Em 2020, com a situação pandémica causada pela Covid-19, Portugal avançou vários anos na evolução do marketing.
Ainda me lembro de, em Abril de 2020, estarmos a tentar levar a Bizy a um patamar em que o rendimento fosse mais confortável quando ouvi falar pela primeira vez em infoprodutos.
Claro que não era nada novo, já existam algumas pessoas a trabalhar este mercado em Portugal. Uma das mais conhecidas é o Ricardo Teixeira.
Foi provavelmente por essa altura que me caiu realmente a ficha quanto ao estado do marketing em Portugal.
Já tinha noção de estarmos ligeiramente atrasados quanto aos Estados Unidos… Mas não fazia ideia de que estávamos assim tanto!
Em 2021, apesar de estarmos finalmente a tentar “apanhar o comboio”, Portugal ainda tem muito a aprender com o Brasil ou os Estados Unidos no que diz respeito a Marketing e a formas de tornar o online em algo rentável.
O lançamento de produtos digitais esteve em grande crescendo durante o ano de 2020, explodiu ainda mais em 2021, e agora não há forma de parar o surgimento de cada vez mais formas de aprender.
A Bizy também tem os seus próprios produtos digitais e tem aplicado algumas estratégias de lançamento de infoproduto com sucesso.
Os nossos produtos digitais ajudam pessoas a aprender copywriting desde o zero e até se tornarem copywriters.
Neste artigo, partilhamos contigo um exemplo de estrutura de lançamento de infoproduto que seguimos e que tem sido aplicada com bons resultados.
Terminologia básica

Nem toda a gente que vai ler este artigo está 100% dentro deste mundo e deste mercado.
Por isso, a primeira parte deste artigo é dedicada aos básicos dos básicos: a terminologia.
Para que possas, depois, seguir o raciocínio do resto do artigo.
(Se preferires consumir este conteúdo em vídeo, avança para o fundo da página onde tens a gravação da Live #29)
O que é um Infoproduto?
Um Infoproduto é um produto digital, pago ou gratuito, disponibilizado através da internet.
O seu objetivo é o de te permitir ganhar dinheiro ensinando algo em que és especialista.
Um infoproduto pode ter diferentes formatos:
- Vídeo: webinar, workshop, masterclass, video-aula, etc.
- Áudio: podcast, audiolivro, etc.
- Texto: eBook, workbook, checklist, etc.
Neste momento, tu já te começas a aperceber que já consumiste alguns produtos digitais deste género e o conteúdo já começa a fazer um pouco de sentido.
O que é um lançamento de infoproduto?
Um lançamento de infoproduto é um evento em que vais apresentar o teu produto digital.
Tal como existem as campanhas de aberturas de cafés, restaurantes, lojas, etc., que, normalmente, têm descontos associados ou ofertas para quem comprar durante esse período, também os produtos digitais têm algo parecido.
O lançamento é uma fase essencial da venda do infoproduto e tem de ser um evento que, como diz um dos meus mentores, faça as pessoas sair de casa se estiver a chover.
Esse é o tipo de sentimento que queres despertar na audiência.
Mesmo que o evento seja online, ele tem de ser bom o suficiente para que, mesmo que fosse ao vivo e mesmo que estivesse a chover, as pessoas fariam o tudo por tudo para assistir.
O lançamento pode acontecer de várias formas:
- Webinar ou Workshop
- Desafio de 1, 2, ou 3 semanas
- A semana XPTO
- Etc.
Quem nos ensinou?
Quem conhece o nosso trabalho sabe que gostamos de dar créditos onde eles são merecidos.
Toda esta parte dos lançamentos de infoprodutos, que são partes rentáveis da faturação da Bizy, foram aprendidas com algumas pessoas que se tornaram as nossas musas inspiradoras.
Na parte dos lançamentos, as maiores inspirações que temos ao dia de hoje, em que publicamos este artigo, são:
- Marina Ulhôa
- Leandro Aguiari
- Donald Miller
- Pedro Sobral
- Priscila Zillo
Para além dos 5 listados, aprendemos muito com o lançamento de produtos digitais de outras pessoas de quem também vamos recebendo anúncios.
