O ano está quase a terminar e é a altura perfeita para te sentares e escrever o teu plano para 2021.
Sim, mesmo que uma das coisas que 2020 nos tenha ensinado é que os planos, muitas vezes, voam pela janela!
Abre a porta à oportunidade. Nunca houve melhor altura para se ser empreendedor como agora.
Tens todas as ferramentas à tua disposição, e tudo começa com planeamento e definição de objetivos.
Quais os objetivos que pretendes atingir? Qual é o seu plano para lá chegar? Como definir objetivos que sejam ambiciosos, mas atingíveis?
Para responder a esta perguntas há 5 fases pelas quais acreditamos que todos devemos passar.
Estas fases vão-nos ajudar a ter uma visão estratégica, não apenas sobre o que queremos do nosso negócio, mas também sobre o que queremos da nossa vida!
E isto vai influenciar também o teu mindset de empreendedor.
1. Refletir
O primeiro passo de como definir objetivos é refletir.
Isto porque há questões importantes que deves colocar a ti próprio.
Estamos a falar dos três pilares a considerar ao estabelecer o teu plano.
Perguntas que tens de fazer a ti próprio para ver o crescimento, algumas coisas que podes realmente precisar de deixar de fazer para ajudar o teu negócio a crescer, e como ser honesto consigo mesmo dará os melhores resultados.
É uma forma de perceber e justificar os números que colocaremos posteriormente no papel.
É o passo mais difícil de dar para muitos de nós, mas também o mais importante.
Pilar 1 – Dinheiro
Neste 1º pilar de como definir objetivos vamos responder às seguintes questões:
- De quanto é que precisas para viver (considerar não só as necessidades individuais mas também familiares)?
- Quais são as tuas despesas atualmente?
- Quais são as tuas receitas atualmente?
- Qual a receita que necessitas que o teu negócio atinja?
- Quais as tuas fontes de receita?
Uma parte muito importante de um negócio é a capacidade de nos conseguirmos pagar a nós próprios.
Este “pequeno” pormenor leva-nos imediatamente para outro patamar, onde reforça o sentimento de que tens um negócio a sério, de que és um empreendedor!
Pilar 2 – Estilo de Vida
Tal como no pilar 1, também aqui vamos responder a algumas questões que nos permitirão avaliar que tipo de vida queremos ter, e se estamos efetivamente a ter receita suficiente para suportar esse estilo de vida.
- Quanto tempo queres trabalhar? (seja nº de horas, períodos do dia ou dias da semana)
- Que estilo de vida queres ter? (por exemplo, ir ao restaurante ABC umas x vezes por ano, viajar para qualquer lado sem pensar em valores, ir ao spa 2 vezes por mês, praticar um determinado desporto, doar consistentemente x% dos lucros para uma dada instituição, etc.)
- Que montante é necessário para suportar esse estilo de vida?
Pilar 3 – Negócio
Por fim, vamos avaliar o teu negócio.
- O que precisas de mudar no seu negócio?
- O que precisas de deixar de fazer?
- O que precisas de começar a fazer?
- De que necessitas?
- De que necessitas para acreditar em ti como empreendedor?
Ao responder a estas perguntas vais conseguir ter uma noção de como definir objetivos e do que necessitas para os atingir.
Talvez precises de diversificar as fontes de rendimento, ou alterar os preços dos serviços.
Talvez precises de estabelecer limites junto dos teus clientes de modo a trabalhar apenas nos dias e horas que pretendes.
Ou, quem sabe, talvez precises de deixar de tentar “apanhar” todos os potenciais clientes que aparecem e agarrar apenas aqueles que realmente quer e lhe pagam de acordo com os teus objetivos.
Talvez vejas que o teu negócio precisa de implementar processos e sistemas, melhorar planeamento e gestão de projetos e criar automações que te permitam ter mais tempo.
“Se não conseguir planear, está a planear falhar.”
Benjamin Franklin
2. Rever
Neste segundo passo de como definir objetivos é hora de rever o que foi feito durante o ano anterior.
Há atividades em que estás a perder tempo e que poderiam ser substituídas por outras que tragam mais receita?
Por exemplo, ocupas grande parte do seu tempo no Instagram, mas os teus clientes vêm todos do email-marketing? Talvez esteja na altura de repensar a tua estratégia de redes sociais!
