Sabias que CRM é Importante Para o Teu Negócio?

Para entender melhor o que é CRM, pensa nas tuas relações pessoais.

Como é que os negócios comunicam contigo?

Como é que parece que aquela marca de calçado já sabe qual o teu número, que cor mais gostas ou que modelo mais procuras?

CRM (Customer Relationship Management = Gestão de Relação com o Cliente) é a forma como as empresas gerem as interações com os teus clientes e potenciais clientes.

Um bom CRM permite-te organizar procedimentos de forma a construir relações e/ou melhorar o serviço de atenção ao cliente.

Isto, por sua vez, aumenta o lucro.

Porque é que o CRM é importante para o teu negócio

Por uma razão simples: quem te paga o salário e mantém o teu negócio aberto são os teus clientes.

E os clientes merecem (e precisam de) uma boa relação contigo, com os teus produtos, os teus serviços e a tua empresa.

Os teus clientes gostam quando já sabes qual o número de sapatos que eles calçam.

Gostam de saber que há um historial de compras que lhes pode dar acesso a descontos ou melhor tratamento.

E gostam quando lhes desejas um Feliz Aniversário, por exemplo.

E quem faz tudo isto – melhor, quem permite tudo isto – é o CRM.

Isto é, a relação que crias com o cliente e a forma como tratas e desenvolves essa mesma relação.

O que é CRM e como funciona

Embora seja muitas vezes confundido como sendo apenas software, a definição correcta de CRM é que é a forma como te relacionas com o cliente.

O cliente é o elemento central e o CRM ajuda as empresas a comunicar com ele.

Há, sim, software exclusivamente dedicado ao CRM, mas, no fundo, pode significar 3 coisas diferentes:

  • Software de CRM: Um programa (ou produto) utilizado pelas empresas para gerir e analisar todas as interações entre o cliente e a empresa. Esta é a forma mais conhecida e mais falada quando o tema é CRM.
  • Estratégia de CRM: Diz respeito ao tipo de negócio e à sua filosofia. Tem a ver com a forma como a relação com clientes e potenciais clientes é gerida. 
  • Processo de CRM: Depois de delineada a estratégia, entra em cena a ação. Podes pensar nele como a forma como o negócio decidiu melhorar e gerir as relações com os clientes e potenciais clientes.

Independentemente de o cliente já ter comprado o teu produto ou serviço, o CRM vai ser a ferramenta que vai ajudar a manter a tua empresa em primeiro lugar quando o cliente voltar a precisar do teu produto ou serviço.

O processo, para atuais ou potenciais clientes, funciona desta forma:

CRM é das maiores (se não a maior) arma de sucesso de uma empresa.

Ter uma estratégia de CRM é importante para o teu negócio porque te ajuda, de forma muito sistemática e automática, a valorizar o teu cliente a torná-lo um cliente fiel, que não só continua a comprar contigo, como também te recomenda a outras pessoas.

Este tipo de relacionamento bem gerido traz mais rentabilidade à empresa.

Benefícios do CRM para as empresas

CRM é importante para o teu negócio por várias razões.

O maior benefício é, sem dúvida, o aumento de lucro e rentabilidade.

Lucro e rentabilidade podem ser sinónimos, mas têm significados intrínsecos diferentes:

  • Lucro: ganho líquido da revenda de um determinado produto ou serviço.
  • Rentabilidade: conseguir mais ganhos com menos esforço.

Quando dizemos que o CRM aumenta a rentabilidade, falamos de aumento de lucros, mas também da própria rentabilidade da empresa a nível de tempo e recursos.

Um software de CRM é uma ferramenta que vai permitir que qualquer pessoa na tua empresa saiba exatamente em que fase o cliente está, qual o procedimento a aplicar e quais as reações e críticas que o cliente tem (ou teve) para com o teu produto ou serviço.

Ou seja, é uma forma de ter toda a informação num único lugar para que esteja acessível ao vendedor, ao gestor de equipa, ao CEO, etc.

Quando toda a equipa sabe relacionar-se com o cliente, situações mais desagradáveis e/ou que podem levar a uma menor satisfação do mesmo são menos frequentes.

CRM é importante para o teu negócio como o cliente é importante para o teu negócio.

Sem clientes o teu negócio não subsiste.

Sem mais clientes, o negócio não cresce.

E, sem CRM, a aquisição e fidelização de clientes é mais difícil e demorada.

3 sugestões de software de CRM

HubSpot CRM

A HubSpot é uma das grandes empresas que desde cedo apostou na relação com o cliente e lhe deu a devida importância.

Por essa razão, em 2018 teve uma faturação superior a 500 milhões de euros

A HubSpot também aposta muito na formação e não só em proporcionar as ferramentas.

E isso inclui um CRM Gratuito indefinidamente, mas (claro) com funcionalidades mais limitadas.

No entanto, é uma excelente forma de dar os primeiros passos e consideramos a mais acertada para quem está a começar.

Para quem já está numa fase mais avançada, a HubSpot cobra uma mensalidade mínima de 46€ para a ferramenta de CRM.

Apptivo

A Apptivo foi fundada em 2009 na Califórnia por pessoas que queriam que as ferramentas de CRM estivessem ao alcance até das empresas mais pequenas.

Sendo a mais barata de todas, a Apptivo (como a HubSpot) também tem uma ferramenta de CRM gratuita (com recursos limitados) que permitem ao utilizador familiarizar-se com a plataforma.

Já numa fase avançada, a avença mensal começa em 10$ por mês (ou 8$ caso prefiras pagar um ano inteiro adiantado) e tem muitas características interessantes.

Salesforce

Provavelmente a mais conhecida das 3, a Salesforce não podia ser deixada de fora.

O seu historial fala por si e a plataforma online, na cloud, também inclui um período experimental.

No entanto, para quem quiser absolutamente usar a Salesforce, é mesmo preciso subscrever os serviços da empresa.

A avença mensal começa em 25€ por utilizador e é uma ferramenta aconselhada para utilizadores mais experientes.

CRM ajuda-te a gerir melhor o seu tempo e recursos

Apesar de exigir algum tempo no início, o principal objectivo do CRM é poupar-te tempo e recursos.

E tornar-se, claro, numa máquina que vende o teu produto ou serviço 24h por dia, 7 dias por semana. Mesmo quando estás a dormir.

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