Como Analisar a Sua Presença Online

Tempo de Leitura: 6 minutos

O crescimento das empresas é actualmente medido pela forma como trabalham a sua presença online. Se o seu negócio ainda não está online, garantimos que está a perder dinheiro.

Mas estar na web, por si só, não basta. Ter um website, por si só, não basta. Precisa mesmo de estar online, isto é, de estar activo.

E, por isso, é importante saber como analisar a sua presença online.

O que significa ter presença online

O seu negócio pode ter perfis em várias plataformas. A mais conhecida (e mais utilizada) é o website institucional.

Mas, para além do website, cada vez mais empresas começam a apostar em e-commerce, aplicações (Apps), redes sociais e em tornar uma (ou mais) destas o seu principal local de partilha de informação.

Facebook e Instagram são as mais conhecidas para B2C (Business to Consumer), mas o LinkedIn é uma excelente rede social para B2B (Business to Business).

Ter presença online não significa estar presente em todos eles, mas sim conseguir estar presente e ser activo nos canais em que os seus clientes estão.

E o que significa isto?

Significa que ter um website profissional, página de Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, Twitter, etc. não serve de nada se os seus clientes não estão lá ou se não consegue actualizar todas estas plataformas da mesma forma ou com a mesma frequência.

Ter uma boa presença online é saber onde estão os seus clientes e também perceber as suas capacidades.

Se o seu negócio é um ginásio, os melhores canais são o website institucional, Facebook e Instagram. O website deve conter as informações importantes sobre o funcionamento do ginásio, e o Facebook e Instagram serão a plataforma de angariação de clientes. Partilhar diariamente em ambas plataformas será relativamente simples e o seu negócio cresce.

Se tem uma empresa de lençóis cujo cliente é a hotelaria, então será importante ter um website institucional e LinkedIn activos com alguma frequência. E, claro, ter uma boa plataforma de marketing montada, que inclua um gestor comercial e automatização de marketing.

Como analisar a sua presença online

Para saber como analisar a sua presença online, tem que se colocar no lugar do seu cliente e fazer o mesmo percurso que ele.

Há dias tivemos uma formação e falaram-nos de um exemplo fantástico:

Imagine que vai ao Continente para comprar tapetes para o carro. Entra no supermercado, vai procurando por todos os corredores, mas fica frustrado por não saber onde estão os tapetes. Nenhum operador parece disponível para o ajudar e passado algum tempo acaba por desistir e sair do supermercado sem comprar. Vai, depois, ao Pingo Doce e em menos de 2 minutos sabe onde estão os tapetes e completa a sua compra.

A sua experiência enquanto cliente é que o Pingo Doce foi melhor que o Continente. E quando for preciso comprar algo mais que ambos supermercados ofereçam, a sua primeira escolha será o Pingo Doce.

Com o seu negócio acontece o mesmo. Se o potencial cliente entra no seu website (por exemplo) e tem que percorrer 3 páginas diferentes até conseguir encontrar o que precisa, o mais certo é que ele saia do seu website sem chegar à página certa.

Enquanto negócio, tem que conseguir guiar o seu cliente pelo website de forma fluída. O serviço que oferece tem que estar em destaque e não camuflado entre outras páginas.

Na Bizy – Gestão de tempo, analisamos os websites seguindo estes passos:

  • Pesquisa pelo nome da empresa no Google;
  • Análise do website institucional ou e-commerce (não mais de 2 minutos);
  • Análise das outras plataformas em que estão inscritos (redes sociais, Apps, etc.), medindo frequência de posts, qualidade de posts e engagement, etc.;
  • Pesquisa pelo serviço-chave prestado pela empresa para perceber de que forma encontramos a empresa.

Estes 4 passos são feitos em cerca de 5 minutos e não mais que isso.

Se o seu cliente não está disposto a perder mais que 5 minutos a procurar uma solução para um problema, o seu negócio tem que conseguir responder a esse problema nesse mesmo tempo (ou menos).

Saber como analisar a sua presença online de forma rápida passa maioritariamente por isto. Colocar-se no lugar do cliente e procurar a informação como cliente.

Analisar a sua presença online de forma detalhada

Fazer uma análise detalhada sobre a presença online vai ocupar-lhe mais tempo, mas também será uma forma excelente de perceber o que precisa de melhorar.

Numa análise mais detalhada, serão analisados mais a fundo os seguintes pontos:

  • Palavras-chave e pesquisa;
  • Visibilidade online e local;
  • Estrutura do website e seu conteúdo;
  • Redes sociais;
  • Análise de concorrência e do seu posicionamento para com eles;
  • Reputação.

É importante conseguir responder a cada um destes pontos fazendo uma análise crítica de cada um. Vamos explorá-los um pouco mais a fundo para que possa perceber o objectivo de cada um.

Palavras-chave e pesquisa

Tendo em conta o seu tipo de negócio, há determinadas palavras-chave e frases-chave que o definem. Neste ponto de análise deverá saber quais são essas frases-chave e palavras-chave e qual o seu ranking nas plataformas de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc.).