Mas se há coisas que podem ser alteradas, há outras que podem ser reforçadas! Basta que funcionem!!
Devemos evitar a síndrome dos “shiny object“, ou seja, evitar a tentação de seguir uma ideia ou tendência sem primeiro ponderar o teu potencial e, como resultado, distrairmo-nos dos objetivos atuais.
3. Recompensar
Celebrar!
Recompensar-se por tudo o que alcançou no ano que passou, mesmo que não tenha atingido os teus objetivos na totalidade!
O que importa é que trabalhaste para tal, esforçou-se.
E está na hora de relaxares um pouco e admitir que nem sempre tudo corre como planeado e que está tudo bem com isso.
“O grande perigo para a maioria de nós não reside em fixar o nosso objetivo demasiado alto e ficar aquém das expectativas; mas em fixar o nosso objetivo demasiado baixo, e alcançar a nossa meta.”
Michelangelo
4. Decidir

Já avaliámos o que aconteceu este ano, vamos agora perceber como definir objetivos para o ano seguinte.
E sabemos como é…
Ano novo, vida nova, resoluções de ano novo são feitas a torto e a direito e no final de fevereiro já ninguém se lembra delas!
Não! Não podemos normalizar o desistir.
Num momento inicial desta fase podemos despejar ideias para o novo ano.
Não te preocupes se forem objetivos loucos ou até simples demais. Trata-se apenas de, num primeiro passo de como definir objetivos, deitar tudo cá para fora.
Depois, com calma, vamos refinar as nossas ideias e definir objetivos, no máximo 3.
Não têm que ser todos materiais ou relacionados com receitas. Podem ter a ver com mindset, por exemplo!
A regra de ouro é que sejam SMART, ou seja:
- Específicos (Specific)
- Mensuráveis (Measurable)
- Alcancáveis (Attainable)
- Realistas (Realistic)
- Temporizáveis (Time-bound)
Por exemplo, aumentar o número de vendas do produto X em 50%, no primeiro trimestre de 2021, junto de mulheres entre os 25 e os 34 anos.
E dizemos apenas 3 objetivos porque mais do que isso e corremos o risco de não nos focarmos em nenhum deles.
A ideia é precisamente o oposto.
É criar um compromisso entre nós e esses objetivos, quase como se de um casamento se tratasse.
Não interessa qual o objetivo, interessa o nosso comprometimento, como empreendedor, com ele.
5. Agir
Por último, temos a parte mais importante… Agir!
De nada nos serve saber como definir objetivos, refletir, rever, recompensar, decidir, se não passarmos à ação e ser um empreendedor que concretiza os seus planos.
Mas se ter um objetivo anual pode parecer um pouco intimidatório, o “truque” é dividi-lo em partes mais pequenas, mais fáceis de atingir, e que não nos desencorajem de atingir o objetivo maior.
Um pequeno exemplo…
Imaginemos que queres aumentar o teu número de clientes em 100% no próximo ano.
À primeira vista pode parecer algo completamente assustador, mas o que interessa é que vamos dividir este objetivo em pequenas ações que são perfeitamente possíveis de realizar ao longo dos trimestres (por exemplo, participar em eventos de networking, desenvolver uma estratégia de Instagram, entre outros).
Isto ajuda a não nos preocuparmos em demasia com o objetivo final, o que nos poderia levar à frustração e desespero.
Apenas temos de nos focar em cada um dos trimestres e, passo a passo, vamos cumprindo as tarefas sem nos sentirmos assoberbados.
Mas atenção!
Quando começares a planear os teus dias, semanas, meses, trimestres, não basta dizer que vai tratar do marketing do seu negócio durante 2 horas por dia se não tiver 2 horas por dia para tal!
Como vais incorporar os teus objetivos no seu dia a dia? Como conjugas tempo pessoal e profissional? O planeamento vai evitar que te sintas a sufocar.
E toma atenção!
As coisas não vão correr sempre como planeado… e isso é normal! Chama-se VIDA!
Mas, se tiveres um plano, um mapa das tuas ações, serás sempre mais fácil não descarrilar perante a adversidade.
E se precisares de ajuda a delinear uma estratégia, a delegar alguns dos serviços que te sugam o tempo e que te estão a impedir de alcançar os teus objetivos, fala connosco!