dicas para gerir melhor as redes sociais

5 Dicas Para Gerir Melhor as Redes Sociais

Quando crias o teu negócio, um dos grandes passos é criar a tua presença online. Das quais fazem naturalmente parte as redes sociais.

Ao longo deste artigo, vamos deixar algumas dicas para gerir melhor as redes sociais do teu negócio, de forma a que as consigas rentabilizar.

A lista abaixo é um exemplo hipotético da forma como estrutura a criação da sua presença online:

Website?Criado
Página de Facebook?Criada!
Perfil de Instagram?Criado!
Canal de YouTube?A analisar.
Página de LinkedIn?Feito!
Pinterest?Talvez.
Twitter?Irrelevante.

Nesta lista estão 7 potenciais plataformas de redes sociais.

Que trabalhão!” – dizes tu.

E com razão. Porque não precisas de estar em todas elas. Apenas nas mais relevantes.

Com milhões de pessoas ativas diariamente nas redes sociais, definir o teu público e plano de ação é relevante para também determinar as redes sociais em que queres estar ativo.

Mais que isso: é importante saber as redes sociais em que consegues estar activo.

Pois, de nada adianta estar em 7 plataformas se nem consegues gerir 2.

É aqui que entra a fórmula de gestão das redes sociais e as dicas que hoje te apresentamos.

5 Dicas Para Gerir Melhor as Redes Sociais

Dica 1. Escolher redes sociais que são relevantes

Como indicado acima, não te comprometas com mais redes sociais que aquelas que consegues gerir.

Será que o teu cliente ideal (a tua Persona) está no Twitter? No Facebook? No Instagram?

Até pode estar em todas as três, mas talvez não tenhas conhecimentos sobre o Twitter ou o Instagram e te sintas infinitamente mais confortável com o Facebook e o LinkedIn.

Escolher as redes sociais que são relevantes para o teu negócio é uma mistura de duas coisas:

  • Redes sociais que conheces e com que te sentes confortável;
  • Redes sociais que o teu cliente conhece e onde procura informação.

Vamos tentar analisar alguns casos.

O Facebook tornou-se a rede social mais importante, seja no segmento B2B (business to business) como B2C (business to consumer).

Portanto, será seguro afirmar que o teu negócio tem que ter presença no Facebook, no mínimo.

Mas a nossa recomendação é que esteja presente em pelo menos duas redes sociais. Sendo apenas duas, a sua gestão é mais simples, ocupa menos tempo, mas consegues tentar alcançar clientes e potenciais clientes de duas formas diferentes.

Se o teu negócio é B2B, isto é, se vendes a outras empresas, o LinkedIn é a rede social de referência.

Apesar de não ser muito falada, é a rede social em que efetivamente vai conseguir falar com pessoas (outras empresas) que precisam do teu serviço ou produto.

Se o teu negócio é B2C, isto é, se vende a cliente final, o Instagram é uma rede social de imenso alcance e poder.

Nota, no entanto, que a interação nesta rede social é mais frequente num público-alvo (uma Persona) mais nova. Os utilizadores diários têm, normalmente, entre 18 e 35/40 anos.

Mais ainda, o Instagram é uma rede de muita partilha e autenticidade, o que te pode trazer muito bons resultados! Recomenda-se, por isso, que dês a cara pelo teu negócio ao participar nesta rede.

A 4gnews tem um artigo interessante sobre o top 10 de redes sociais em Portugal. O artigo já é de dezembro de 2019, mas a sua relevância continua atual.

Dica 2. Fazer um plano de conteúdo

Por vezes até pode parecer que não, mas aquelas pessoas e negócios que têm bons conteúdos e que conseguem bons resultados seguem sempre um plano.

Ter um plano de marketing é muito importante por estas razões:

  • Ajuda a estabelecer objetivos;
  • Ajuda a analisar os melhores e piores posts;
  • Ajuda a analisar as melhores e piores alturas do dia para postar;
  • Ajuda a organizar o nosso tempo;
  • Mantém seguidores à espera do conteúdo programado.

Podíamos enumerar mais, mas estas são as mais importantes.

Então, ter e seguir um plano de marketing é essencial para quem procura gerir melhor as suas redes sociais.

Desta forma, não só se começa a tornar um hábito para ti, publicar conteúdo em determinados dias e horas, como também o teu público vai começar a esperar por esse conteúdo.

