Pequenos Erros que está a Cometer nas Redes Sociais

Tempo de Leitura: 3 minutos

Não compreende porque é que não tem sucesso nas redes sociais enquanto os seus concorrentes parecem estar a tirar o máximo proveito das mesmas?

É provável que esteja a cometer alguns erros na gestão da sua página comercial.

A questão é: o que estará a fazer de errado?

Já escrevemos um artigo com algumas dicas para gerir melhor as redes sociais. Aconselhamos que o leia logo após terminar este artigo, pois vai ser complementar ao que vai aprender aqui 🙂

Pequenos Erros que está a Cometer nas Redes Sociais

Não responder a comentários

Como se sentiria se alguém lhe deixasse sem resposta?

Certamente não ficaria muito contente e teria menos vontade de interagir novamente no futuro.

É isto que os seus fãs, seguidores e clientes sentem quando não responde aos comentários que fizeram as suas páginas.

Quando partilha nas suas páginas algum conteúdo (sejam fotografias, vídeo ou texto) é porque procura passar uma mensagem ou informação a alguém.

Quando as pessoas se identificam com o que publicou, vão querer partilhar consigo as suas opiniões.

Se não lhes responde, a mensagem que lhes passa é que o tempo delas não é importante para si.

O seu negócio vive de clientes, certo? E os seus clientes são as pessoas que seguem as suas redes sociais, certo?

Se eles dão o passo em frente e comunicam consigo, porque não aproveitar?

Se não comunica activamente com os seus clientes, não vai ter sucesso.

Não responder a mensagens

No seguimento do último ponto, não responder a mensagens privadas é ainda mais descabido.

Este tipo de erros que está a cometer nas redes sociais são o suficiente para perder clientes.

Já reparou neste icon que o Facebook tem?

icon mensagens facebook

Uma página que tenha um icon que indica aos clientes que podem obter respostas rápidas é uma página que convida pessoas a entrarem em contacto.

Se lê as mensagens dos seus clientes e não lhes responde, está a colocar-se numa posição desvantajosa e os clientes podem ficar inibidos de voltarem a contactá-lo novamente.

Vá agora mesmo à sua página de Facebook, reveja todas as mensagens, e marque como “concluídas” aquelas que já foram tratadas e/ou que já são antigas.

No caso de mensagens por responder que lhe tenham sido enviadas nas últimas 2 semanas, envie você uma mensagem à pessoa.

Peça desculpa pela falta de resposta e pergunte se ainda pode ajudar.

Não ter um plano

Um bom plano de marketing faz maravilhas pelo seu conteúdo, pela venda e pela interacção dos seus seguidores.

Ter um plano mensal, trimestral, semestral ou anual vai trazer várias vantagens:

  1. Publicar conteúdo consistente. Por exemplo, se presta serviços de design, é relevante publicar conteúdo que explore as várias vertentes do design. Se é Setembro que mais o procuram para desenvolver logótipos ou cartões de visita, dedique pelo menos 2 semanas desse mês a conteúdo relacionado com o tema.
  2. Educar os clientes. Conteúdo que segue um plano é conteúdo que vai educar. E conteúdo educativo atrai clientes e seguidores.
  3. Mais tempo para si. Se já sabe que conteúdo vai publicar e quando vai publicar, pode agendar as publicações e não ter que se preocupar em gastar (ainda mais) tempo a pensar sobre o assunto.
  4. Melhor análise de resultados. Se publicar conteúdo aleatório, analisar os resultados é mais complicado do que se seguir um plano. Assim, consegue verificar que tipo de conteúdo os seus seguidores mais gostam e com que mais interagem.

Estar em todas as redes sociais e não actualizar nenhuma

Já dizia Steve Jobs: less is more (menos é mais).

Ter muitas redes sociais é mais nocivo que não ter nenhuma.

É importante manter as redes sociais actualizadas. Se apenas consegue manter uma ou duas, escolha as mais importantes para a sua área de negócio.

Mas evite inscrever-se em redes sociais que não consegue actualizar com frequência.

Pense que os seus seguidores estão a gastar o tempo deles para o seguir e ao não publicar está a desrespeitá-los.

Com que frequência deve actualizar as redes sociais

Depende muito do seu nicho e das redes sociais em que se inscreveu.

O Instagram, por exemplo, é uma rede social que vive muito do “agora”, logo, exige mais tempo e conteúdo. No mínimo 15 a 20 stories e 1 a 3 publicações no feed por dia.

O Facebook exige um pouco menos de si, mas o mínimo aconselhável são 4 publicações por semana.

O Twitter é outra rede social que vive do momento e convém actualizar todos os dias com pelo menos 3 tweets.

Já no caso do YouTube, considere pelo menos 1 vídeo por semana caso não se consiga comprometer com mais.

Existem muitas outras redes sociais relevantes dependendo da área de negócio. É o caso do LinkedIn, que funciona muito bem para negócios B2B (business to business).

No final, o mais importante é o conteúdo. Mas é também de suma importância evitar estes pequenos erros que está a cometer nas redes sociais para garantir a seriedade do seu negócio online.

Já cometeu alguns destes erros? Ou nenhum? Deixe a sua opinião nos comentários 🙂

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