3 Dicas para Gerir Melhor o seu Tempo

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Sabia que gerir tempo é, na verdade, gerirmo-nos a nós próprios? E a forma como lidamos com o nosso dia?

Todos temos as mesmas 24 horas por dia e os mesmos 7 dias por semana. Se é mesmo assim, como é que algumas pessoas conseguem ir ao ginásio depois de trabalhar e ainda fazer o jantar? E porque é que outras, por outro lado, parece que quase nem têm tempo para dormir? Para ajudar, partilhamos 3 dicas para gerir melhor o seu tempo.

Conhece o Princípio de Pareto? Em 2016, a Forbes partilhou um artigo muito interessante acerca da descoberta do italiano Vilfredo Pareto. Pareto afirma de 80% dos resultados dizem respeito a apenas 20% das acções. Por outras palavras, apenas 20% do que faz será responsável por 80% dos resultados.

Esta é uma forma incrível de nos fazer compreender como é que a gestão do nosso tempo é importante. E o quanto priorizar o tempo e as nossas tarefas influenciam o nosso dia e os nossos resultados.

3 dicas para gerir melhor o seu tempo

  • Priorizar

O primeiro (e talvez mais importante) passo é saber priorizar. Estabelecer o que é (ou não) uma prioridade fará com que consiga definir quais os seus 20% que lhe trarão 80% dos resultados obtidos.

Uma forma fácil de priorizar é fazer uma lista das várias tarefas diárias ou mensais que tem em mãos. Depois, definir níveis de prioridade para cada uma.

Na Bizy, priorizamos através de um código de cores. O que é mais importante é sinalizado a vermelho. A amarelo ficam as tarefas que podemos completar depois das prioritárias e a verde deixamos as não urgentes.

Tarefas sinalizadas a vermelho são tratadas imediatamente e todas as outras não são analisadas e completadas até que as vermelhas estejam concluídas.

Não assuma que tudo o que tem para fazer é prioritário e de suma importância. Talvez seja mais importante ligar ao seu cliente após uma reclamação (sinalizado a vermelho) que postar o novo modelo de sapatos que acabou de chegar na sua página de Instagram (sinalizado a amarelo).

  • A regra dos 4D’s

Na verdade, chama-se regra dos 4D’s pelos seus objectivos em inglês: Delete it, Delegate if, Do it now, Defer (apagar, delegar, fazer agora ou adiar). Não seria tão prático dizer ADFA 🙂

Esta regra também é uma excelente forma de percebermos o que é importante e pode ajudá-lo a priorizar.

Delete it (apagar): Se eu não realizar esta tarefa, há consequências? O que pode acontecer? Se “nada” ou “pouco” for a resposta, considere sinalizar a tarefa com a cor verde. Talvez até nem precise de a fazer.

Delegate it (delegar): Esta tarefa é importante, certo. Mas tem que ser você a fazê-la ou pode ser outra pessoa? Pode delegar essa tarefa? Se a resposta for sim, delege a tarefa a alguém de sua confiança e/ou que seja competente para a completar.

Do it now (fazer agora): Adiar as tarefas sinalizadas a vermelho (isto é, as mais importantes) apenas fará com que se sinta ansioso pela altura em que terá que fazer. Portanto, ponha as mãos ao trabalho e faça-a agora. Desta forma poderá riscá-la da lista e passar à proxima.

Defer (adiar): Se a tarefa em mãos não pode ser feita agora e não é prioritária, adie até que seja. Não vale a pena perder tempo.

  • Tome conta de si

Pode parecer estranho, mas tomar conta de si mesmo ajuda-o a ser mais produtivo. Se se sente bem, não terá mais vontade de trabalhar? De finalmente acabar aquela proposta de trabalho? Aquele projecto que está na gaveta há tanto tempo?

Uma boa noite de sono e 30 minutos diários de simples exercícios físicos fazem maravilhas pelo seu corpo e pela sua mente. Uma mente limpa ajuda na tomada de decisões e também na forma como se expressa para os outros. Será mais assertivo e também confiante.

Para não falar, claro, que sem saúde não consegue trabalhar ou ser tão eficiente.

Por isso medite, caminhe durante 30 minutos ou simplesmente faça 2 séries de abdominais ou outro exercício com o qual se sente confortável. Tire esses 30 minutos do dia para si mesmos.

Gerir melhor o seu tempo é a chave para rentabilizar o seu negócio

Compreendemos que pense que não há ninguém que pode fazer o seu trabalho como você mesmo. Por isso é que criou a sua empresa e por isso é que dá tudo de si para que ela cresça. E se ninguém mais tem a sua determinação, como é que poderá lutar tanto por ela como quem a fundou?

Pedir ajuda, isto é, delegar tarefas, não fará com que a sua empresa afunde nem com que pensem que não é o empreendedor que quer ser. Pedir ajuda é o primeiro sinal de que o que fez estava certo e funciona, caso contrário continuaria a ter tempo para tudo.



3 dicas para gerir melhor o seu tempo

Priorizar: estabelecer o que é (ou não) uma prioridade fará com que consiga definir quais os seus 20% que lhe trarão 80% dos resultados obtidos.
A regra dos 4 D’s: Delete it, Delegate if, Do it now, Defer (apagar, delegar, fazer agora ou adiar).
Tome conta de si: uma boa noite de sono e 30 minutos diários de simples exercícios físicos fazem maravilhas pelo seu corpo e pela sua mente. Uma mente limpa ajuda na tomada de decisões e também na forma como se expressa para os outros. Será mais assertivo e também confiante.

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