Usamos várias vezes o nicho de Emagrecimento como exemplo de criação de copy e storytelling nas nossas aulas e formações.
Porque, verdade seja dita, a partir do momento em que entendes que a emoção é o que leva à compra, fazer copywriting para emagrecimento torna-se infinitamente mais simples.
A grande dificuldade em criar copy para este nicho não é em saber o que escrever; está na diferenciação das dezenas de outros negócios que simplesmente não sabem vender.
Este artigo foi escrito para te mostrar como é tão simples escrever copywriting para o teu negócio, caso estejas a trabalhar o nicho de emagrecimento.
Copywriting e Storytelling
Antes de começar, temos de entender que não existe bom copywriting sem storytelling.
E que storytelling e copywriting são diferentes. Têm objetivos e propósitos diferentes.
Mas que um não vive sem o outro. Pelo menos não agora.
Há uns bons anos, o que contava era ter pelo menos uma destas características:
- Ser o mais barato
- Ter as melhores especificações
- Estar há mais tempo no mercado
Hoje, no entanto, tudo é diferente.
Ganha o negócio que conseguir falar para as aspirações e medos internos de cada pessoa – quase como se conseguisse ler-lhe os pensamentos.
E é precisamente aí que estas duas técnicas entram em força.
O copywriting ajuda a tornar a mensagem persuasiva, ao passo que o storytelling ajuda a organizar a mensagem de tal forma que se torna impossível não ouvir ou ler até ao fim.
Se as histórias são algo com que lidamos todos os dias e algo de que gostamos, é natural que nos sintamos atraídos por tudo o que se lhe assemelhe.
E é aí que o copywriting se torna poderoso – seja para emagrecimento ou outro nicho qualquer.
O que nos leva ao próximo ponto.
Porque o teu copy pode não estar a funcionar
Vamos arriscar-nos e dizer-te, de caras, que é porque não estás a contar uma boa história.
Repara: quando se falara de copywriting para emagrecimento, não estamos a falar para pessoas que querem perder alguns quilos só porque sim.
Há desejos.
Sonhos.
Há medos e frustrações envolvidos.
E qualquer empresa ou empreendedor que não entenda esta premissa vai sempre precisar de mais esforço para vender.
E, adivinha: esse esforço maior significa que também vais gastar mais dinheiro sem sequer ser necessário.
O copywriting e o storytelling em conjunto ajudam-te a baixar o custo por lead (potencial cliente), a criar mais conexão com a tua audiência (seja de redes sociais ou email marketing), e a vender mais facilmente.
Porque as pessoas vão confiar em ti mais naturalmente.
Não estamos a escrever um artigo de copywriting para emagrecimento só porque nos apetece.
Estamos a fazê-lo porque este é um nicho extremamente fácil para criar copy e, mesmo assim, a maioria do copy que vemos é fraco.
Copywriting para emagrecimento em 3 passos
Parando agora de “chicotear” a coisa, quisemos tentar simplificar o processo de criação de copywriting para emagrecimento ao máximo.
Ou seja, em vez de escrever quase um livro sobre o assunto, trouxemos-te 3 passos para que possas começar a repensar o teu copy e uma forma mais descomplicada antes de pensar que há ainda outras 1001 formas de o fazer.
Esses 3 passos vão ajudar-te a criar melhores promessas, narrativas, e a chamar a atenção dos teus potenciais clientes mais facilmente também.
Passo 1: Porquê