Participamos nesses mesmos lançamentos e tiramos notas do que podemos aplicar e/ou do que não faz sentido aplicar.
Exemplo de estrutura de lançamento de Infoproduto
Esta é a estrutura em que suportamos os nossos próprios lançamentos e os dos nossos clientes.

Este exemplo de estrutura de lançamento de infoproduto pode ser facilmente replicado para um produto físico, já que grande parte do que fazes está relacionado com a forma como vais vender do que necessariamente com o facto de ser produto digital ou não.
Esta estrutura foi criada a partir do que funcionou melhor para nós e para os nossos alunos depois de termos começado a aplicar métodos de lançamentos de algumas pessoas diferentes.
A Marina Ulhôa e o Leandro Aguiari são as duas principais musas que levaram a esta estrutura e, apesar de estar adaptado a nós, são eles quem merece o crédito.
A estrutura de lançamento é composta por 6 fases.
Para te explicar melhor cada uma das fases, vamos dar como exemplo o lançamento de um produto digital de emagrecimento.
Fase 1: Consciência
Nesta altura, já sabes que vai existir um produto digital a ser lançado que vai resolver um determinado tipo de problema da tua audiência.
A partir desse momento, mesmo que não saibas ao certo como lançar, o que vai incluir e tudo o mais, já podes (e deves) começar a elevar a consciência da tua audiência para o produto que vais lançar.
Exemplo: vais lançar um produto digital que ajuda as pessoas a reduzir a quantidade de comida sem que sintam fome ao longo do dia. E isso vai ajudá-las a perder peso.
Se sabes que o produto está relacionado com comer menos para emagrecer, então tens de começar a criar conteúdo que aborde o tema.
Conteúdo sobre o que pode estar a causar aumento de peso VS como podes reduzir o peso
Com isto, fazes reels, stories, publicações, lives, artigos de blog, etc…
Pegando, depois, nesse conteúdo, começas a investir algum dinheiro em anúncios para que esse conteúdo chegue a mais pessoas.
Esse tipo de anúncios são os chamados anúncios de distribuição de conteúdo.
Fizemos uma live no nosso YouTube sobre como fazer anúncios de distribuição de conteúdo. Já não está disponível no canal diretamente, mas podes vê-la aqui.
Fase 2: Narrativa
A narrativa é a fase em que a preparação de grande parte dos lançamentos falha.
O que gera frustração do lado de quem lança.
A narrativa é essencial para que a audiência esteja totalmente embrenhada no storytelling e realmente veja o teu produto como a solução certa para o problema que tem.
Sem storytelling, sem um elemento de conexão, tu deixas de ser a solução ideal para o teu cliente e passas a ser “mais uma solução.”
E ser “mais uma solução” não vende.
Para a narrativa, tens primeiro de pensar: qual é o grande problema que vou resolver?
Nesta parte do problema, falamos sempre do problema interno ou filosófico e não externo.
No caso do emagrecimento:
- O problema externo são os quilos a mais;
- O problema interno é o facto de a pessoa não se sentir bonita;
- O problema filosófico é o medo de a pessoa não conseguir arranjar um/a parceiro/a que o/a ache bonito/a e sexy e acreditar que vai passar o resto da vida sozinho/a
Tu vendes bem quando resolves um problema externo.
Mas vendes MUITO MELHOR quando apelas aos problemas interno e filosófico. E tens um oceano azul de possibilidades aqui, porque a maioria das pessoas não está preocupada com esta parte.
A partir daqui, podes começar a responder a outras perguntas relevantes para construir a tua narrativa:
- O que vai fazer com que a pessoa participe no evento?
- Como vou relacionar a solução com os problemas internos e filosóficos?
- Que nome vou dar ao lançamento?
- Que personagem posso criar para esta narrativa?
- Etc.
Fase 3: Captação
Nesta fase da estrutura de lançamento, vais começar a investir para trazer pessoas ao teu evento.
Usando tudo o que já definiste nas fases anteriores, vais criar anúncios que possam atrair as pessoas à tua página de captura (landing page), que se inscrevam no evento, e depois participem no lançamento ao vivo.