Dica 3. Analisa tudo

Manter a rede social ativa usando um plano de marketing vai incutir hábitos aos teus seguidores.

Mas há uma outra vantagem associada: seguir o plano de conteúdo vai trazer-te imensas opções de análise ao seu atual público e à forma como as tuas publicações estão a ser (ou não) proveitosas.

A imagem abaixo é apenas um exemplo da informação que as redes sociais te podem dar para o seu negócio.

Esta análise é do Facebook Insights (plataforma de análise do Facebook).

Esta página em particular pertence a uma agência de viagens. E repare bem naqueles números:

  • 70% das pessoas que seguem a página são mulheres;
  • Dessas 70%, 55% têm idades compreendidas entre 25 e 44 anos.

Esta informação é valiosíssima na altura de criar novo conteúdo ou novos anúncios.

Se uma quantidade tão alta do público que já nos segue são mulheres, então parte do nosso conteúdo deve ser direcionado a mulheres, compreendidas entre os 25 e os 44 anos.

Por outro lado, se queremos atingir mais público masculino, pode também lançar um desafio aos 29% de homens que seguem a página e perguntar-lhes que tipo de conteúdo gostariam de ver explorado.

Dica 4. Cria interação com o teu público

Na dica 3 sugerimos perguntar ao público masculino que tipo de conteúdos gostariam de ver explorados na página. E não foi à toa.

As pessoas gostam de fazer parte de algo maior.

Isto significa que, se chamares as pessoas à ação, a participar, elas vão fazê-lo de bom grado!

Vai ser divertido para elas, vão sentir-se importantes e especiais por terem sido convidadas a participar, e o teu negócio também tira todo o proveito disso.

Todas as redes sociais convidam à participação. O Facebook tem “gostos” e “comentários”; no Instagram pode fazer stories e incluir questões simples de “sim ou não”, “isto ou aquilo” e tirar grande partido das respostas; o YouTube tem uma secção de comentários que funciona para vídeos postados ou vídeos ao vivo.

Ter redes sociais e não comunicar é o mesmo que ter um grande outdoor com o logotipo do seu negócio, mas não dizer a ninguém o que faz.

As pessoas esquecem-se, começam a prestar menos atenção, e eventualmente deixam de seguir porque não consideram o conteúdo relevante.

O que nos leva à 5ª dica…

Dica 5. Sê relevante para os teus clientes

Se já perguntas o que as pessoas gostam, usa esse conhecimento e cria conteúdo de que realmente vão gostar.

Lembras-te da última vez que respondeste a um questionário de uma empresa. Quantas vezes sentiste que a tua resposta foi relevante?

E, quando não o sentiste, o que farias quando te pedissem para responder a mais dois novos questionários?

Provavelmente ignoravas esses pedidos. E provavelmente até deixasses de seguir a marca. Pois, no fundo, não quiseram saber da tua opinião.

Quando os teus clientes sabem que te importas realmente com eles, serão os primeiros a querer falar contigo quando precisarem de ajuda.

O teu conteúdo tem que ser relevantes para eles, não para ti e para o teu negócio. A ajuda que lhes vai dar é para os beneficiarem, e não a ti.

Cria conteúdo que seja relevante para o teu cliente e os resultados inevitavelmente aparecem.

Gerir melhor as redes sociais é um passo certo no crescimento do teu negócio

As redes sociais aproximam-nos dos nossos clientes e futuros clientes. E todos os empreendedores que tiram o melhor partido delas, fazem os seus negócios crescer.

Usa as ferramentas que tens ao dispor para perceber o teu cliente e responder às necessidades deles. Se o teu cliente está disponível para te dizer o que precisa de ti, ouve-o. E comunica com ele.

Vamos fazer um sumário das partes importantes 🙂

Se não tens tempo para a gestão das redes sociais

Pede ajuda 🙂

Nunca abdiques da presença nas redes sociais porque não tens tempo, pois estarás a perder dinheiro e negócio.

Se não tens tempo para gerir as suas redes sociais, podes contratar um assistente virtual ou um gestor de redes sociais.

O custo da ajuda é facilmente pago com os resultados que vais tirar por gerir melhor as redes sociais que tens ativas.

Pede orçamentos, faz perguntas, e escolhe o melhor profissional.

Se queres tentar começar a gerir melhor as redes sociais por tua conta, podes começar por ler este artigo, que te ensina a analisar a sua presença online.