Como dissemos acima, as pessoas não emagrecem só porque sim.
A Ana ou o João (nomes aleatórios e fictícios) não acordam um dia e decidem que querem emagrecer.
O emagrecimento é algo muito pessoal.
Mexe com muitos sentimentos, sendo a autoestima o melhor representante deles.
A Ana pode precisar de emagrecer por questões de saúde. O João pode querer emagrecer porque não se sente bem na praia.
E usamos estes dois exemplos de propósito para te explicar isto:
A Ana vai dizer a um nutricionista exatamente porque quer emagrecer; mas o João não.
Porque a Ana tem um motivo lógico, válido, e sobre o qual tem poucos ou nenhuns remorsos.
É aconselhamento médico e não é vergonha nenhuma.
Mas e o João? A sociedade diz que o motivo dele é fútil. E ele sente vergonha em admiti-lo.
É aqui que se diferencia o bom copywriting para emagrecimento do mau.
Porque o mau vai atrair pessoas com a premissa de que emagrecer é saudável.
Enquanto que o bom vai atrair pessoas que precisam de se sentir bem, sem sentir vergonha ou culpa pelos motivos “menos nobres.”
Não quer dizer que seja mentira de que podemos ser mais saudáveis. Não está isso em causa.
Mas, se 90 pessoas dizem “contrata-me para ser mais saudável” e outras 10 dizem “eu posso ajudar-te a gostar do sentimento de estar na praia sem t-shirt”, qual achas que vai chamar mais a atenção?
Está tudo na atenção. Está tudo nas emoções e não na lógica.
Então, com passo 1 do copy para emagrecimento, pensa na verdadeira razão por que as pessoas querem emagrecer.
Vamos já deixar aqui alguns motivos com que lidamos no passado, com clientes ou em pesquisas:
- Para se sentirem mais bonitas e encontrarem o/a parceiro/a para a vida
- Para conseguirem ter pessoas a olhar para si na praia, mas não de uma forma depreciativa
- Porque está farto/a que lhe chamem de gordo/a
- Porque acredita que a felicidade está no número 36 de calças e não em números acima dos 40
- Porque quer sentir mais energia, tanto na vida pessoal como profissional
Passo 2: Como

Depois de compreender a razão, resta-nos saber explicar como é que as pessoas emagrecem.
E o “como” não está necessariamente ligado ao tipo de dietas, exercício e afins. Mas algo igualmente mais profundo, como o caso do Porquê.
Sabemos que, no caso de emagrecimento, a forma de atingir os objetivos passa por uma dieta equilibrada, exercício físico, e comprometimento.
E é precisamente no último ponto que as pessoas falham: no comprometimento.
Porque apetece um gelado. E no dia seguinte novamente, e novamente, e novamente…
Porque este hambúrguer não faz mal. E depois vai uma pizza e por aí vai.
Nota: não é errado comer um gelado, ou um hambúrguer, ou uma pizza. Eu sei que todos os profissionais de emagrecimento vão concordar connosco.
O errado é repetir estes comportamentos todos os dias ou todas as semanas. É aí que se perde tudo.
O comprometimento e a consistência são essenciais. Mas os clientes não querem saber disto.
No início, todos dizem “é desta” e estão altamente motivados. Passadas 2-4 semanas é a coisa muda.
Quando estás a escrever copywriting para emagrecimento, é importante que entendas o que leva as pessoas a falhar.
Para conseguir, logo de início, refutar uma objeção gigante e dar confiança à pessoa que se vai tornar o teu futuro cliente.
Nesse sentido, o nosso conselho é que encontres sempre o teu “como” depois do porquê.
Consegues saber disto falando com as pessoas.
Perguntando-lhes se já tentaram alguma vez e, se sim, porque falharam. Sobre o que as levou a recair.
E é depois deste tipo de estudo que vai ser possível pensar e decidir que têm de ser criados mecanismos que permitam às pessoas emagrecer, mesmo comendo gelado 1 vez por semana.
Então o teu copy para emagrecimento vai passar a ser ainda mais apetecível que o gelado em si!
Porque vais passar a prometer às pessoas que as vais ajudar a “gostar do sentimento de estar na praia sem t-shirt, mesmo comendo 1 gelado por semana.“
Aquilo que fizemos aqui para tornar o copy mais apetecível foi:
- Mostrar que não vai ser algo super restritivo. Caso contrário, não se comeria o gelado;
- Chamar as pessoas que já tentaram e falharam porque não lhes permitiam um doce por semana. E isso foi o que lhes arruinou o comprometimento.
Neste passo 2, olha para aquelas pessoas que já foram teus clientes e desistiram.
Pergunta-lhes porque desistiram.
Visita fóruns e lê as respostas da maioria das pessoas sobre as dificuldades que encontram para conseguir emagrecer.
Passar 1 hora por semana a fazer esta pesquisa vai valer ouro.
Passo 3: Quanto

