A Importância de uma Estratégia de Comunicação

Estamos na era da informação.

Significa isto que sabemos tudo? Não…

Significa que estamos tão inundados de informação e opiniões que por vezes nos sentimos perdidos, sem saber o que fazer, por onde começar.

É por isso que é tão importante definir estratégias e neste caso vamos falar da estratégia de comunicação.

O que é uma estratégia de comunicação?

A estratégia de comunicação vai ser um dos veículos para atingir os objetivos do planeamento estratégico da empresa (sejam estes vender ou ganhar notoriedade, por exemplo).

Com certeza já reparou que o que pensa de outras pessoas é largamente influenciado pelo que dizem e como o dizem.

Sabia que o mesmo se aplica às marcas?

Cada negócio tem uma voz própria e a forma como fala com o seu consumidor/cliente, assim como o conteúdo da mensagem, tem cada vez mais influência na relação com aqueles que o ouvem e seguem.

As estratégias de comunicação das empresas podem ser diferentes umas das outras, mas o objetivo é o mesmo: transmitir uma mensagem clara, a um público definido, do modo mais eficiente.

Para tal a mensagem deve ser inteligível, útil, apelativa e verdadeira. Só desse modo o público alvo a compreenderá.

O que pode alcançar com esta estratégia de comunicação

Alguns dos objetivos que pode alcançar através de uma estratégia de comunicação bem definida são:

  • Gerar vendas
  • Aumentar notoriedade / visibilidade da marca
  • Construir autoridade
  • Educar o mercado
  • Aumentar o relacionamento com a marca
  • Aumentar o tráfego para o teu website
  • Reduzir o custo de aquisição de clientes
  • Aumentar o Lifetime Value (LTV) – ou seja, o valor acumulado de faturação que cada cliente traz para a sua marca depois de ser conquistado

Sempre que desenvolvemos uma estratégia de comunicação, há vários passos que devem ser tidos em conta, em particular:

  • Identificar corretamente o público-alvo/persona;
  • Construção da mensagem., de modo a ir ao encontro das necessidades e expectativas desse público-alvo;
  • Canal de comunicação onde esse público está.

Mas, caramba… Como se consegue garantir tanta coisa?

Através de Marketing de Conteúdo!

O que é Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de comunicação que materializa a mensagem, a sua forma e os elementos que a compõem.

As pessoas não gostam de ser interrompidas, tal como acontecia (e acontece) com os anúncios inusitados a produtos ou serviços que nada lhes dizem.

Já lá vai o tempo em que uma marca falava sobre o que queria.

Atualmente, as marcas têm de encontrar pontos em comum com o cliente e falar sobre aquilo que o preocupa, diverte, apaixona.

“Temos de deixar de interromper aquilo em que as pessoas estão interessadas e passar a ser aquilo em que as pessoas estão interessadas. “

Craig Davis, antigo Chief Creative Officer da J Walter Thompson

Fazer marketing de conteúdo é ser um/a contador/a de histórias!

O marketing de conteúdo gera autoridade, credibilidade.

Gera clientes que são também apoiantes e fãs apaixonados.

Descubra o que o seu público quer e precisa, e entregue-o de um modo criativo.

Vai ver que o seu cliente acaba por partilhar o que escreveu, ou pode até identificar a sua marca nas redes sociais, comentar a sua publicação ou fazer o download de um checklist ou ebook.

Se a sua mensagem estiver bem direcionada e oferecer conteúdo de valor, o seu cliente vai reconhecê-lo e partilhá-lo.

Faça-o de forma pessoal, regular e consistente. É a consistência que cria a relação de confiança.

E está dado o primeiro passo para a construção de uma relação com a sua marca.

Daí em diante, tudo o que escreve vai ser consumido e avaliado pelo seu cliente.

As partilhas, likes e comentários são a prova social que irá fazer aumentar ainda mais a sua credibilidade e autoridade.

O que sucede a isso?

À medida que o seu público-alvo tem mais confiança na sua marca, mais leal ele é e mais importante se torna nutrir essa relação.

E é aqui que surge o Marketing de Relacionamento!

estrategia marketing de conteudo
Foto por: Volodymyr Hryshchenko no Unsplash

Com certeza já ouviu a expressão “O Conteúdo é Rei!“.

É a pura das verdades…, mas a Comunidade é o seu Reino.

E o Marketing de Relacionamento é a cola que une o Conteúdo e a Comunidade.

Conteúdo oportuno e relevante, que se traduza em envolvimento e interesse do seu público, são componentes primários da estratégia de marketing de conteúdo (e, consequentemente, da estratégia de comunicação).

O Marketing de Relacionamento usa o conteúdo para fomentar a ligação da sua marca ao seu público.

Este tem de ser nutrido, apreciado, reconhecido e acarinhado.

O seu público gosta de sentir que é visto, que a sua marca repara neles. Logo, a sua mensagem deve ser trabalhada com base no comportamento dele.

Para isso tem de compreender o seu cliente, estar disponível para o ouvir, para conversar com ele.

E quando a sua marca se abre a esta conversa acaba por receber inúmeras respostas, comentários e sugestões que serão muito úteis para a criação de conteúdo que sabe, logo à partida, que vai ser exatamente o que o seu público quer.

Todos nós queremos ser impactados por conteúdos que sejam acionáveis e que nos ajudem a alcançar os nossos objetivos. E, para que isto aconteça, é preciso que as marcas estejam disponíveis para nos conhecer.

Boa comunicação é a que dura mais do que o tempo de consumo da mensagem.

Agora que já conhece os conceitos de estratégia de comunicação, marketing de conteúdo e marketing de relacionamento, resta apenas uma questão:

Vai aplicar estes conhecimentos? Comente abaixo com “SIM!” se for o caso 😉

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