Como analisar métricas do Facebook e Instagram

Se te perguntássemos hoje qual é a métrica mais importante da tua página de Facebook ou Instagram, sabias responder-nos?

A maioria dos potenciais clientes com quem fazemos uma reunião para gestão de redes sociais não sabe responder-nos.

Ou diz-nos apenas que tem sabe-se lá quantos seguidores.

Quanto perguntamos “o que queres melhorar” ou “o que achas que pode melhorar” a resposta é a mesma: seguidores.

Se falamos em alcance, interação, visualização de vídeo, tudo parece perder-se pelo meio.

A maioria das pessoas não toma atenção às estatísticas das páginas. E isso é um erro.

Mas não o fazem por mal. Simplesmente não as entendem.

Analisar métricas do Facebook e Instagram

Se preferires um vídeo mais completo sobre o tema, vai até ao fundo da página.

Antes mais, comecemos pelo básico: o que é isso das métricas nas redes sociais?

Quando falamos de métricas do Facebook e Instagram, estamos a falar das estatísticas da página.

É mesmo assim que se chama na parte da gestão de páginas, por isso é fácil de encontrar:

métricas do Facebook e Instagram

As estatísticas são dados que te permitem perceber, entre outras coisas:

  • Quantas pessoas gostaram da tua página nos últimos 7, 28 ou 30 dias (28 no Facebook, 30 no Instagram);
  • Quantas pessoas pessoas foram alcançadas (isto é, viram a tua página ou algum conteúdo teu);
  • Quantas pessoas cumpriram uma ação na tua página;
  • Quantas pessoas te enviaram mensagens;
  • Quantas gostaram da página ou dos conteúdos
  • Etc.

Ler as métricas do Facebook e Instagram é das coisas mais importantes para garantir que estás realmente a crescer com o conteúdo que publicas nas redes sociais.

Se não estás a prestar atenção às métricas, provavelmente estás a perder tempo e/ou dinheiro.

Como é que ler as métricas nas redes sociais te traz retorno?

Analisar as estatísticas do Facebook e Instagram vai dizer-te o que funciona melhor e o que funciona menos bem.

Se as pessoas interagem mais com vídeos, provavelmente é boa ideia fazer mais vídeos.

Se as pessoas não interagem com as tuas publicações das 10h da manhã, mas estão muito ativos entre as 13h00 e as 14h30, então podes publicar a essa hora também.

Sim, porque as estatísticas dizem-te quando é que os teus seguidores estão online mais frequentemente!

Tudo bem que é uma média, mas ajuda imenso – especialmente para quem quer apostar a sério nas redes sociais.

Não apenas isso, mas há um trunfo incrível para páginas de Facebook.

Algo que te permite “espiar” a concorrência…

O recurso chama-se Páginas para observar e permite-te escolher os teus concorrentes e analisar os teus resultados e os deles, e ainda ver as principais publicações desses concorrentes dos últimos 7 dias:

páginas para observar facebook

Como analisar as métricas nas redes sociais

Vamos dizer o que ninguém gosta de ouvir: depende.

Depende daquilo que seja o teu objetivo principal.

Há algumas métricas gerais, há outras que vão ser específicas à rede social que usas mais.

Vamos analisar cada parte individualmente.

(Se quiseres rever todos estes conceitos diretamente da fonte, visita este link e este link. É a central de ajuda do Facebook e do Instagram e têm tudo aquilo de que estamos a falar aqui. Daqui para a frente vou estar a copiar algumas partes, por isso os créditos são todos dessas páginas.)

Métricas gerais

Visualizações da Página

Diz respeito à quantidade de vezes que as pessoas visitaram a tua página ou perfil.

As visualizações contabilizam pessoas com sessão iniciada e sem sessão iniciada.

Pré-visualizações da Página

Acontece quando as pessoas encontram a tua página (seja por uma publicação ou através de um anúncios) e passam o cursor do rato em cima do nome ou da fotografia para saber um pouco mais sobre a página sem necessariamente clicar.

Isto é uma pré-visualização:

pré-visualizar facebook

Alcance

A quantidade de pessoas a que tua publicação ou história (story) chegou desde que a publicaste.

Essas pessoas podem já seguir-te ou não.

Gostos da Página

Este é literalmente o que diz: quantas pessoas ou páginas gostam e/ou seguem a tua página ou perfil.

Interação com a publicação

A quantidade de vezes que as pessoas viram uma publicação ou story teu e puseram gosto, comentaram, partilharam, guardaram, etc.

Respostas a mensagens

A tua taxa e tempo de respostas sempre que recebes uma mensagem.

O Facebook usa uma média das 90% das vezes que respondeste para deixar uma espécie de ícone que informa as pessoas se demoras mais ou menos tempo a responder.

