construir um bom perfil de instagram

6 Dicas Top para Construir um Bom perfil de Instagram

Se fores um pouco como nós, já tiveste daqueles momentos em estás, distraidamente, a fazer scroll no Instagram até que, de repente…

!!!! Mas o que é isto??!!

Há uma conta que te faz parar. Pode ser porque o conteúdo chamou a atenção… ou se calhar nem foi o conteúdo, mas a estética…

E o que fazes? Vais visitar o perfil, pois claro!

E quando dás por ti já passaste mais de 10 minutos apenas no perfil daquela conta.  

Isto não acontece por acaso.

Todos nós temos a capacidade criar um perfil de sucesso, que leva a que as pessoas fiquem “agarradas” a nós, tal como nós ficámos agarrados àquele perfil.

Assim, deixamos abaixo 6 dicas que são top e te vão dar aquele empurrãozinho que faltava para construir um bom perfil de Instagram!

6 Dicas Top para construir um bom perfil de Instagram

1. A importância da Bio(grafia)

Sabes o que dizem sobre as primeiras impressões, certo?

Isto é verdade tanto pessoalmente, como online.

Criar uma bio interessante, cativante e criativa deve ser o objetivo primordial quando estamos a construir um bom perfil de Instagram.

“Mas porque é que tem tanta importância??”, perguntas tu.

Porque é a montra do teu negócio.

Em muitos casos é o primeiro ponto de contacto que as pessoas têm com a tua marca, produto e/ou serviço.

Torna-se, por isso, essencial que cause impacto e boa impressão.

Daí que seja de extrema importância garantir que esta transparece a personalidade da tua marca e apresenta a tua proposta de valor.

Sabemos que, com a limitação de 150 caracteres isto pode ser (e é) um desafio, mas as dicas que damos abaixo vão facilitar a sua tarefa!

2. Ter uma fotografia profissional

É impossível falar dos passos para construir um bom perfil de Instagram sem falar da fotografia.

A tua fotografia de perfil é das primeiras coisas que as pessoas veem quando visitam o seu perfil.

Aqui consideramos que pode haver duas categorias de fotografia:

Se se trata de uma marca ou empresa, usar o teu logótipo como imagem de perfil é a melhor forma de ganhar reconhecimento;

Se, por outro lado, fores um empreendedor, freelancer ou outro tipo de “one person company, o ideal será usar uma fotografia tua, com o rosto bem visível.

No entanto, não é qualquer fotografia que serve!!

Esquece aquelas selfies com amigos, mal iluminadas e a fazer caretas!

Escolhe uma fotografia que mostre a tua personalidade, com boa qualidade e iluminação.

Sugerimos que dês preferência a imagens com fundos simples e/ou com a cor principal do teu branding.

Deve, também, estar de acordo com as restantes imagens usadas noutras plataformas. Há que ser coerente.

Isto ajuda a criar uma identidade de marca facilmente reconhecível e com autoridade.

3. Bio que responde a 3 perguntas

Como referimos, na bio dispões de apenas 150 caracteres para falar de ti ou da tua marca.

E o primeiro conselho que damos é não uses hashtags!

As hashtags são um ponto de fuga do teu perfil.

Como tal, não faz qualquer sentido estar a ocupar caracteres preciosos com informação que desvie a atenção.

Podes estar a fazer com que as pessoas cliquem e, no segundo seguinte, já estão numa outra conta e o interesse que havia sobre ti já se desvaneceu e o esforço colocado em construir um bom perfil de Instagram foi em vão.

O segundo conselho é que tentes, numa só frase responder a 3 perguntas: o que faço, como e para quem.  

É complicado? Sim!

Mas vamos deixar aqui algumas ideias para ajudar a responder a cada uma destas perguntas:

O que faço?

  • Qual o teu propósito?
  • Porque é que estás no Instagram?
  • Porque é que é importante para ti?
  • Porque é que as pessoas se hão de interessar?
  • O que queres alcançar?
  • O que queres que as pessoas saibam sobre si?

Como?

  • O que é que oferece?
  • O que é que o seu público alvo pode esperar de si?
  • Qual a transformação que o seu produto/serviço proporciona?

Para quem?

  • Com quem queres trabalhar?
  • A quem é que vais prestar serviços?
  • Quem achas que são as pessoas que vão beneficiar do teu produto/serviço?

Ao responder a estas perguntas, as tuas ideias ficarão mais claras e será mais fácil resumir tudo numa (ou várias) pequenas frases.

