Lembras-te daquelas aulas onde os professores debitavam matéria e factos que te pareciam aleatórios, durante uma hora inteira?
Ou daquela reunião cheia de powerpoints com número e gráficos que te pareciam chinês?
Recordas-te da informação que te foi passada?
Apostamos que, a não ser que tivesses um extremo interesse no assunto, a resposta é não!
Mas, provavelmente, lembras-te daquele professor que, curiosamente (ou talvez não) conseguia cativar a atenção dos alunos.
E se calhar até te lembras da matéria que ele ensinou!
Já alguma vez pensaste no porquê de isto acontecer?
Vamos explicar isto, e mais algumas coisinhas, de seguida, ao falar dos 6 benefícios do storytelling.
6 Benefícios do Storytelling
É Memorável
O psicólogo Jerome Bruner, no livro “Actual Minds, Possible Worlds” sugere que há 22 vezes mais probabilidades de nos lembrarmos de um facto quando este nos é transmitido por intermédio de uma história.
22 vezes!!!
Isto porque as histórias são memoráveis.
Através de uma história conseguimos relacionar-nos com os factos como se os tivéssemos vivido nós próprios.
E esta ligação emocional ajuda-nos a memorizar a história que nos foi contada, levando-nos mais facilmente à ação.
Gera conexão
O ser humano é um animal empático.
Precisa de se conectar com pessoas para dar sentido à sua vida (sim, mesmo que sejas introvertido!).
Temos uma capacidade intrínseca de nos colocarmos no lugar do outro e de sentir sem vivenciar.
Um estudo da Universidade do Colorado veio confirmar que a imaginação tem o poder de nos fazer vivenciar e experienciar sensações e toques.
Para o nosso corpo não faz diferença se nós próprios já experimentámos algo ou se apenas o imaginamos intensamente.
O mesmo acontece quando ouvimos uma história.
(Se não acreditares, faz um exercício simples: lembra-te dos filmes por que já choraste 😉 )
Um dos benefícios do storytelling é que criamos uma tal conexão que reagimos como se a história tivesse sido vivida por nós.
E se criamos conexão com a história, criamos conexão com a marca que a conta.
Se as crianças entendem histórias, logo, os adultos entendem histórias

As histórias são a forma como as crianças desconstroem o mundo complexo que as rodeia para novamente o construir, à medida do seu entendimento.
Já antes o referimos, dando o exemplo das fábulas de la Fontaine.
Através de um imaginário criativo, eram abordados dilemas éticos e morais, que acabavam por, de um modo simples, ser compreendidos até por uma criança.
Pegar em conceitos de difícil compreensão e desmontá-los de modo a serem compreendidos por todos é uma das maiores forças do storytelling.
E apostamos que ainda te recordas de histórias que te contaram ou leste na tua infância, há décadas!
Cria sequências que ajudam a entender a mensagem
As sequências referem-se à identificação dos componentes de uma história – o início, o meio e o fim – e também à capacidade de recontar os acontecimentos dentro de um determinado texto, pela ordem em que ocorreram.
É por isso que começamos a contar pelo 1 e não pelo 9.
Principalmente em narrativas, a capacidade de sequenciar acontecimentos é uma estratégia chave de compreensão e uma componente importante da resolução de problemas entre assuntos.
As sequências dão ao leitor uma sensação de “momentos críticos na vida” pois também estes têm início, meio e fim.
Um dos benefícios do storytelling é o poder de estimular ambos os hemisférios cerebrais: o direito, mais dado às emoções, e o esquerdo, mais dado à lógica.
E quanto maior o envolvimento cerebral, maior a compreensão e interiorização da mensagem.
Vende sem vender

Longe vão os tempos em que as empresas, para nos vender algo, nos impingiam produtos e os “enfiavam goela abaixo”.
Hoje em dia, se uma empresa quiser vender tem que fazer com que os seus potenciais clientes a queiram ouvir.
Os consumidores estão cada vez mais informados e exigentes e as tradicionais técnicas de vendas já não resultam.
Há que fazer com que o cliente se visualize num contexto de utilização do produto
Que imagine a sua vida como utilizador do produto.
Que sinta a transformação que o produto pode provocar na sua vida.
Faz do teu potencial cliente o herói da história e fá-lo ver como os seus desafios podem ser resolvidos por ti ou pelo teu produto.
É Diferenciador
Apesar dos inúmeros e evidentes benefícios do storytelling, ainda não há muitas marcas/negócios a utilizá-lo.
Usa isto a teu favor como fator de diferenciação perante o teu público!
Mostra que não és “apenas mais um”, mas que estás ali porque compreendes as suas dores e sentes empatia para com ele.
Donald Miller, no seu livro “Building a Story Brand”, aplica a estrutura dos filmes ao negócio, criando uma estrutura composta por 7 passos, que também se aplica também à tua comunicação:
- Passo 1 – Personagem
- Passo 2 – Encontra um problema
- Passo 3 – Encontra um guia/mentor
- Passo 4 – Que lhe dá um plano
- Passo 5 – Que o chama para a ação
- Passo 6 – Ajuda a evitar fracassos
- Passo 7 – História de sucesso
Usa esta estrutura para conseguires criar uma história através da qual passas a tua mensagem ao teu cliente ideal.
Envolve-o na tua história e ajuda-o a criar a sua própria história.
Vais ver que a resistência à tua comunicação quase que desaparece… como que por magia!
Conclusão
Qualquer que seja o teu ramo de atividade, vais ter algo para vender.
Seja um produto físico, digital, ou o teu conhecimento e tempo.
Qualquer que seja o produto, o sucesso do teu negócio vai ser ditado pela tua capacidade de influenciar, persuadir e vender.
Saber como contar histórias vai ser a ferramenta mais poderosa que terás ao teu alcance!
Já estás a pensar em como podes usufruir destes benefícios do storytelling? Já pensaste em como colocá-lo em prática? Conta-nos tudo nos comentários!