erros que estás a cometer nas redes sociais

Pequenos Erros que estás a Cometer nas Redes Sociais

Não compreendes porque é que não tens sucesso nas redes sociais enquanto os teus concorrentes parecem estar a tirar o máximo proveito das mesmas?

É provável que estejas a cometer alguns erros na gestão da tua página comercial.

A questão é: o que estarás a fazer de errado?

Já escrevemos um artigo com algumas dicas para gerir melhor as redes sociais. Aconselhamos que o leias logo após terminar este artigo, pois vais ser complementar ao que vais aprender aqui 🙂

Pequenos Erros que estás a Cometer nas Redes Sociais

Não responder a comentários

Como te sentirias se alguém te deixasse sem resposta?

Certamente não ficarias muito contente e terias menos vontade de interagir novamente no futuro.

É isto que os teus fãs, seguidores e clientes sentem quando não respondes aos comentários que fizeram nas tuas páginas.

Quando partilhas nas tuas páginas algum conteúdo (sejam fotografias, vídeo ou texto) é porque procuras passar uma mensagem ou informação a alguém.

Quando as pessoas se identificam com o que publicaste, vão querer partilhar contigo as suas opiniões.

Se não lhes respondes, a mensagem que lhes passa é que o tempo delas não é importante para ti.

O teu negócio vive de clientes, certo? E os teus clientes são as pessoas que seguem as tuas redes sociais, certo?

Se eles dão o passo em frente e comunicam contigo, porque não aproveitar?

Se não comunicas ativamente com os teus clientes, não vais ter sucesso.

Não responder a mensagens

No seguimento do último ponto, não responder a mensagens privadas é ainda mais descabido.

Este tipo de erros que estás a cometer nas redes sociais são o suficiente para perder clientes.

Já reparaste neste icon que o Facebook tem?

icon mensagens facebook

Uma página que tenha um icon que indica aos clientes que podem obter respostas rápidas é uma página que convida pessoas a entrarem em contacto.

Se lês as mensagens dos teus clientes e não lhes respondes, estás a colocar-te numa posição desvantajosa e os clientes podem ficar inibidos de voltarem a contactar-te novamente.

Vai agora mesmo à tua página de Facebook, revê todas as mensagens, e marca como “concluídas” aquelas que já foram tratadas e/ou que já são antigas.

No caso de mensagens por responder que te tenham sido enviadas nas últimas 2 semanas, envia uma mensagem à pessoa.

Pede desculpa pela falta de resposta e pergunta se ainda pode ajudar.

Não ter um plano

Um bom plano de marketing faz maravilhas pelo teu conteúdo, pela venda e pela interação dos teus seguidores.

Ter um plano mensal, trimestral, semestral ou anual vai trazer várias vantagens:

  1. Publicar conteúdo consistente. Por exemplo, se prestas serviços de design, é relevante publicar conteúdo que explore as várias vertentes do design. Se é setembro que mais te procuram para desenvolver logótipos ou cartões de visita, dedica pelo menos 2 semanas desse mês a conteúdo relacionado com o tema.
  2. Educar os clientes. Conteúdo que segue um plano é conteúdo que vai educar. E conteúdo educativo atrai clientes e seguidores.
  3. Mais tempo para ti. Se já sabes que conteúdo vais publicar e quando vais publicar, podes agendar as publicações e não ter que te preocupar em gastar (ainda mais) tempo a pensar sobre o assunto.
  4. Melhor análise de resultados. Se publicar conteúdo aleatório, analisar os resultados é mais complicado do que se seguir um plano. Assim, consegues verificar que tipo de conteúdo os teus seguidores mais gostam e com que mais interagem.

Estar em todas as redes sociais e não atualizar nenhuma

Já dizia Steve Jobs: less is more (menos é mais).

Ter muitas redes sociais é mais nocivo que não ter nenhuma.

É importante manter as redes sociais atualizadas. Se apenas consegues manter uma ou duas, escolhe as mais importantes para a tua área de negócio.

Mas evita inscrever-te em redes sociais que não consegues atualizar com frequência.

Pensa que os teus seguidores estão a gastar o tempo deles para te seguir e ao não publicar estás a desrespeitá-los.

Com que frequência deves atualizar as redes sociais

Depende muito do teu nicho e das redes sociais em que te inscreveste.

O Instagram, por exemplo, é uma rede social que vive muito do “agora”, logo, exige mais tempo e conteúdo. No mínimo 15 a 20 stories e 1 a 3 publicações no feed por dia.

O Facebook exige um pouco menos de ti, mas o mínimo aconselhável são 4 publicações por semana.

O Twitter é outra rede social que vive do momento e convém atualizar todos os dias com pelo menos 3 tweets.

Já no caso do YouTube, considera pelo menos 1 vídeo por semana caso não te consigas comprometer com mais.

Existem muitas outras redes sociais relevantes dependendo da área de negócio. É o caso do LinkedIn, que funciona muito bem para negócios B2B (business to business).

No final, o mais importante é o conteúdo. Mas é também de suma importância evitar estes pequenos erros que estás a cometer nas redes sociais para garantir a seriedade do teu negócio online.