CRM é Importante Para o Seu Negócio. Saiba porquê

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A melhor forma de perceber o que é CRM é pensar nas suas relações pessoais. Como é que os negócios comunicam consigo? Como é que parece que aquela marca de calçado já sabe qual o seu número, que cor mais gosta ou que modelo mais procura?

CRM (Customer Relationship Management = Gestão de Relação com o Cliente) é a forma como as empresas gerem as interacções com os seus clientes e potenciais clientes.

Um bom CRM permite-lhe organizar procedimentos de forma a construir relações e/ou melhorar o serviço de atenção ao cliente. Isto, por sua vez, aumenta o lucro.

Porque é que o CRM é importante para o seu negócio

Por uma razão simples: quem lhe paga o salário e mantém o seu negócio aberto são os seus clientes. E os seus clientes merecem uma boa relação consigo, com os seus produtos, os seus serviços e a sua empresa.

Os seus clientes gostam quando já sabe qual o número de sapatos que eles calçam. Gostam de saber que há um historial de compras que lhes pode dar acesso a descontos ou melhor tratamento. E gostam quando lhes deseja um Feliz Aniversário, por exemplo.

E quem faz tudo isto – melhor, quem permite tudo isto – é o CRM. Isto é, a relação que cria com o cliente e a forma como a trata e desenvolve.

O que é ao certo CRM e como funciona

Embora seja muitas vezes confundido como sendo apenas software, a definição correcta de CRM é que é a forma como se relaciona com o cliente. O cliente é o elemento central e o CRM ajuda as empresas a comunicar com ele.

Há, sim, software exclusivamente dedicado ao CRM, mas no fundo pode significar 3 coisas diferentes:

  • Software de CRM: Um programa (ou produto) utilizado pelas empresas para gerir e analisar todas as interacções entre o cliente e a empresa. Esta é a forma mais conhecida e mais falada quando o tema é CRM.
  • Estratégia de CRM: Diz respeito ao tipo de negócio e à sua filosofia. Tem que ver com a forma como a relação com clientes e potenciais clientes é gerida. 
  • Processo de CRM: Depois de delineada a estratégia, entra em cena a acção. Pode pensar nele como a forma como o negócio decidiu melhorar e gerir as relações com os seus clientes e potenciais clientes.

Independentemente de o cliente já ter comprado o seu produto ou serviço, o CRM vai ser a ferramenta que vai ajudar a manter a sua empresa no primeiro lugar quando o cliente voltar a precisar do seu produto ou serviço.

O processo, para actuais ou potenciais clientes, funciona desta forma:

CRM é das maiores (se não a maior) arma de sucesso de uma empresa. Ter uma estratégia de CRM é importante para o seu negócio porque o ajuda, de forma muito sistemática e automática, a valorizar o seu cliente a torná-lo um cliente fiel, que não só continua a comprar consigo, como também o recomenda a outras pessoas. Este tipo de relacionamento bem gerido traz mais rentabilidade à empresa.


Benefícios de CRM para a empresa

CRM é importante para o seu negócio por várias razões. O maior benefício é, sem dúvida, o aumento de lucro e rentabilidade.

Lucro e rentabilidade podem ser sinónimos, mas têm significados intrínsecos diferentes para a Bizy e os seus clientes:

  • Lucro: ganho líquido da revenda de um determinado produto ou serviço.
  • Rentabilidade: conseguir mais ganhos com menos esforço

Quando dizemos que o CRM aumenta a rentabilidade, falamos de aumento de lucros, mas também da própria rentabilidade da empresa a nível de tempo e recursos.

Um software de CRM é uma ferramenta que vai permitir que qualquer pessoa na sua empresa saiba exactamente em que fase o cliente está, qual o procedimento a aplicar e quais as reacções e críticas que o cliente tem (ou teve) para com o seu produto ou serviço.

Ou seja, é uma forma de ter toda a informação num único lugar para que esteja acessível ao vendedor, ao gestor de equipa, ao CEO, etc.

Quando toda a equipa sabe relacionar-se com o cliente, situações mais desagradáveis e/ou que podem levar a uma menor satisfação do mesmo são menos frequentes.

CRM é importante para o seu negócio como o cliente é importante para o seu negócio. Sem clientes o seu negócio não subsiste. Sem mais clientes, o seu negócio não cresce. E sem CRM a aquisição e fidelização de clientes é mais difícil e demorada.

3 sugestões de software de CRM

HubSpot CRM

A HubSpot é uma das grandes empresas que desde cedo apostou na relação com o cliente e lhe deu a devida importância. Por essa razão, em 2018 teve uma facturação superior a 500 milhões de euros

A HubSpot também aposta muito na formação e não só em proporcionar as ferramentas. E isso inclui um CRM Gratuito indefinidamente, mas (claro) com funcionalidades mais limitadas. No entanto, é uma excelente forma de dar os primeiros passos e consideramos a mais acertada para quem está a começar.

Para quem já está numa fase mais avançada, a HubSpot cobra uma mensalidade mínima de 46€ para a ferramenta de CRM.

Apptivo

A Apptivo foi fundada em 2009 na Califórnia por pessoas que queriam que as ferramentas de CRM estivessem ao alcance até das empresas mais pequenas.

Sendo a mais barata de todas, a Apptivo (como a HubSpot) também tem uma ferramenta de CRM gratuita (com recursos limitados) que permitem ao utilizador familiarizar-se com a plataforma.

Já numa fase avançada, a avença mensal começa em 10$ por mês (ou 8$ caso prefira pagar um ano inteiro adiantado) e tem muitas características interessantes.

Salesforce

Provavelmente a mais conhecida das 3, a Salesforce não podia ser deixada de fora.

O seu historial fala por si e a plataforma online, na cloud, também inclui um período experimental. No entanto, para quem queira absolutamente usar a Salesforce, terá mesmo que subscrever os serviços da empresa.

A avença mensal começa em 25€ por utilizador e é uma ferramenta aconselhada para utilizadores mais experientes.

CRM ajuda-o a gerir melhor o seu tempo

Apesar de exigir algum tempo no início, o principal objectivo do CRM é poupar-lhe tempo e recursos. E tornar-se, no fim, uma máquina que vende o seu produto ou serviço 24h por dia, 7 dias por semana. Mesmo quando está a dormir.

Porque o CRM é Importante Para o Seu Negócio

CRM (Customer Relationship Management = Gestão de Relação com o Cliente) é a forma como as empresas gerem as interacções com os seus clientes e potenciais clientes.
Um bom CRM permite-lhe organizar procedimentos de forma a construir relações e/ou melhorar o serviço de atenção ao cliente. Isto, por sua vez, aumenta o lucro.
Sugestões de software de CRM: HubSpot, Apptivo, Salesforce.

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