Podemos ajudar?