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10 Formas de Divulgar Negócios na Internet

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Todo o negócio, para singrar e crescer, precisa de clientes.

Já é assim desde os primórdios da humanidade!

Para tal é necessário que o negócio seja conhecido, que exista promoção.

E se antigamente a dúvida estava entre o passa palavra, um folheto, um anúncio no jornal, a tecnologia veio complicar (ou descomplicar, depende do ponto de vista) a decisão!

Aqui ficam, por isso, 10 formas de divulgar negócios na internet!

10 Formas de Divulgar Negócios na Internet

Website

Com o surgimento e explosão de diferentes redes sociais e plataformas de comunicação com os teus atuais e potenciais clientes, podes pensar “não preciso de um site para nada!”.

Bem… sim e não!

Para começar um negócio, efetivamente não precisas de começar logo com um website.

Podes perfeitamente começar a construir a tua presença no online com um perfil de Instagram, ou uma página de Facebook, dependendo de onde está o teu público-alvo.

Mas, como me dizia um professor da universidade… “Não vais construir a tua casa em terra alugada”.

Ou seja, na internet tudo é efémero.

Como tal, devemos ter o cuidado de não depender de plataformas que não controlamos.

As redes sociais são um “nice to have”, algo que é bom de ter.

Mas, no médio a longo prazo, o ideal é construir a nossa casa, no nosso terreno!

Redes sociais

De acordo com um estudo da Marktest, 87% dos portugueses visita as redes sociais várias vezes por dia.

Vamos destacar as duas redes sociais de eleição para a maioria dos negócios:

Instagram

73.3% dos utilizadores de internet tem conta no Instagram.

Esta é a rede mais utilizada entre os jovens, mas isso não significa que não seja usado por outras faixas etárias.

A presença nesta (ou em qualquer rede, na verdade) deve ser ponderada e com base nas características do teu público-alvo.

Tens diversas formas de interagir com o teu público, de providenciar conteúdo de valor e de promover o teu negócio ao mesmo tempo que demonstras a tua autoridade.

Neste artigo tens dicas valiosas sobre como construir um bom perfil de Instagram, de modo a potenciar ainda mais e a divulgar negócios na internet!

Facebook

92,2% dos utilizadores tem conta no Facebook.

O Facebook tem a vantagem de nos permitir estar presente em vários locais… Página do negócio/serviço, Facebook Marketplace ou Grupos.

Na página podes apresentar os teus serviços e produtos, criar publicações, providenciar conteúdo de valor para a tua audiência (tal como no Instagram).

É uma comunicação mais unidirecional.

No Marketplace podes vender diretamente os teus produtos ao consumidor final.

Os Grupos funcionam muito bem como um complemento à Página do teu negócio, permite uma maior interação entre a tua audiência, uma “conversa” mais casual com o teu público-alvo.

Pinterest

Mas o Pinterest não é uma rede social?

É sim, bem visto 😉

Aqui aplicamos algo que uma assistente virtual, especialista em Pinterest, nos disse um dia: o Pinterest é uma rede social forte em SEO e é hoje quase um motor de busca.

Foi por essa razão que não a incluímos na secção anterior.

Se queres aprender mais sobre Pinterest, aconselhamos vivamente que sigas o grupo fechado de Pinterest para Negócios ou o Instagram da Academia Pinterest da Vera Ferreira.

Mas, continuando…

31,1% dos utilizadores de internet em Portugal tem conta no Pinterest, e a tendência é para crescer.

Se ainda não usas o Pinterest para o teu negócio estás a perder uma grande oportunidade!

Porque o Pinterest oferece algo completamente único.

Além de (como dissemos antes) poder ser considerada uma rede social, onde amigos e influenciadores se ligam e partilham imagens, é exatamente este lado visual que torna o Pinterest um motor de busca diferente de todos os outros.

É um repositório de informação e inspiração, e de extrema utilidade no que toca ao encaminhamento de tráfego para o teu website ou loja online.

Se tens dúvidas sobre como começar e precisas de alguém que te guie, voltamos a referenciar a Vera Ferreira, Pinterest Manager, que te pode dar uma ajuda.

YouTube

divulgar negócios na internet com youtube
Foto de Freestockorg on Pexels

O YouTube é já, sem dúvida, um dos maiores motores de busca/rede social existente, e 53,2% dos utilizadores de internet têm conta.

Ter um canal no YouTube proporciona, além de tudo o resto, um canal de comunicação com o teu público-alvo e uma forma diferente de apresentar conteúdo.

Podes mostrar os bastidores, opiniões de especialistas, como se faz algo específico, partilhar conhecimento que ajude a melhorar a vida dos teus clientes, tudo isto num formato mais longo do que, por exemplo, no Instagram.

