Crescer um negócio sem presença online começa a ser quase impossível.
Sempre que alguém precisa de algo, a primeira (ou das primeiras) coisa que faz é pesquisar por isso no Google.
Seja por uma camisola, seja pelo melhor restaurante, seja pelo posto de combustível mais próximo.
Por isso mesmo, crescer de forma orgânica na internet torna-se cada vez mais difícil também.
Lutamos por 0.5 segundos de atenção da nossa audiência juntamente com centenas de outros negócios – sejam eles similares aos nossos ou não.
O tráfego pago é cada vez mais a forma de crescer rapidamente.
Mas… E quando estás a começar e não tens forma de investir em publicidade online?
Apesar de ser cada vez mais difícil crescer de forma orgânica, ainda há estratégias e técnicas que funcionam muito bem.
Ao longo deste artigo, vamos apresentar-te 5 passos para crescer de forma orgânica na internet.
Orgânico VS Pago
Antes de avançar para as 5 formas, no entanto, é importante falar um pouco mais sobre a diferença entre o orgânico e o pago.
Ambos são formas de tráfego.
E tráfego, na internet, significa levar a pessoa de ponto A a ponto B.
Exemplo prático: a pessoa vê um post teu no Instagram, mas não te segue. Como gostou do post, passa a seguir-te.
Aquilo que acabamos de descrever aqui é tráfego orgânico.
Um post (ponto A) levou a pessoa ao teu perfil (ponto B).
Estes artigos de blog, por exemplo, são uma forma de tráfego orgânico.
Se alguém pesquisa online por formas de crescer organicamente, o Google pode apresentar este artigo nas pesquisas (ponto a) e a pessoa vem cá ler o artigo (ponto B).
Tráfego orgânico é todo o tráfego que tu não pagas para ter.
São todos os tipos e formas de a pessoa chegar até ti sem que invistas 1 cêntimo em publicidade.
Por outro lado, o tráfego pago são todas as formas por que a pessoa chega até ti quando investes dinheiro em publicidade.
Por exemplo, alguém pode pesquisas online por formas de crescer organicamente e nós (Bizy) pagamos ao Google para apresentar este artigo nos primeiros lugares da pesquisa.
Assim, aparecemos mais vezes à frente de pessoas que precisem dos nossos serviços ou produtos digitais.
Continuamos a levar a pessoa de ponto A para ponto B.
Mas pagamos para isso.
Então, em jeito de sumário:
- Tráfego orgânico é gratuito;
- Tráfego pago implica investir dinheiro.
Como em tudo, existe uma correlação entre os dois:
O que é gratuito não te custa dinheiro. Mas custa-te tempo.
Quanto menos dinheiro tens para investir, mais tempo vais ter de dedicar ao teu tráfego orgânico.
Da mesma forma, quanto mais dinheiro tens para investir, menos tempo tens obrigatoriamente de dedicar ao tráfego orgânico. Porque vais potenciar tudo o que fazes com investimentos em publicidade.
No início, é bem possível que a tua capacidade de investimento em publicidade online seja limitada.
No nosso caso, foi o que aconteceu.
E isso levou-nos a procurar outras formas de crescer o nosso negócio, mesmo tendo menos dinheiro para investir.
Como crescer de forma orgânica na internet em 5 passos
Tudo está relacionado com o conteúdo que tu crias.
Seja em blogs, redes sociais, fóruns…
Crescer de forma orgânica é crescer com conteúdo.
É é precisamente sobre conteúdo que todos estes 5 passos são.
Conteúdos publicados em locais diferentes e com objetivos diferentes.
Se preferires, podes fazer scroll até baixo para ver a live #57 – Técnicas para crescer de forma orgânica
Passo 1: Grupos de Facebook

Faz uma pesquisa no Facebook por grupos relacionados com trabalho na tua área.
Se trabalhas com publicidade online, procura mesmo por “publicidade online” na barra de pesquisa e depois filtra por grupos.