Métricas específicas a cada rede social

Facebook

No Facebook, há 3 métricas específicas que, na nossa opinião, são muito fortes:

  • Ações na Página;
  • Recomendações;
  • Visualização de vídeo.

As ações na página dizem-te quantas vezes a pessoa carregou no botão azul de Chamada para a Ação, como este aqui:

cta facebook

Sempre que alguém lá clica, o Facebook entende como uma ação.

Para além disso, e sendo uma rede social onde existe um maior sentido de comunidade, as recomendações têm um poder brutal sobre as páginas.

Sempre que uma página tem excelente reputação (leia-se: bons comentários e feedback de clientes), essa página gera mais confiança em futuros clientes.

Aliás, para garantir boas métricas do Facebook e Instagram, garante que respondes a todo o tipo de críticas e recomendações: boas e más.

Em páginas mais recentes, é normal não existirem ainda comentários, mas é importante que permitas essa opção a quem já te segue e/ou já fez negócio contigo.

Por último, e, mais uma vez, tendo em conta a tendência de utilização do Facebook, o vídeo subiu em flecha como um dos conteúdos mais consumidos na rede social.

Sempre que alguém vê pelo menos 3 segundos do teu vídeo no Facebook, essa pessoa passa a ser alguém que potencialmente se vai tornar um cliente teu.

Porquê 3 segundos?

Porque é aproximadamente o tempo a que prestamos a mínima atenção a alguma coisa nova para avaliar se merece o nosso tempo.

Se tens uma boa taxa de visualização de vídeos, considera fazer mais vídeos no teu conteúdo.

Instagram

A nível de métricas específicas no Instagram, é relevante estar atento a:

  • Stories;
  • Reels;
  • IGTV.

São conteúdos muito consumidos nesta rede social e, portanto, é importante estar de olho neles.

Para além disso, deves também estar atento à percentagem de pessoas que chega à tua página por intermédio de hashtags ou outras partilhas orgânicas.

O Instagram tem a secção “Explorar“, que disponibiliza conteúdos que têm altas taxas de interação e nos quais podes ter interesse.

Utilizando hashtags que estejam a ser pesquisadas com frequência, e sendo também tu um utilizador ativo, a tua publicação ou story pode aparecer nessa secção.

Também os Reels têm um alcance gigante, o que te permite chegar a mais pessoas que não te conhecem.

Ter noção da percentagem de pessoas que não te conhece que vê ou interage com os teus conteúdos é muito relevante, porque significa que o conteúdo teve valor.

Foi visto, teve interação, e o próprio algoritmo começou a partilhá-lo mais.

Conteúdos desse tipo são os que deves replicar mais vezes.

Dicas para melhorar os resultados no Facebook e Instagram

Nenhuma das métricas que indicamos é deixada de fora quando analisamos o perfil ou página de alguém.

Sempre que é necessário analisar métricas do Facebook e Instagram, é importante entender as diferenças entre ambas, mas todas devem ser analisadas e ponderadas.

Depois de lidas as métricas, o que deves fazer com elas?

Sempre tentar melhorar o teu conteúdo.

Ter uma linha editorial e plano de conteúdos é algo que consideramos absolutamente essencial.

Analisar estas métricas nas redes sociais vai ajudar-te a criar planos de conteúdo com um foco ainda maior no teu potencial cliente.

Também a publicidade nas redes sociais não deve ser esquecida.

Lembra-te que o real alcance do que publicas é sempre menor que aquele que pensas.

Que, mesmo com 10.000 seguidores, o teu conteúdo chega a 500-1000 pessoas se for relevante.

Logo, é importante trabalhares numa forma de relembrar constantemente as pessoas de que estás lá e que podem fazer negócio contigo.

Já no que respeita às publicações em ti, lembra-te sempre de que pessoas conectam-se com pessoas.

Escreve e fala normalmente, sem palavras e frases muito elaboradas.

O simples é fácil de vender. Porque as pessoas entendem e têm clareza daquilo em que as podes ajudar.

Conclusão

Ao longo deste artigo, estivemos a analisar o intuito e finalidade de algumas estatísticas das redes sociais.

Vimos que analisar métricas do Facebook e Instagram é essencial para um crescimento contínuo nas redes sociais e para que não estejamos simplesmente a perder o nosso tempo com publicações à toa.

É ao analisar estas métricas que começas também a perceber melhor o teu público-alvo, aquilo de que gosta e com o que interage.

Direcionando a tua comunicação cada vez mais, consegues mais oportunidades de chegar à tua persona.

[VÍDEO] Gravação da Live #11 – Análise de métricas de Redes Sociais


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