4. Bio com Call To Action claro e simples de seguir

instagram para negocios

Na jornada de construir um bom perfil de Instagram, já percebemos que o espaço na bio é curto e extremamente valioso!

Podes otimizá-la ainda mais tirando partido dos botões de chamada para ação disponíveis.

Estes botões permitem que as pessoas efetuem uma ação diretamente a partir do teu perfil de Instagram, sem que tenhas que usar espaço extra na bio, facilitando as conversões.

Mas, embora existam botões específicos, nada impede que sejas o mais direto possível na tua Chamada Para a Ação (CTA – Call to Action).

Temos sempre a tendência de achar que as pessoas sabem o que queremos que façam (seja enviar um email, ou visitar o site). Erro crasso!

O nosso público precisa de reforço.

Relembrar uma chamada para ação, apesar de poder parecer desnecessário, tem resultados fenomenais.

Certifica-te que as pessoas sabem exatamente o que precisam de fazer quando visitam o teu perfil, incluindo, para tal, uma Chamada Para a Ação na tua biografia.

Sê específico.

Diz exatamente o que queres (“Visitar o site”, “comprar aqui”, “ler o blog”, “descarregar o e-book”, “segue-nos”, etc.), consoante o objetivo que pretendes alcançar.

Uma vez que o Instagram só permite a partilha de um link no perfil, há duas formas de contornar esta limitação para divulgação de vários produtos/serviços.

Uma das alternativas, caso tenhas um website teu, é a criação de uma landing page a partir da qual direcionas para todos os outros links.

Caso não tenhas um website próprio (ou não queiras criar uma landing page) podes recorrer a serviços que permitem a partilha de vários links na mesma página:

5. Se tiveres um negócio local, providenciar contactos

Apesar de estarmos a falar de presença digital, muitos dos negócios têm também uma presença física, uma loja, um ponto de contacto com o cliente.

Ao construir um bom perfil de Instagram, aconselhamos a que, para além do email e número de telefone (que podem ser incluídos nos botões do Instagram) coloques também o teu endereço físico.

Desta forma, qualquer visitante pode facilmente contactar-te ou ter indicações de como chegar até ti.

6. Ter um plano de conteúdos consistente

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Um perfil de Instagram otimizado é um perfil ativo.

No entanto, de nada vale publicar todos os dias durante duas semanas se depois não conseguires manter esse ritmo.

Em vez disso, concentra-te na criação de conteúdos de alta qualidade, e depois publica-os na altura certa para o teu público ideal.

Já neste artigo o dissemos: Qualidade não é quantidade.

Quantidade não serve de nada sem consistência.

De forma a garantir a publicação consistente de conteúdos o ideal é criar um calendário e segui-lo.

Define tipos de conteúdo para cada dia (e, mais uma vez, não tens de publicar todos os dias), cria os visuais (podes, por exemplo, usar o Canva) e calendariza (por exemplo através do Estúdio de Criação do Facebook).

Relativamente a qual a melhor altura para publicar, vai depender sempre do seu público-alvo.

Claro que há sempre teorias, estudos e indicações, mas nada como analisar os insights e estatísticas das tuas publicações para verificar o que resulta para ti e para a tua marca.

Bónus: SOCIALIZAR

Se estás agora a começar a construir a tua presença no Instagram, deves dar pequenos passos no sentido de interagir com os teus seguidores e/ou potenciais seguidores para construir um bom perfil de Instagram desde o início.

A ideia é que não uses a plataforma apenas para “despejar” conteúdo, mas também para interagir e ouvir o teu público.

Coloca-te no lugar deles… que encontra na tua marca aquilo que sempre idealizara, uma espécie de alma gémea…

Mas depois a “alma gémea” não sabe ouvir e farta-se de falar sem sequer mostrar interesse no que a outra pessoa (o público) tem para dizer.

Não ias ficar muito tempo numa relação destas, pois não?

No Instagram é a mesma coisa.

Para ser ouvido, tem de se saber ouvir.

Tens de ajudar, agradecer, responder a comentários, enviar mensagens.

Mas cuidado com as respostas automatizadas.

Não tens de ter diálogos intermináveis, leva o seu tempo a responder aos seus seguidores e evita respostas do tipo “chapa 5”.

Em jeito de conclusão, o Instagram pode parecer apenas mais uma pequena aplicação, sem grande ciência, mas cuidar do teu perfil pode ter resultados bastante poderosos!

Inviste algum tempo na otimização com as dicas que aqui deixámos e, para inspiração, visita o nosso perfil de Instagram!