#LivrodaSemana: Biografia de Steve Jobs

Tempo de Leitura: 3 minutos

Ao longo de cerca de 2 anos de entrevistas e vivências com um dos homens mais influentes do Mundo, Walter Isaacson escreveu o livro que muitos tentaram escrever.

A biografia de Steve Jobs, publicada em 2011, foi o produto de mais de 40 entrevistas àqueles que mais de perto viveram e trabalharam com o mago de Silicon Valley.

Está lá tudo: o bom e o mau.

Isaacson, logo no início, faz questão de o sublinhar. Steve Jobs pediu que todos falassem aberta e honestamente.

O resultado? 700 páginas que demonstram a vida por detrás da pessoa (por vezes) insuportável que mudou a tecnologia das nossas vidas.

Review da Biografia de Steve Jobs

A escolha deste livro para esta semana não foi em vão.

biografia de steve jobs

É diferente dos livro das últimas semanas, mas nem tudo são livros sobre como fazer as coisas ou como melhorar aspectos do nosso negócio.

Bons empreendedores também procuram conhecer melhor outros empreendedores de sucesso. Pessoas que aplicaram conhecimentos de que ouvimos falar noutros livros.

Tanto o livro “Primeiro Pergunte Porquê” como em “Building a Storybrand” usam a Apple como exemplo nos seus livros. Por isso faz todo o sentido trazer o livro de Steve Jobs para esta biblioteca.

E faz ainda mais sentido quando todo o livro – e toda a vida de Steve Jobs – envolve um objectivo que todos os empreendedores partilham:

Viver a fazer o que mais gostamos.

Steve Jobs sempre foi muito reservado. Mas num dos raros momentos de partilha (e pela primeira vez na vida) fez um discurso de 15 minutos na Universidade de Stanford. Abaixo partilhamos uma parte importante desse discurso, que é também a razão pela qual este livro é tão importante:

A sua vida – o seu tempo – é limitado. Por isso não viva a vida dos outros.

Steve Jobs

Se este não é o melhor conselho para deixar o trabalho de que não gosta e começar finalmente a fazer algo que adora, então volte a ver o vídeo.

No seu curso normal, uma pessoa trabalha 40 anos. E, durante esses 40 anos, vive 5 dias à espera do fim-de-semana, do seu tempo para ser livre.

E agora perguntamos: Que liberdade é essa?

A biografia de Steve Jobs é uma excelente obra de Walter Isaacson.

Não deixa partes más de fora, não tenta pintar Steve Jobs como a melhor pessoa do Mundo. Porque, na verdade, não o era.

Jobs é descrito no livro por várias vezes como alguém excessivamente egoísta, alguém sem qualquer tipo de empatia e que vivia segundo as próprias regras sem se importar com as regras da sociedade.

Frequentemente estacionava no lugar de deficientes, gritava constantemente com os seus funcionários levando alguns à loucura, e deturpava a realidade de uma forma incrível.

Mas era totalmente e completamente apaixonado pelo que fazia.

E esta paixão e entrega a um projecto ou empresa era o que o levava a ter as atitudes que tinha.

Steve Jobs sempre procurou ser diferente. O slogan da Apple é demonstrativo disso: “Think Different.

E nunca se conformou.

Porque é que computadores só estavam acessíveis a quem sabia utilizá-los? Porque eram tão caros?

Porque éramos forçados a comprar CD’s quando só gostávamos de metade do álbum?

Steve Jobs foi o empreendedor que perguntou porquê e que criou uma empresa focada no Porquê.

A Apple hoje existe para que os seus utilizadores não se limitem a pensar na caixa, mas que arranjem formas de sair de lá.

A Apple foi criada para os irreverentes – os piratas, como Jobs se lhes referiu. E ainda hoje é a marca dos irreverentes, dos que procuram ser diferentes.

A biografia de Steve Jobs deve ter um espaço na biblioteca pessoal de qualquer empreendedor.

Não importa que abomine a Apple, so preços que pratica ou o que a marca representa para si. Importa somente que leia o percurso e compreenda porquê.

Que compreenda a motivação por detrás deste empreendedor e a razão pela qual ainda hoje, e durante muitos mais anos, continuaremos a falar de Steve Jobs.

Este é um livro para actuais empreendedores aprenderem o que significa ser empreendedor e para outros que sonham sê-lo.

Os limites somos nós que os criamos. E é difícil ir contra tudo e todos. Mas, no final, será tudo bem melhor!

Já leu este livro? Deixe-nos a sua opinião 🙂

Comprar livro

Deixe um comentário

Olá 👋 Podemos ajudar?