Junta-te a pelo menos 10.
Depois, dedica 30 minutos por dia, 5 dias por semana, a visitar cada um dos 10 grupos e responde ao máximo de perguntas possível.
Os grupos de Facebook são uma mina de ouro.
Nesses grupos, podes demonstrar o teu conhecimento de forma totalmente gratuita a centenas e milhares de pessoas ao mesmo tempo.
Se alguém tem dúvidas sobre o tipo de campanha que deve fazer, escreve uma super resposta e esse post.
Imagina que estás a ensinar a pessoa.
Diz-lhe o que achas melhor, explica porquê, e convida a falar contigo.
Se esse grupo tiver 500 pessoas, é muito provável que mais de 40-50 pessoas vejam a tua resposta e fiquem impressionados com a tua forma de responder.
Se fizeres isto todos os dias durante alguns meses, vai ser impossível as pessoas esquecerem o teu nome.
Porque estás ali a dedicar o teu tempo a responder e a ensinar pessoas de forma gratuita.
E vais colher os frutos disso a médio prazo.
Os grupos de Facebook ajudam-te a crescer de forma orgânica como poucos outros recursos.
Porque, não só tu te demonstras como autoridade na área, como também passas a ter uma bíblia de conteúdo para criar.
Imagina que tens dificuldade em saber o que publicar no teu Instagram. Porque não sabes aquilo de que a tua audiência precisa.
Vai aos grupos de Facebook e lê as perguntas. Transforma as tuas respostas em posts.
Tens aí conteúdo que nunca mais acaba.
E é conteúdo super útil, porque já foi feito por outras pessoas que tu ajudaste.
Passo 2: Vídeos no YouTube

O YouTube tem uma capacidade absurda de distribuição de conteúdo.
Tu podes publicar algo hoje e ainda colher os frutos desse vídeo daqui a 1 ano, 2 anos, etc.
O teu conteúdo está a ser constantemente distribuído e mostrado a pessoas que precisam dele.
Ou seja, contrariamente a redes sociais como o Instagram, o teu conteúdo não é só para aquele dia, para aquela semana, ou para aquele mês.
É para meses e anos até ao infinito.
Começa a criar vídeos para o YouTube de forma consistente.
Compromete-te a publicar um vídeo todos os dias, ou 2-3 vezes por semana.
E não te preocupes com a qualidade da câmara ou das transições.
Não arranjes desculpas!
Grava vídeos com o que tens (seja telemóvel ou a câmara do computador) e usa editores de vídeo gratuitos ou baratos para editar:
- Se tens um Macbook, usa o iMovie. É gratuito.
- Se tens um Windows, compra o Filmora. É baratíssimo e vai-te fazer sentir como se fosses pro a editar vídeos, mesmo que não saibas nada sobre o assunto.
E as thumbnails?
Essas podes criar no Canva, que inclusive já tem templates de thumbnails para YouTube.
E que conteúdo vais criar?
Vais usar as perguntas que reuniste nos grupos de Facebook.
Passo 3: Artigos de Blog

Aqui, aplica-se a mesma lógica do passo 2: cria conteúdo com as perguntas que reuniste dos grupos de Facebook.
Mas, em vez de fazer vídeos com as respostas, começas a criar artigos de blog (como este).
Tal como acontece com os vídeos de YouTube, os teus artigos de blog estão sempre disponíveis quando alguém precisa deles.
E podem tornar-se mini-livros ou enciclopédias sobre o tema de que falas e com que trabalhas.
Para além disso, podes ainda usar os vídeos de YouTube e incorporar nos teus artigos de blog (tal como estamos a fazer agora).
Dessa forma, o teu artigo de blog torna-se ainda mais relevante que outros (que não têm vídeos associados) e estás a dar alternativas à tua audiência acerca da forma de consumir o teu conteúdo.
Artigos de blog são excelentes para crescer de forma orgânica.