Além de te estabelecer como autoridade e permitir estreitar a relação com os teus clientes, permitirá também alcançar novos clientes!

A Bizy faz lives no YouTube todas as quartas-feiras às 16h.

Preenche o formulário abaixo com o teu nome e o teu melhor email para seres avisado 😉

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Parcerias

Uma das formas de divulgar a tua marca/negócio, sem investimento financeiro, é através de parcerias com outros negócios.

Negócios esses que apontem sensivelmente ao mesmo nicho que tu.

E dizemos sensivelmente pois, apesar de o público não ter de ser exatamente o mesmo, convém que haja, pelo menos, uma parte que pertença ao teu público-alvo.

E uma das formas de o fazeres é, por exemplo, através da realização de lives, seja no Instagram, seja no Facebook.

Isso pode ajuda-te a alcançar um público ainda maior, de forma fácil e rápida, através de um formato em que demonstras a tua expertise e conhecimento da área.

Google My Business

Quando os clientes querem saber alguma coisa sobre o teu negócio, qual achas que é a primeira coisa que fazem?

Isso mesmo… pesquisar no Google!

E, além de pesquisar o teu negócio, pesquisam também o que as outras pessoas dizem sobre ele, as críticas e comentários que fazem.

O Google My Business consegue ser um “dois em um” que pode funcionar como uma excelente ferramenta de marketing completamente gratuita!

Aqui explicamos em pormenor como é que o Google My Business te pode ajudar a divulgar negócios na internet.

Influencers

Outra das formas de divulgar negócios na internet, é através de parcerias com influencers.

Mas cuidado!!

Tem muita atenção aos moldes da parceria e aos contratos feitos.

Apesar de haver influencers/figuras públicas que podem aceitar fazer uma pequena crítica ou comentário em troca do produto, há também quem acabe por abusar um pouco da sua posição no mercado.

Sugerimos que, caso queiras enveredar por esta via, optes por pequenos influencers, cuja audiência seja o teu público alvo.

Por vezes o maior influenciador é a pessoa que tem 1000 seguidores e não 100.000. Porque essa pessoa tem uma relação mais próxima com a audiência.

Eventos

divulgar negocios na internet com networking e eventos
Foto de Anna Shvets no Pexels

Outra forma de divulgar negócios na internet é através de eventos.

Ir a um evento, hoje em dia, já não significa ter de sair de casa, deslocações, gastos com estadias, etc.

Atualmente podemos ir a um evento no outro lado do mundo sem sair do escritório!

E provavelmente, do outro lado do ecrã, há centenas ou milhares de (potenciais) clientes que desconhecem o teu negócio.

Ir a eventos, participar em webinars ou feiras virtuais permite-te, não só ganhar conhecimentos para alavancar ainda mais o teu negócio, mas também ganhar exposição e fazer networking.

E se não conheces nenhum evento na tua área, porque não criar o primeiro?

Foi o que fizemos com o AV Portugal Summit!  😉

Email Marketing

O email é, desde há muito tempo, o mais baixo símbolo de sofisticação e tecnologia.

Embora muitos digam que morreu há mais de dez anos, todos o usamos diariamente… independentemente de ser sexy ou fixe!

92% dos adultos que estão online usam email, e 61% usa-o numa base diária.

51% dos consumidores preferem ser contactados pelas marcas por email em vez de por outros pontos de contacto.

E queres ainda melhores notícias?

99% dos utilizadores de email verificam o seu email todos os dias, e 58% deles consultam o email antes mesmo de consultar as redes sociais!

Então? Ainda achas que o email está morto?

Se tens dúvidas sobre as formas de divulgar negócios na internet através de email lê este artigo!

Anúncios

E como nem tudo tem de ser gratuito, há que fazer algum investimento, certo?

Seja no Google, ou nas redes sociais, a grande vantagem da publicidade online é a quantidade de dados, perspetivas e conhecimento disponível, que nos permite atingir o nosso público alvo de modo extremamente eficaz e certeiro.

Basta pensarmos nos dados que cada um de nós providencia, mesmo sem querer, quando navega na net para perceber a quantidade de dados demográficos e psicográficos disponíveis para segmentar de modo a atingir exatamente quem nós queremos!

O rácio entre o alcance e o custo de anúncios online é fantástico e por isso te dizemos que vale a pena o investimento.

Conclusão

Falamos de 10 formas de divulgar o teu negócio na internet.

Algumas gratuitas, algumas pagas…

Mas, ainda assim, 10 locais diferentes onde podes mostrar o teu valor e angariar potenciais clientes.

Nunca é o caso de “não estou a conseguir divulgar”, mas antes de “estás a usar todos os recursos a teu favor?”

Portanto, depois de tudo isto… já decidiste qual vai ser a tua forma de divulgar negócios na internet?

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