O último passo vai servir para tornar tudo mais exequível e possível.
Dizer a alguém que vai emagrecer 5kg sem lhe dizer em quanto tempo é uma promessa vazia.
Pode demorar 20 anos ou 20 meses. Qual vai ser?
Da mesma forma, dizer a alguém que pode emagrecer os 5kg sem lhe dizer quanto vai ser o investimento dessa pessoa, também é uma promessa vaga.
Vai precisar de fazer exercício todos os dias durante 1 hora? Ou 2 vezes por semana durante 40 minutos?
Tudo isto importa – especialmente tendo em conta o público-alvo.
O teu negócio de emagrecimento pode ser direcionado a mães.
As mães não têm tempo.
Têm de trabalhar, cuidar dos filhos e cuidar da casa. Cuidar delas mesmas fica em último plano.
Então como se pode ajudar uma mãe a emagrecer?
Ao passar-lhe 3 treinos por semana, de 20 minutos cada um.
Intensos, claro! Mas são rápidos e parece mais que possível.
20 minutos por treino é 1 hora por semana. E 4 horas por mês.
Isto para te dizer o seguinte: quanto mais quantificável for o teu copy, mais facilmente tu chamas a atenção e vendes.
No terceiro e último passo, pensa nos primeiros resultados que podes ajudar alguém a atingir.
Quanto tempo demora a emagrecer o primeiro quilo? Ou a aguentar a primeira corrida sem parar?
Torna o teu copywriting para emagrecimento quantificável e aproveita todos os benefícios que isso te vai trazer.
Exemplos práticos
Quisemos trazer alguns bons exemplos práticos do que anda por aí sobre de copywriting para emagrecimento.
Para isso, fomos à Biblioteca de Anúncios do Facebook e pesquisamos por “emagrecer” para encontrar estes resultados.
NOTA: Os prints que vamos apresentar foram captados a 30/05/2022 e os nomes das páginas foram removidos para proteção das empresas.
Exemplo 1

Este exemplo é muito bom, porque tem elementos muito bons e alguns que podem ser potencialmente melhorados.
A imagem em si (que, sim, também é copy) é excelente: diz que é possível emagrecer com 15 minutos de Yoga.
Aqui temos 2 dos 3 passos de que falamos: como e quanto.
Mas falta o porquê. E falta uma legenda que explique um pouco mais e melhor que 15 minutos são estes e porque é que isto vai fazer sentido para mim.
Vê agora o exemplo 2.
Exemplo 2

Aqui temos uma simbiose excelente entre a imagem e a legenda.
Este copywriting para emagrecimento está genial!
O público-alvo são mulheres e a chamada de atenção na imagem acontece com a headline “É isso que os homens pensam quando te olham.”
Uma mulher que, por exemplo, queira emagrecer porque só assim sente que vai ter o amor de um homem vai ser muita atraída por aquela headline!
E, logo em seguida, tem dois opostos: Balofa ou Linda (este último depois de seguir o método da especialista.)
E quem é a especialista?
Isso vais saber ao ler a legenda. Está uma chamada de atenção para a legenda do anúncio!
Este anúncio inclui apenas 2 dos 3 passos também. Mas é mais que suficiente para estabelecer mega autoridade sobre o tema porque apela ao emocional.
Algo que o exemplo 1 não faz.
Repara: nenhum dos 2 exemplos é perfeito. Nenhum dos dois exemplos inclui os 3 passos.
Mas, porque apela ao emocional, o exemplo 2 vai certamente conseguir melhores resultados.
Conclusão
No copywriting para emagrecimento, o vencedor é aquele que vai entender melhor o que leva alguém a querer emagrecer verdadeiramente.
E não é de uma forma analítica e lógica, mas sim emocional.
As pessoas compram com a emoção e não de uma forma racional.
Quais são os nossos conselhos para ti?
Que reavalies o teu copy para emagrecimento pensando nos 3 passos que abordamos aqui.
Antes de mais nada, sugerimos que faças isso.
Depois, e para quem gosta de livros, aconselhamos que leias os resumos do Primeiro Pergunte Porquê e do Ideias que Vencem.
Temos análises desses 2 livros aqui no blog e vais começar a perceber ainda melhor aquilo que escrevemos aqui hoje.
Por fim, podes ler o nosso artigo sobre gatilhos mentais.
Os gatilhos mentais acabam por surgir naturalmente se aplicares os 3 passos aqui descritos, mas a leitura do artigo de blog pode ajudar-te a compreendê-los melhor e a usá-los de forma mais proativa nos teus meios de comunicação.
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