fbpx

Como Ser Produtivo em Teletrabalho

Table Of Contents

Ou, por outras palavras, como a gestão de tempo ajuda à produtividade do teletrabalho.

A Infopedia explica que teletrabalho é a “atividade profissional exercida à distância, fora do espaço físico da empresa empregadora (geralmente no domicílio), através do recurso a tecnologias de informação e de comunicação (internet, e-mail, telefone, etc.)”.

Por outras palavras, significa ter o mesmo horário de trabalho, quase as mesmas funções (se não todas), mas trabalhar a partir do conforto de tua casa.

E com as distrações que lhe são inerentes.

Como Ser Produtivo em Teletrabalho

Mesmo antes do teletrabalho, ser produtivo durante as 8 horas de expediente era utópico.

Mas ser produtivo, seja por quantas horas for, em teletrabalho pode ser muito mais difícil, especialmente para quem nunca se viu nesta posição.

Com a situação pandémica causada pela COVID-19, o teletrabalho passou a ser uma realidade para muitas empresas e funcionários que desde sempre trabalharam numa secretária profissional e com horários pré-estabelecidos e relativamente simples de cumprir.

Mudou completamente a forma de trabalhar de inúmeros portugueses e a adaptação nem sempre é fácil.

Dica 1: Mantém hábitos e horários

Passando a trabalhar a partir de casa, muita vezes instala-se o conforto do “à vontade, à vontadinha“, que é o maior inimigo da produtividade.

Quem nunca trabalhou neste conceito provavelmente levanta-se mais tarde (pois elimina a necessidade da deslocação para o trabalho), faz o almoço e os lanches na hora da refeição.

E é aqui que o primeiro erro acontece.

A melhor forma de ser produtivo em teletrabalho é fazer por manter os hábitos.

Isto é, se tinhas por hábito fazer um pouco mais de comida ao jantar para já ter almoço para o dia seguinte, mantém esse hábito.

Se preparavas os lanches antes de sair de casa, faz o mesmo, tirando apenas os frescos na altura de os consumir.

Mesmo a nível de horários, põe alarmes no computador ou no telemóvel para pausas para que o teu corpo não note tanto a diferença.

Dica 2: Cria o teu próprio espaço

Tal como no emprego tens um escritório ou secretária – isto é, o teu próprio espaço -, também em casa tens de definir o teu local de trabalho.

Trabalhar na sala ou na cozinha vai levar a que te distraias facilmente com as crianças (ou outras pessoas que estejam em casa), com a TV, com o almoço, etc.

Distrações são algo que não falta.

Especialmente quando estamos no conforto de nossas casas e facilmente nos desprendemos da pessoa profissional.

Podes pensar que só vais ligar a TV 5 minutos para te atualizares nas notícias porque as coisas até estão adiantadas.

E quando dás por ti já passaram 20 minutos e o teu raciocínio já desligou da parte profissional.

Se a tua distracção não é a TV, há-de ser o teu filho que vai procurar a tua ajuda para alguma coisa e vês-te obrigado a interromper o trabalho.

É muito importante escolher um local em casa onde possas fechar a porta (literalmente e figurativamente) às distrações para te focares a 100% no trabalho.

Dica 3: Mantém contacto com os teus colegas

Esta dica é tão importante como as outras, mas muitas vezes ignorada.

Manter o contacto com os colegas de trabalho é importante para que o teletrabalho continue a ser algo em equipa e, acima de tudo, para que continues a ser tão produtivo como nas instalações da empresa.

Se és designer (ou seja, uma profissão criativa) numa empresa de mobiliário, agendar chamadas ou vídeo-chamadas com os teus colegas para atividades de brainstorming vai ajudar imenso na produtividade.

Mesmo numa profissão menos criativa, como contabilidade, manter-se em contacto com os colegas vai fazer com que continues a apelar ao sentido de partilha de ideias e entreajuda que tinham no escritório.

Não precisas de estar ligado a toda a hora nem todos os dias, mas ser produtivo em teletrabalho também passa muito por manter a comunicação com aqueles que já se tornaram próximos de nós a nível profissional.

Dica 4: Estabelece regras para os que estão à tua volta

Nada vai funcionar se as pessoas que estão à tua volta, na mesma casa, não respeitarem que teletrabalho é trabalho na mesma e não algo que se faz nos tempos livres.

Infelizmente, é um pensamento comum.

Trabalhar a partir de casa ainda é muito visto como hobby e não como trabalho propriamente dito.

Mas educar quem está contigo é a única forma de fazer com que respeitem o teu espaço e o teu horário.

Estabeleça regras e impõe essas regras em casa.

Artigos recomendados:

Deixe um comentário