Estamos na era da informação.
Significa isto que sabemos tudo? Não…
Significa que estamos tão inundados de informação e opiniões que por vezes nos sentimos perdidos, sem saber o que fazer, por onde começar.
É por isso que é tão importante definir estratégias e neste caso vamos falar da estratégia de comunicação.
O que é uma estratégia de comunicação?
A estratégia de comunicação vai ser um dos veículos para atingir os objetivos do planeamento estratégico da empresa (sejam estes vender ou ganhar notoriedade, por exemplo).
Com certeza já reparaste que o que pensas de outras pessoas é largamente influenciado pelo que dizem e como o dizem.
Sabias que o mesmo se aplica às marcas?
Cada negócio tem uma voz própria e a forma como falas com o teu consumidor/cliente, assim como o conteúdo da mensagem, tem cada vez mais influência na relação com aqueles que te ouvem e seguem.
As estratégias de comunicação das empresas podem ser diferentes umas das outras, mas o objetivo é o mesmo: transmitir uma mensagem clara, a um público definido, do modo mais eficiente.
Para tal a mensagem deve ser inteligível, útil, apelativa e verdadeira. Só desse modo o público alvo a compreenderá.
O que podes alcançar com esta estratégia de comunicação
Alguns dos objetivos que podes alcançar através de uma estratégia de comunicação bem definida são:
- Gerar vendas
- Aumentar notoriedade / visibilidade da marca
- Construir autoridade
- Educar o mercado
- Aumentar o relacionamento com a marca
- Aumentar o tráfego para o teu website
- Reduzir o custo de aquisição de clientes
- Aumentar o Lifetime Value (LTV) – ou seja, o valor acumulado de faturação que cada cliente traz para a sua marca depois de ser conquistado
Sempre que desenvolvemos uma estratégia de comunicação, há vários passos que devem ser tidos em conta, em particular:
- Identificar corretamente o público-alvo/persona;
- Construção da mensagem., de modo a ir ao encontro das necessidades e expectativas desse público-alvo;
- Canal de comunicação onde esse público está.
Mas, caramba… Como se consegue garantir tanta coisa?
Através de Marketing de Conteúdo!
O que é Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de comunicação que materializa a mensagem, a sua forma e os elementos que a compõem.
As pessoas não gostam de ser interrompidas, tal como acontecia (e acontece) com os anúncios inusitados a produtos ou serviços que nada lhes dizem.
Já lá vai o tempo em que uma marca falava sobre o que queria.
Atualmente, as marcas têm de encontrar pontos em comum com o cliente e falar sobre aquilo que o preocupa, diverte, apaixona.
“Temos de deixar de interromper aquilo em que as pessoas estão interessadas e passar a ser aquilo em que as pessoas estão interessadas. “
Craig Davis, antigo Chief Creative Officer da J Walter Thompson
Fazer marketing de conteúdo é ser um/a contador/a de histórias!
O marketing de conteúdo gera autoridade, credibilidade.
Gera clientes que são também apoiantes e fãs apaixonados.
Descobre o que o seu público quer e precisa, e entrega-o de um modo criativo.
Vais ver que o teu cliente acaba por partilhar o que escreveste, ou podes até identificar a sua marca nas redes sociais, comentar a sua publicação ou fazer o download de um checklist ou ebook.
Se a tua mensagem estiver bem direcionada e oferecer conteúdo de valor, o teu cliente vai reconhecê-lo e partilhá-lo.
Faz de forma pessoal, regular e consistente. É a consistência que cria a relação de confiança.
E está dado o primeiro passo para a construção de uma relação com a tua marca.
Daí em diante, tudo o que escreves vai ser consumido e avaliado pelo teu cliente.
As partilhas, likes e comentários são a prova social que irá fazer aumentar ainda mais a tua credibilidade e autoridade.
O que sucede a isso?
À medida que o teu público-alvo tem mais confiança na tua marca, mais leal ele é e mais importante se torna nutrir essa relação.
E é aqui que surge o Marketing de Relacionamento!

Com certeza já ouviste a expressão “O Conteúdo é Rei!“.
É a pura das verdades…, mas a Comunidade é o teu Reino.
E o Marketing de Relacionamento é a cola que une o Conteúdo e a Comunidade.
Conteúdo oportuno e relevante, que se traduza em envolvimento e interesse do teu público, são componentes primários da estratégia de marketing de conteúdo (e, consequentemente, da estratégia de comunicação).
O Marketing de Relacionamento usa o conteúdo para fomentar a ligação da tua marca ao teu público.
Este tem de ser nutrido, apreciado, reconhecido e acarinhado.
O teu público gosta de sentir que é visto, que a tua marca repara neles. Logo, a tua mensagem deve ser trabalhada com base no comportamento dele.
Para isso tens de compreender o teu cliente, estar disponível para o ouvir, para conversar com ele.
E quando a tua marca se abre a esta conversa acaba por receber inúmeras respostas, comentários e sugestões que serão muito úteis para a criação de conteúdo que sabe, logo à partida, que vai ser exatamente o que o teu público quer.
Todos nós queremos ser impactados por conteúdos que sejam acionáveis e que nos ajudem a alcançar os nossos objetivos. E, para que isto aconteça, é preciso que as marcas estejam disponíveis para nos conhecer.
Boa comunicação é a que dura mais do que o tempo de consumo da mensagem.
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