Para os anúncios, garante que usas a narrativa e os problemas internos (pelo menos) para chamar a atenção da pessoa que compraria o teu produto digital no final do lançamento.
Podes fazer anúncios em vídeo a dizer algo como “Gostavas de voltar a vestir o teu vestido de noiva?” ou “Gostavas de voltar a vestir aqueles calções lindos que compraste no ano passado?”
Uma frase assim chama muito a atenção e apela diretamente um problema interno.
Para a fase da captação, recomendamos sempre um mínimo de 10 dias.
E este é mesmo mínimo. Há lançamentos com captação de 1 mês, mas tu podes não precisar de tanto tempo numa fase inicial (ou não ter tanto poder de investimento).
Fase 4: Pré-lançamento
Esta fase tem, aliás, 2 momentos (na nossa forma de ver as coisas)
O primeiro acontece ao mesmo tempo que a captação, mas de uma forma paralela.
Vamos aproveitar que temos anúncios a trazer novas pessoas para permitir que elas nos conheçam melhor, ao mesmo tempo que as recordamos sempre da razão por que nos passaram a conhecer.
A intenção com esta fase é gerar vontade de participar no lançamento e estar ao vivo connosco.
Usa tudo o que podes nesta fase:
- Email marketing
- Grupos de WhatsApp ou Telegram
- Instagram (stories, reels e lives, maioritariamente)
- YouTube
Lembra-te que tudo tem de estar completamente alinhado com a tua narrativa e com os teus anúncios.
O segundo momento é já no lançamento em si, isto é, na aula ao vivo (por exemplo).
Podes optar por lançar um Webinar em que vais falar mais a fundo da necessidade de reduzir quantidade de comida para perder peso.
E é nesse webinar que passas à fase 5.
Fase 5: Abertura de carrinho
A abertura de carrinho pode ser logo no final do Webinar ou no dia seguinte.
Temos aplicado o método de abrir no dia seguinte apenas, mas é escolha nossa. Dependendo do produto, pode fazer sentido abrir logo, ou até só abrir alguns dias depois.
A abertura de carrinho é um momento essencial da estrutura de lançamento.
É aqui que quase parece que o tempo e o coração param e em que a nossa audiência decide se o nosso produto e a nossa narrativa são realmente bons e necessários na vida deles.
Tudo o que construíste ao longo das últimas 4 fases resume-se a isto e a audiência tem de estar com uma grande intensidade e ansiedade para comprar este teu produto.
Fase 6: Pós-venda
O lançamento nunca termina depois do carrinho estar aberto.
Para garantir um bom produto, uma boa entrega e, acima de tudo, que temos bons embaixadores do nosso produto digital, precisamos de fazer sempre mais.
Entregar mais valor para esta primeira turma, para que as outras que venham a seguir se tornem mais simples de vender.
No pós-venda deves:
- Garantir que respondes a todas as dúvidas dos teus alunos;
- Verificar se atraíste as pessoas certas;
- Alinhas expectativas relativamente ao infoproduto;
- Dar sempre mais que aquilo que prometes.
Não podes deixar de ser humilde durante a entrega. Há sempre aspetos a melhorar.
Ouve os teus alunos e a tua audiência, porque eles dizem-te tudo o que precisas de saber.
Para esta fase, recomendo vivamente que vejam a pequena palestra do David Oliveira, na primeira edição do PAD Talks. Falou muito sobre isto e falou muito bem.
O David é especialista em lançamento de infoprodutos e funis de venda.
Conclusão
Este é um sumário e um exemplo de estrutura de lançamento de infoprodutos.
Produtos digitais podem, realmente, ser muito rentáveis e uma forma de complementar a tua prestação de serviços.
Se ficaste com curiosidade e gostavas de experimentar, aconselhamos que sigas algumas das pessoas que mencionamos acima, pois são verdadeiros especialistas no que fazem!
No nosso caso, a Bizy e equipa ajudam outras pessoas a fazer lançamento de infoprodutos.
Podemos ajudar-te a lançar o teu produto digital trabalhando todas estas fases contigo, ou simplesmente dar-te a estratégia e passo a passo adequados ao tipo de produto que queres lançar.
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