Não compreendes porque é que não tens sucesso nas redes sociais enquanto os teus concorrentes parecem estar a tirar o máximo proveito das mesmas?
É provável que estejas a cometer alguns erros na gestão da tua página comercial.
A questão é: o que estarás a fazer de errado?
Já escrevemos um artigo com algumas dicas para gerir melhor as redes sociais. Aconselhamos que o leias logo após terminar este artigo, pois vais ser complementar ao que vais aprender aqui 🙂
Pequenos Erros que estás a Cometer nas Redes Sociais
Não responder a comentários
Como te sentirias se alguém te deixasse sem resposta?
Certamente não ficarias muito contente e terias menos vontade de interagir novamente no futuro.
É isto que os teus fãs, seguidores e clientes sentem quando não respondes aos comentários que fizeram nas tuas páginas.
Quando partilhas nas tuas páginas algum conteúdo (sejam fotografias, vídeo ou texto) é porque procuras passar uma mensagem ou informação a alguém.
Quando as pessoas se identificam com o que publicaste, vão querer partilhar contigo as suas opiniões.
Se não lhes respondes, a mensagem que lhes passa é que o tempo delas não é importante para ti.
O teu negócio vive de clientes, certo? E os teus clientes são as pessoas que seguem as tuas redes sociais, certo?
Se eles dão o passo em frente e comunicam contigo, porque não aproveitar?
Se não comunicas ativamente com os teus clientes, não vais ter sucesso.
Não responder a mensagens
No seguimento do último ponto, não responder a mensagens privadas é ainda mais descabido.
Este tipo de erros que estás a cometer nas redes sociais são o suficiente para perder clientes.
Já reparaste neste icon que o Facebook tem?

Uma página que tenha um icon que indica aos clientes que podem obter respostas rápidas é uma página que convida pessoas a entrarem em contacto.
Se lês as mensagens dos teus clientes e não lhes respondes, estás a colocar-te numa posição desvantajosa e os clientes podem ficar inibidos de voltarem a contactar-te novamente.
Vai agora mesmo à tua página de Facebook, revê todas as mensagens, e marca como “concluídas” aquelas que já foram tratadas e/ou que já são antigas.
No caso de mensagens por responder que te tenham sido enviadas nas últimas 2 semanas, envia uma mensagem à pessoa.
Pede desculpa pela falta de resposta e pergunta se ainda pode ajudar.
Não ter um plano
Um bom plano de marketing faz maravilhas pelo teu conteúdo, pela venda e pela interação dos teus seguidores.
Ter um plano mensal, trimestral, semestral ou anual vai trazer várias vantagens:
- Publicar conteúdo consistente. Por exemplo, se prestas serviços de design, é relevante publicar conteúdo que explore as várias vertentes do design. Se é setembro que mais te procuram para desenvolver logótipos ou cartões de visita, dedica pelo menos 2 semanas desse mês a conteúdo relacionado com o tema.
- Educar os clientes. Conteúdo que segue um plano é conteúdo que vai educar. E conteúdo educativo atrai clientes e seguidores.
- Mais tempo para ti. Se já sabes que conteúdo vais publicar e quando vais publicar, podes agendar as publicações e não ter que te preocupar em gastar (ainda mais) tempo a pensar sobre o assunto.
- Melhor análise de resultados. Se publicar conteúdo aleatório, analisar os resultados é mais complicado do que se seguir um plano. Assim, consegues verificar que tipo de conteúdo os teus seguidores mais gostam e com que mais interagem.
Estar em todas as redes sociais e não atualizar nenhuma
Já dizia Steve Jobs: less is more (menos é mais).
Ter muitas redes sociais é mais nocivo que não ter nenhuma.
É importante manter as redes sociais atualizadas. Se apenas consegues manter uma ou duas, escolhe as mais importantes para a tua área de negócio.
Mas evita inscrever-te em redes sociais que não consegues atualizar com frequência.
Pensa que os teus seguidores estão a gastar o tempo deles para te seguir e ao não publicar estás a desrespeitá-los.
Com que frequência deves atualizar as redes sociais
Depende muito do teu nicho e das redes sociais em que te inscreveste.
O Instagram, por exemplo, é uma rede social que vive muito do “agora”, logo, exige mais tempo e conteúdo. No mínimo 15 a 20 stories e 1 a 3 publicações no feed por dia.
O Facebook exige um pouco menos de ti, mas o mínimo aconselhável são 4 publicações por semana.
O Twitter é outra rede social que vive do momento e convém atualizar todos os dias com pelo menos 3 tweets.
Já no caso do YouTube, considera pelo menos 1 vídeo por semana caso não te consigas comprometer com mais.
Existem muitas outras redes sociais relevantes dependendo da área de negócio. É o caso do LinkedIn, que funciona muito bem para negócios B2B (business to business).
No final, o mais importante é o conteúdo. Mas é também de suma importância evitar estes pequenos erros que estás a cometer nas redes sociais para garantir a seriedade do teu negócio online.