Uma plataforma gratuita para o fazer é o Google Search Console. Ao ligar o Seach Console ao seu website, é possível perceber quais as palavras e frases que estão a levar as pessoas ao seu website.

O Ubersuggest é outra plataforma (para já) gratuita que inclusive indica-lhe o posicionamento do seu website para determinada palavra-chave ou frase-chave.

Visibilidade online e local

O título define-se a si mesmo: esta parte da análise destina-se a perceber quão visível o seu negócio está online e offline. Isto é, se é fácil encontrar a sua empresa na internet e se também é fácil encontrá-la na localidade/distrito/país em que se encontra.

No caso da visibilidade online, é importantíssimo ter as palavras e frases-chave bem definidas e a sua presença em redes sociais assertiva e frequente. Assim, o Google verá o seu negócio com outros olhos e a sua posição vai melhorar.

Tome nota que a sua visibilidade online também ajuda a visibilidade local. Se um turista procura um restaurante no Google e o seu restaurante aparece listado como o melhor e mais próximo, é consigo que ele vai ter. Por isso tem que manter o seu horário, contactos e fotografias devidamente actualizados online para cativar mais gente a visitá-lo localmente.

Estrutura do website e seu conteúdo

A forma como o seu website está estruturado e o seu conteúdo também dizem muito sobre o seu negócio e a sua forma de trabalhar.

Se o seu website for fácil de usar e navegar, o utilizador/cliente vai gostar da experiência e passar lá mais tempo. Da mesma forma, se o seu conteúdo for interessante, educativo e apelativo, o cliente também verá no seu negócio um parceiro de confiança.

É importante também mencionar que por “estrutura do website” não falamos só do que está visível, mas também ao que não se vê. Por exemplo: o seu website é seguro (tem SSL)? Está adaptado e é rápido em dispositivos móveis? Já está indexado no Google e outras plataformas de pesquisa? Tem sitemap?

Se tem um gestor de página web, essa pessoa poderá responder a todas estas questões.

Redes sociais

As redes sociais são um complemento chave para o seu negócio. Como dissemos acima, é importante identificar as redes sociais mais relevantes para o seu negócio. Mas, para além disto, é importante que as redes sociais sejam um espelho do que o seu website institucional passa.

Isto é, se o seu website diz que o seu negócio é um ginásio, mas as suas redes sociais publicitam produtos e marcas de suplementos alimentares, o cliente pode ficar confuso. Afinal é um ginásio ou uma empresa de revenda?

Não é que não possa fazer os dois ao mesmo tempo, mas não pode deixar que o cliente fique confuso. Antes de mais nada, as suas redes sociais têm que informar que é um ginásio. Só numa fase mais avançada (ou a título de complemento) é que pode também publicitar os suplementos.

Da mesma forma, se porventura promove um desconto especial nas suas redes sociais, o seu website institucional (ou e-commerce) deve ter informações sobre essa promoção.

Análise de concorrência e do seu posicionamento para com eles

De que forma é que a sua empresa se distingue da concorrência? Sabe identificar quais os seus pontos fortes e fracos em comparação com eles?

Este é dos primeiros passos que qualquer empreendedor dá quando está a criar o negócio. Por isso com certeza já o fez em algum momento. Mas não pode parar de o fazer.

Da mesma forma que o seu negócio vai evoluindo, o dos seus concorrentes também. E analisar os concorrentes e a forma como comunicam o seu negócio é vantajosa para si, pois pode perceber o que funciona com eles e/ou de que forma deve ajustar o seu posicionamento.

Reputação

O que dizem sobre os seus clientes sobre si, a sua empresa e sobre a experiência que tiveram consigo? Foi positiva? Negativa? E porquê?

Falar com os clientes activamente é algo que faz do seu negócio um amigo e não só um prestador de serviços.

É importante responder a críticas positivas para fazer com que esses clientes tragam mais clientes. Mas é ainda mais importante responder a críticas negativas para tentar perceber o que correu mal e como pode melhorar.

Para além disso, as críticas ajudam-no a direccionar o seu negócio para o que é rentável e o que as pessoas gostam. Se tem um negócio de estampagem, por exemplo, mas 80% dos clientes compram apenas t-shirts estampadas com frases, porque não ajustar a loja física (e online, se tiver) para dar mais visibilidade a t-shirts?

Saber como analisar a sua presença online é dar mais um passo para impulsionar o seu negócio.

Este artigo dá-lhe todos os passos para analisar de forma coerente a sua presença online. No entanto, se preferir ter alguma ajuda, basta contactar-nos e pedir a sua análise gratuita 🙂


Como Analisar a Sua Presença Online

Na Bizy – Gestão de tempo, analisamos de forma rápida a presença online seguindo estes passos:
– Pesquisa pelo nome da empresa no Google;
– Análise do website institucional ou e-commerce (não mais de 2 minutos);
– Análise das outras plataformas em que estão inscritos (redes sociais, Apps, etc.), medindo frequência de posts, qualidade de posts e engagement, etc.;
– Pesquisa pelo serviço-chave prestado pela empresa para perceber de que forma encontramos a empresa.

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