Está Mesmo a Aproveitar o Tempo da Melhor Forma?

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Gerir o nosso dia a dia de forma a que possamos ter tempo para nós, para a família e para o trabalho é uma façanha incrível. Certamente ninguém o avisou que assim seria quando andava na escola. Ou quando o incentivaram a abrir o seu negócio.

Mas a pergunta que todos nós fazemos sem excepção é: como é que algumas pessoas conseguem fazer tanto num dia? E, se eles conseguem, porque não consegue você?

Está Mesmo a Aproveitar o Tempo da Melhor Forma?

Uma pergunta estranha de se fazer, mas vai ajudar a compreender o que queremos dizer.

Quando foi a última vez que saiu a horas do trabalho?

Quando foi a última vez que foi jantar fora e desligou o telemóvel?

Quando foi a última vez que se inscreveu no ginásio, planeando ir 2 vezes por semana, e cumpriu isso durante três meses ou mais?

Quando foi a última vez que brincou com o seu filho?

O que o distingue das outras pessoas que parece que conseguem fazer tudo é uma gestão de tempo eficiente.



É compreensível que com tantas responsabilidades possamos ficar assoberbados pela lista enorme de tarefas. Mas acima de tudo é preciso que também tenha tempo para si e que aproveite o tempo da melhor forma.

E para o fazer terá que se tornar um bom gestor de tempo.

Para ser um bom gestor de tempo não é preciso muito. Basta ser-se minimamente organizado e ter noção das suas capacidades e limitações.

Organize

O primeiro passo para aproveitar melhor o seu tempo e geri-lo da melhor forma é organizar o seu dia.

Não, não é só organizar o trabalho; é organizar o seu dia. Ou, se preferir, a sua semana.

Conhece a série A Teoria do Big Bang? A personagem Sheldon Cooper representa um génio com memória fotográfica que dedica a sua vida às ciências, mais especificamente à Física Teórica.

Para se manter focado no que é importante para atingir o seu objectivo (ganhar o Prémio Nobel), Sheldon organiza a sua vida de forma metódica. Tem uma ementa para todos os dias da semana, um plano de roupa, um dia específico para cortar o cabelo, lavar a roupa, ir às compras. Ao organizar todos os pormenores do seu dia, Sheldon começa a automatizá-los de tal forma que já os faz sem pensar. E isso permite-lhe concentrar-se no que é importante.

Se não está familiarizado com a série podemos dar outros exemplos. Steve Jobs vivia uma vida minimalista, vestindo quase sempre o mesmo tipo de roupas para não ter que ocupar a sua mente com algo tão insignificante.

Mark Zuckerberg, criador da rede social Facebook, fazia o mesmo.

Ao organizar o seu dia estará implicitamente a criar espaço para pensar noutras coisas, para além de também ganhar tempo para si.

Se o seu plano é ir ao ginásio 2 vezes por semana, defina os dias e a hora a que o vai fazer. E, ao definir o dia e hora, não aceite outros compromissos que possam coincidir.

Se todos os meses planeia um jantar ou uma partida de futebol com amigos, defina o dia e hora e não marque mais nada para esse dia e hora.

Automatize

Se for aplicando o método de organização descrito acima, vai reparar que ao longo das semanas vai começando a automatizar o seu dia.

O seu pequeno-almoço vai passar a ser tomado à mesma hora e, normalmente, seguirá uma espécie de ementa pré-definida.

As suas idas ao ginásio vão começar a fazer parte da sua rotina ao ponto de preparar o seu saco sem se aperceber.

Mesmo a sua hora de dormir vai parecer quase automática.

Automatizar os seus dias vai fazer com que se torne o Sheldon Cooper, Steve Jobs ou o Mark Zuckerberg da sua agenda. E, assim, passará a focar-se em coisas mais importantes do que o facto de ter tanto para fazer e ainda ter que arranjar tempo para o ginásio.

Aprenda a dizer “não”

Sim, isso mesmo! Aprenda a dizer “não” quando algo ameaça importunar as alturas do dia que já bloqueou a outras tarefas ou afazeres.

Se algum dos seus clientes ou fornecedores tentar marcar uma reunião para a hora em que habitualmente vai ao ginásio, diga que não. E sugira uma data e hora diferentes. Se o seu cliente ou fornecedor não for flexível, deixe-o ir. Uma relação é feita de 2 caminhos e se o cliente ou fornecedor não está disposto a encontrá-lo a meio caminho, então provavelmente também não valerá a pena 🙂

Dizer “não” pode parecer algo negativo. Mas o impacto positivo que terá em si e na sua vida são impagáveis. Pois ao dizer “não” à reunião das 15h estará a dizer “sim” à sua saúde, por exemplo.

Onde muita gente erra

Gerir tempo não é fácil. Mas torna-se ainda mais frustrante quando sente que é capaz de fazer tudo e, afinal, não conseguiu terminar aquilo a que se propôs, a frustração toma conta de si.

Há uns tempos um cliente nosso comentou que estava a tentar retomar o seu hábito de leitura. Era ávido leitor quando era mais novo, mas desde que entrou no mercado de trabalho que foi perdendo o hábito.

E sempre que se propunha a começar e terminar um livro, notava que o deixava na mesa de cabeceira durante meses e que quando tentava retomar a leitura lembrava-se de pouco ou nada do que já tinha lido.

Para uma gestão de tempo eficiente, antes de se propor a fazer algo tem que olhar para a sua agenda e para a lista actual de tarefas e ver se realmente consegue comprometer-se com algo mais.

Não se inscreva no ginásio, em aulas de guitarra e num curso de inglês sem olhar primeiro para a sua agenda actual. Talvez seja melhor começar com uma das coisas e depois, se tiver tempo, investir numa segunda.

Na sua gestão de tempo, tem que olhar para as suas tarefas e pensar “quando vou conseguir fazer isto” em vez de “talvez consiga fazer isto”.

Haverá sempre escolhas a fazer. Mas você próprio tem noção de que não consegue inscrever-se no ginásio, nas aulas de guitarra e nas aulas de inglês e levar tudo até ao fim.

Priorize o que é mais importante para si. Se o ginásio é o que lhe faz mais falta, inscreva-se antes no ginásio. Se, por outro lado, o que lhe é mais vantajoso e algo que já quer há algum tempo é melhorar o seu nível de inglês, opte antes por isso.

Quando tiver escolhido, reserve-se sempre o mesmo dia e a mesma hora para dedicar a essa tarefa. Sem abrir grandes excepções.

Seja uma melhor versão de si

Ser um bom gestor de tempo fará com que inevitavelmente se torne uma melhor versão de si.

Ao organizar, automatizar, dizer que não, vai passar a ter mais tempo para o seu filho novamente. Para jogarem PlayStation juntos, para irem ao teatro.

Vai passar também a sentir-se melhor e com menos peso nos ombros, pois vai cumprir as suas tarefas de forma mais assertiva.

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