Já o são há anos e não vão deixar de ser tão facilmente. Por isso é que tantas empresas têm um blog.
Portanto, similarmente aos vídeos de YouTube, compromete-te a criar um artigo de blog de forma consistente.
Seja 2-3 vezes por semana ou até todos os dias.
Passo 4: Instagram

O Instagram, para além do seu potencial de viralização, permite-te criar muita conexão com a audiência.
Como é uma rede social com várias de comunicação, podes crescer organicamente com diferentes tipos de media:
- Vídeos: em Stories e Reels;
- Imagens: em posts no feed;
- Carrossel: que pode misturar vídeos e imagens e aumenta o tempo de visualização do teu post
O Instagram ainda está a amadurecer como rede social e tu podes (deves) tirar partido disso.
Cria um plano de conteúdos e uma linha editorial para o teu Instagram e sê consistente.
A consistência e estratégia vão trazer-te muitos frutos a médio prazo.
No caso da estratégia, tens mesmo de apostar em:
- Ter um plano de conteúdos
- Ter uma linha editorial bem definida
- Ter uma mensagem forte a passar (o teu Porquê)
- Querer construir um sentimento de comunidade (para tornar os teus seguidores em fãs)
Dica extra: segue a Janine Pinto para aprender mais sobre Instagram.
Para crescer de forma orgânica usando o Instagram, sê produtor de conteúdo e consumidor ao mesmo tempo.
Segue outras contas e interage com elas. Responde aos stories, comenta os posts, conversa com as pessoas.
Aplica o gatilho da reciprocidade.
Comentar os posts dos outros não é validar a concorrência; é mostrar o teu perfil aos seguidores dos teus colegas de trabalho.
Que, depois, podem começar a seguir-te também.
E, sempre que tiveres novos seguidores, dá-lhes as boas-vindas.
Aprendi esta técnica com o Pedro Sobral e ainda hoje a aplico para todas as pessoas que me enviam mensagens pela primeira vez:
Envia um vídeo de 15 segundos, ou um áudio até 1 minuto, a agradecer que a pessoa te tenha começado a seguir e a dizer para falar contigo se precisar.
Fazer isto tira pouquíssimo tempo do teu dia e aumenta a conexão com os teus seguidores.
Passo 5: LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social em que profissionais de várias áreas podem falar sobre bem mais que trabalho.
E isto era algo que não acontecia há alguns anos. Mas, felizmente, hoje a rede social está diferente.
E tem um alcance orgânico mesmo muito alto!
Porque, para além de o conteúdo chegar às tuas conexões, também vai chegar às conexões de toda a gente que gostar ou comentar esses posts.
Prestadores de serviços que trabalhem para outras empresas ou empreendedores podem e devem usar o LinkedIn para se posicionar na sua área.
Porque, para além de ter um alcance orgânico gigante, o público que vai ler o teu conteúdo é altamente qualificado.
Para crescer organicamente no LinkedIn, aproveita o conteúdo que partilhaste nos últimos 4 passos e simplesmente adapta-o à rede social.
Conta histórias, mostra-te como ser humano.
Comenta os posts de outras pessoas e empreendedores que pensam de formas parecidas à tua.
O LinkedIn está cheio de oportunidades. Só precisas de lhe dar uma oportunidade também.
Conclusão
Crescer o teu negócio organicamente é algo que absolutamente recomendamos.
Desde que não te esqueças disto:
- Consistência é chave: ter um plano vai ajudar-te a não entrar em pânico na hora de criar conteúdo que te ajude a crescer online;
- O que dás, recebes em dobro. É a tal da reciprocidade;
- Crescer de forma orgânica demora mais tempo. Mas traz excelentes resultados a médio/longo prazo, pois a tua autoridade tem uma perceção maior;
- Vais ter sempre de investir. Seja tempo ou dinheiro, mas o investimento está lá.
Preferes o vídeo? Vê aqui a Live #57 – Técnicas para crescer de forma orgânica
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