livro do mês

#LivroDoMes: Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Todos nós procuramos alguma forma de agradar. Seja para fazermos amigos, para parecer bem, ou para fazer melhores negócios.

E a verdade é que parece que há pessoas que conseguem tudo isto mais facilmente que outras.

Será sorte? Será apenas carisma?

Ou será que é possível aprender a fazer amigos e influenciar pessoas?

O Livro do Mês da Bizy foi escrito em 1936 e continua tão atual como na altura.

Da autoria de Dale Carnegie, Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas é hoje um livro que consideramos que deveria estar nas prateleiras de qualquer pessoa – empreendedor ou não!

Review de Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Como é que um livro com quase 100 anos consegue ser ainda tão atual?

como fazer amigos e influenciar pessoas

As relações humanas em 1936 são totalmente diferentes das relações que temos agora.

Mas os conceitos de comunicação, empatia e importância são o que permitem que os ensinamentos deste livro sejam tão atuais este ano como em 1936.

Dale Carnegie escreveu Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas como para transmitir o conhecimento que já passava em aulas e cursos relacionados com a temática.

Ainda antes do conteúdo, há algumas páginas em que o autor explica o Porquê deste livro – algo que já vimos ser de suma importância!

Não satisfeito – e porque Carnegie procura o sucesso de todos os que encontram este livro – há ainda 9 sugestões de leitura para o mesmo!

O que justifica a razão de tão demorada review deste livro 🙂

O livro em si está dividido em 4 partes:

  1. Técnicas Fundamentais para Lidar com Pessoas;
  2. 6 Formas de Fazer com que Gostem de Ti;
  3. Como Influenciar Pessoas para que Pensem como Tu;
  4. Como Mudar as Formas de Pensar e Agir das Pessoas sem Ofender ou criar Ressentimentos.

Cada uma das partes tem, depois, capítulos com exemplos práticos de sucesso e insucesso do próprio Dale Carnegie e dos seus alunos e mentorados que puseram estes ensinamentos em prática.

E, afinal, qual a importância deste livro para quem está a empreender?

Na Bizy falamos muito de comunicação. É preciso comunicar para pessoas e não para clientes.

Infelizmente, nem sempre os empreendedores ou trabalhadores por conta própria vêem diferença nisso. E muito do insucesso vem precisamente daí!

À medida que vamos aprendendo a lidar com pessoas e a compreender o elementar da psicologia, compreendemos de que forma também nós já fomos impactados por boa comunicação.

E boa comunicação não é só dizer “nós somos os melhores, temos os preços mais baixos!”

Boa comunicação é falar para as emoções da pessoa. Compreender os seus medos, desejos e objetivos.

Porque temos melhores amigos? Porque temos aquela(s) pessoa(s) que dizemos que nos compreende melhor que ninguém?

O nosso melhor amigo conhece os nossos medos e desejos. Quase consegue prever as nossas ações e palavras. É porque isso que gostamos tanto dele!

E marcas ou empresas que o fazem também conseguem mais e melhores resultados. Conseguem fidelizar clientes.

Dale Carnegie dá, a quem o queira ler, ouvir e aplicar conhecimentos, os melhores métodos para realmente fazer amigos e influenciar pessoas. Não só a nível profissional como pessoal.

Aquelas discussões que parecem não ter fim vão finalmente ter um fim! Vai finamente conseguir falar com a pessoa mais casmurra do mundo.

Vai finalmente fechar o negócio que ainda não conseguiu fechar!

Será preciso aplicar mesmo tudo?

Nem sempre. Não precisas de concordar com tudo nem precisas de ler tudo. Essa é, pelo menos, a nossa opinião.

Mesmo pequenas partes de Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas podem fazer uma diferença gigante na forma como consegues novos clientes e fidelizas outros.

O que não pode mesmo acontecer é ler o livro uma única vez, pensar “faz sentido“, e depois não fazer absolutamente nada com aquilo que ele ensina.

Uma das recomendações no início do livro é mesmo que o releias algumas vezes ao longo dos tempos para relembrar ensinamentos e aplicar novos à medida que o tempo passa.

Em resposta, agora, àquilo que deve ser uma das vossas questões: funciona?

Mesmo sem ainda o ter lido, já tínhamos aplicado alguns conceitos. Um dos que mais aplicamos é a reciprocidade: dá para potencialmente receber também.

E sim, funciona. Caso contrário esta review seria totalmente diferente 🙂

Já leste este livro? Deixa-nos a tua opinião 🙂

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